Em meados de 1979, quando a Inglaterra
vivia em meio ao punk rasgado, sujo e mal lavado de então, surge, como
se estivesse desafiando todo esse comportamento, uma banda com synthies,
rítmos dançantes, tocados com elegância e glamour. Corajosos! Enfrentando
a mídia e a moda punk, com elegância, maquiagem andrógina e glamour.
E o Classix o fez, inaugurando ao lado do Visage o que seria o dominante
nos anos seguintes. O New Romantic.
BP Hurding e Jak
Airport tocavam numa banda antes, o X-Ray Spex,
talvez isso tenha livrado-os um pouco da perseguição punk,
mas nem de longe estavam livres da perseguição da mídia. Tudo bem, eles
suportaram e revolucionaram o mundo, com influências fortes de Ultravox,
Human League, Gary Numan, David Bowie, Bryan Ferry e
Kraftwerk, misturando
tudo num tubo de ensaio, e montaram uma das melhores bandas que os 80
nos deram. Em meio a inúmeros anúncios na Melody Maker procurando vocalistas,
90% delas, querendo formar bandas punks, mas atrasados, uma delas com
uma proposta totalmente inovadora atraiu a atenção de Sal Solo,
que era da banda New Wave - The News, que na hora respondeu
o anúncio, tão prontamente quanto Mik Sweeny.
Pronto, Hurding, Sweeny, Solo e Airport, formaram a banda que se tornou
uma das mais adoradas pelas teens inglesas de então. O Classix
Nouveaux. Em agosto de 79 se apresentam em Londres, e
ganham linhas inclusive na Billboard.
Fizeram inúmeros shows, vários deles com bandas rock-a-billy e a incipiente
new wave britânica. Mas logo os jornais já os classificaram de "New
Romantics" colocando-os musicalmente junto com Ultravox,
Human League Gary Numan e Japan.
Estavam à frente de seu tempo, dois anos depois Japan, Duran Duran,
Spandau Ballet, Adam and the Ants, Culture Club e várias outras bandas
estouravam com todo o neo-romantismo a que tinham direito, seguindo
a trilha iniciada pelo Classix em 79. E então fazem uma tour junto com
a nova sensação de Mr. Malcolm McLaren, o Adam
and the Ants. É desta época a primeira
aparição do Classix em vinil. Advinhem? Tinha que ser
pela Some Bizarre, a mesma que lançou o álbum mais importante
da primeira metade dos 80, que lançou Depeche Mode, Soft Cell,
Blancmange, entre vários outros pela primeira vez no mundo fonográfico.
Airport deixa a banda e dá lugar a Gary Steadman. Logo
no primeiro single - The Robots Dance, uma
referência a ninguém menos que o kraftwerk e a nova cena synth que nascia
então na Europa. Logo depois lançam Tokyo,
Nasty Little Green e Guilty,
que cansou de tocar nas pistas européias. No imenso sucesso de Guilty,
a revista Flexi-pop (a mesma que chamou Numan de branquelo
gordo em seu primeiro número), os classificou de queridinhos das adolescentes,
sempre no mesmo tom agressivo com que se referiam aos artistas da época,
mas foram obrigado também a lançar o single da banda em flexi-disc,
depois de terem lançado Numan e Ants, e criado a moda de encartar flexi-discs
(nome que advém da própria revista) nas revistas de música. A banda
estourava, e se apresentava para milhares de pessoas em seus shows.
Guilty apareceu assim na Melody Maker "one-hit-wonder, com
muitos strings, sintetizadores, baixo repetitivo e dançante e vocais
dark". O Classix influenciou não só a geração New Romantic
como muitos que fizeram gothic music, Sal Solo, que se vestia de preto
e tinha o vocal mais gultural dos New Romantics serviu de influência
para bandas como X-Mal Deutschland (que copia 1999
sem cerimônias), e toda a geração que escolheu Sal Solo como ídolo das
roupas pretas. E finalmente em 1980 lançam seu primeiro álbum.
Night
People é bem Visage
com vocais guturais de Mr Solo. Conseguem então seu primeiro especial
num programa de rádio na Capital Radio de Londres, depois a primeira
de dezenas, aparição na TV também de Londres. Guilty
chega ao topo da parada de singles, arrastando Night People também ao
topo, junto com o clipe. Começam uma extensa tour nos eua onde também
atingem grande sucesso, chegam ao disco de platina na até então fechada
Iugoslávia e fazem um megashow para milhares de pessoas no maior estádio
da Iugoslávia. Também batem o top na Suécia, onde fazem uma inesquecível
tourné, atingindo sucesso em Portugal, Filipinas, e pasmem.. Brasil
e Bolívia. No Brasil a rádio Jovem Pan 2, não parava de receber pedidos
para ouvir Guilty, e então lança seu primeiro de uma série de coletâneas,
que infelizmente, com o tempo foram perdendo a qualidade. Nessa primeira
edição além de Classix, encontramos Duran
Duran, Thomas Dolby
e a banda The Re-flex.
