Nascida em junho de 1961, Alison Moyet começou cantando em algumas bandas de punk e blues com apenas 16 anos. Mas foi em 1982, quando se juntou com Vince Clarke para formar Yazoo, que se tornou conhecida.
Embora Yazoo tenha durado apenas um pouco mais de um ano, os dois álbuns lançados pela dupla foram muito bem aceitos pelo público, rendendo ótimas criticas. Ocuparam o lugar entre os melhores nas paradas, principalmente na Europa, além de entrarem para o TOP OF THE POPS. É fato que ambos colheram os frutos desse sucesso repentino, mas para Moyet isso teve uma um impacto maior, já que era a primeira vez que a garota de 21 anos experimentava o gosto do sucesso.
Como tudo o que é bom dura pouco, o desentendimento entre Moyet e Clarke se tornou cada vez mais difícil de lidar resultando no termino de Yazoo. Na biografia disponível no site da dupla ambos falam sobre os problemas de relacionamento que enfrentaram na época. Enquanto Clarke já era músico profissional e habituado com o sucesso (atingido anteriormente quando fazia parte de DepecheMode) Moyet vivera até então situação oposta, era inexperiente e não sabia lidar com o assédio. Embora não expliquem claramente, deixam parecer que foi este o motivo principal.
Foi então no ano de 1984, ano seguinte ao da separação da dupla, que Alison Moyet iniciou sua carreira solo. Seus primeiros álbuns alcançaram tanto as paradas britânicas quanto as americanas.O sucesso na Europa foi mais significativo do que nos EUA, mas ainda assim sua fama entre os americanos durante a carreira solo é maior do que foi enquanto fez parte de Yazoo. Foi nesse período também que a cantora participou do LIVE AID.
Depois do lançamento de seu quarto álbum, o Essex, por causa de alguns problemas judiciais com sua gravadora na época (Sony) Moyet ficou quase 10 anos sem lançar nenhum álbum. Durante esse período participou como convidada em algumas gravações de grupos como OceanColourScene e The LightningSeeds.
Em 2002 Alison Moyet voltou a ativa e lançou seu quinto álbum, o Hometime. A partir daí Moyet não parou mais. Lançou mais dois álbuns, além de coletâneas etc.
Em 2008, se reuniu novamente com Vince Clarke para fazer a turnê do segundo álbum do Yazzo, YouAnd Me Both, que não foi realizada na época por causa da separação. Os shows foram realizados na Europa, EUA e Canadá entre 2008 e 2009. Infelizmente não passaram por aqui, mas o site continua no ar e não há nada informando que haverá mais shows, mas também não há nada que descarte a possibilidade. Então, quem sabe não é mesmo? Afinal, esperança é a última que morre. Certo?
Em janeiro desse ano, assinou contrato com a gravadora CookingVinyl. Postou em seu facebook que o lançamento de seu próximo álbum está previsto para maio de 2013 e que será uma parceria com Guy Sigsworth. Para quem não conhece, Sigsworth é produtor e compositor e trabalhou com artistas como Bjork, Seal, Madonna, ImogenHeap, Alanis Morissette entre outros.
Vamos torcer então para que ela passe por aqui em sua possível turnê de lançamento.
|