O The Postal Service é formado essencialmente por duas pessoas:
Ben Gibbard e Jimmy Tamborello.
Mas quem são eles, o que representam e de onde surgiram? Ben Gibbard
(Vocal)- Ex-vocalista e guitarrista do Death Cab For Cutie, Jimmy
Tamborello (electronics)- Produtor da banda indie Dntel Participam
também na banda ainda que de forma mais discreta: Chris Walla -
guitarra, teclados, bateria, Jen wood - voz, Jenny Lewis- voz
The Postal Service
Este é um duo formado em 2001, nas cidades de Seattle/Washington
e Los Angeles/California. Gibbard e Tamborello
trabalharam juntos para uma música dos Dntel, "(This
is) the dream of evan and chan" do sublime álbum "Life
is full of possibilities". O resultado foi de tal forma positivo
que decidiram continuar a colaboração, combinando com génio
e mestria o melhor que ambos tinham para oferecer do pop/indie e da electrónica
ainda que com óbvias influências que nos levam á década
de 80 e a bandas como os Pet Shop Boys, New Order e até
mesmo Depeche Mode.
Em dezembro de 2001 começaram a trocar esboços de músicas
em CDR pelo correio. Jimmy Tamborello ao mesmo tempo que compunha
as batidas electrônicas enviava o material através dos serviços
postais americanos para Ben Gibbard que por sua vez adicionava vocais,
letras e guitarras enviando depois de volta a Tamborello. E assim continuaram
durante largos meses, a compor e a dar vida ao projecto, sempre com a preciosa
prestação dos serviços postais norte americanos.
Por muito espanto que possa causar e até de certa forma surpreender
a verdade é que grande parte do álbum "Give Up"
nasceu através dos serviços postais e das frequentes trocas
que ambos efectuavam. Os serviços postais foram pois de tal forma determinantes
para o nascimento e continuidade do projecto que ambos de forma diga-se original
e justa decidiram homenagea-los baptizando o projecto de "The Postal
Service". A dupla Ben e Tamborello lançaram
finalmente em 2003 o primeiro álbum de nome "Give Up",
através da lendária editora Sub Pop.
O álbum "Give Up" acaba por ser de certa forma também
uma decisiva e corajosa abertura da Sub Pop a novas áreas
musicais, depois da mítica ligação ao lançamento
dos Nirvana e de quase todo o novo movimento inicial do grunge.
"Give Up", absorve, combina e finalmente aplica sem
qualquer tipo de reservas ou temores os mais elementares mandamentos da escola
pop e electro da década de 80, desenvolvendo sonoridades
modernas embebidas no uso e abuso tão acostumado daqueles velhinhos
sintetizadores que só podiam ter realmente saído da década
de 80.
Em minha opinião, "Give Up" é sem dúvida um dos álbuns do ano 2003. Os que já descobriram " The Postal Service" são ainda na sua essência uma imensa minoria, mas não por muito tempo. O projecto neste momento cresce com resultados muito positivos e que indiciam a muito curto prazo uma ascensão da banda que muitos seguramente não estariam á espera .
Ben Gibbard
Recentemente em entrevista fez questão de lançar luz sobre
algumas ideias ainda pouco claras que circulavam a respeito da banda.
A sua verdadeira essência, suas histórias e aquilo que no
fundo entende como : "The Postal Service".
"Toda a gente pergunta como viemos parar à
Sub Pop... Às vezes também me questiono, mas só
quando olho para o currículo do passado ainda recente. Hoje, a
editora possui um catálogo muito variado. Somos assumidos como
uma banda pop. E vivemos perfeitamente bem como isso!"
"Give Up não pode – nem deve – ser incluído
na linha do revivalismo do electroklash."
"O que os The Postal Service são hoje
reflectem gostos e trajectos dos seus elementos. Repare-se; primeiro conheci
o Jimmy e participei num dos seus registos, no projecto Dntel.
Depois houve uma troca de ideias. Aliás... muitas. E quase sempre
à distância. O Jimmy em Los Angeles e eu em
Seattle. Os CDRs andavam a voar de um lado para o
outro. O nome da banda não podia ser mais apropriado".
"Concordo que os The Postal Service reflictam mais
as raízes electro dos Dntel. Mas julgo que conseguimos criar
um universo misto, híbrido. Basta pensar que as minhas grandes
referências provêm mais dos primeiros tempos dos The Magnetic
Fields do que propriamente dos sons dos anos 80, mas assumo influencias
de uma ou outra banda. E este trabalho em nada vai mudar o que os Death
Cab sempre fizeram, fazem ou farão – pelo menos na linha de
guitarras e harmonias mais próximas do rock. Por outro lado, cada
vez sinto mais que este disco nunca teria saído como ficou caso
tivéssemos trabalhado um perto do outro".
Tal como os Goldfrapp demonstraram é perfeitamente possível
adoptar uma estética musical sem se deixar cair na repetição,
trazendo ainda trazer algo de novo e estimulante. Esta linha de pensamento
é inteiramente seguida e cumprida pelos The Postal Service,
provando que é absolutamente possível combinar influências
tão distantes como os electónicos Dntel e
os amantes da guitarra Death Cad for Cutie´s.
O resultado não engana e é bem claro, uma mão cheia
de grandes músicas e momentos únicos. Sons melodiosos envolvidos
em letras de certa forma melancólicas e nostálgicas que
irão decerto envolver e seduzir desde o inicio todos quantos se
lancem á descoberta de "Give Up". A titulo de
exemplo sugiro para os mais curiosos e interessados os dois primeiros
singles " Such Great Heights" e "District
Sleeps Alone Tonight", duas verdadeiras pérolas!
Os The Postal Service abrem aqui aquele que poderá ser num
futuro próximo um dos possíveis caminhos a percorrer pelo
já usado, abusado e velhinho pop aqui na sua vertente mais electro
conferindo-lhe assim novos horizontes e maior longevidade.
Agostinho Spinola - Portugal |