Uma outra coletânea feita especialmente para a imprensa trazia 3 songs
do Classix e 3 songs do Duran, apresentando os New Romantics. Mesma
com a pressão das gravadoras por aqui, não conseguiram impedir a entrada
do Classix nos tops das 6 da tarde das rádios brasileiras de Classix
Nouveaux, Duran e Thomas Dolby. Conseguiram evitar que muita coisa chegasse,
graças à perseguição às bandas com sintetizadores que se deu por aqui.
Mas o Classix e o Duran dominavam a Europa, e o Brasil acabou por não
ficar de fora. Desse álbum destaca-se também Soldier.
Começava o que hoje é conhecido como "New Romantic Years"
ou simplesmente Early 80's na Europa. Sal Solo falando da época
"É engraçado lembrar daqueles tempos, todo mundo queria se
associar aos New Romantics. A cantora country Kim Carnes obteve um hit
com Betty Davi's Eyes e nomeou o Classix entre seus favoritos, seu vídeo
virou uma réplica quase exata do nosso video de Guilty. No qual incidentalmente,
Boy George, na época desconhecido fora da cena dos clubes, iria aparecer,
mas acordou tarde demais! Guilty atingiu o 43º posto na BBC, então os
eletricistas entraram em greve e não houve o programa top of the pops
por 6 semanas. Com poucas outras TVs pop na época, o single nunca atingiu
tudo que realmente deveria.".
Is It A Dream se torna mais um grande sucesso do Classix,
num vocal que dessa vez muito inspiraria o Duran, chega ao top 20 britânico.
Arrastando consigo o mais maravilhoso álbum da banda La
Verité, uma referência ao jornal editado na época pela
4a Internacional de León Trotsky. O lado B do 12" traz a maravilhosa
Where To Go, outra inesquecível da banda. O álbum é
carregado de maravilhas musicais. Entre elas Never Again,
a melhor composição da banda, numa linha bem dançante e alegre, romântica
e apaixonante, com pitadas de vocais operescos também. O Classix ali
realmente justifica o nome. Neo-Clássico, e se torna uma verdadeira
forma de arte musical. Atingem o número 1 em Portugal, em single, álbum
e vídeo, onde também obtêem disco de ouro. Atinge o primeiro lugar ao
redor do mundo em vários outros países. A música tema é outra maravilha
com altos e baixos, como uma verdadeira ópera, uma de suas melhores
composições, ultra-romantic entre a realização do sonho, nos momentos
agitados, e a conformação da impossibilidade do mesmo, intercalados
durante a música. Perfeito. Melhor definição para esse álbum do Classix
- perfeitos!
O Classix realmente era a banda preferida
do leste Europeu, depois de estourar na Iugoslávia, era a vez de ser
a primeira a se apresentar na Hungria e Tchecoslováquia. Também foi
a primeira banda ocidental a tocar no Sri Lanka (nem precisa dizer que
o Duran, mais tarde também voou para lá para filmar um clip maravilhoso,
essa é um marco histórico). Ganhando disco de ouro também
na Austrália. Steadman deixa a banda, em seu lugar entra Jimi Suman
Lançam seu terceiro e derradeiro álbum, Secret,
esse não lançado no Brasil e muito raro por aqui, outra maravilhosa
song deles é Manitou mas em geral o álbum acaba contendo
quase uma despedida da banda, a musicalidade continua muito boa, mas
as próprias turnés por todo mundo são a causa do fim da banda. 25
mil em um estádio na Finlândia. Milhares na Índia, 10 mil na Polônia,
e é exatamente após esses shows que Sal entra em crise. A banda não
se conforma em ver tanta pobreza nos lugares que tocaram, Solo, resolve
sair em carreira solo, e logo se converte, e vira renascido Cristão,
após esse primeiro álbum solo do próprio Solo, a banda se separa. Solo
começa a fazer músicas cristãs e desapareceu do mainstream assim como
os outros membros da banda. Em breve, informações atuais
dos membros do Classix na seção Por Onde Andam?
Marcos Vicente
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