Por onde anda a galera do clássico Curso de Verão?


Em julho de 1987, era lançado o filme “Curso de Verão”, de Carl Reiner – que posteriormente destacou-se pela sua participação no Blockbuster “Onze Homens e um Segredo” (2001), interpretando Saul Bloon. Essa divertida comédia, que se tornou um clássico dos anos 80, inicia-se em uma típica escola norte-americana durante o último dia de aula que antecede as férias de verão. Apesar da grande expectativa dos alunos pelo período que passarão longe dos estudos, para certa turma, considerada pelo vice-diretor Phill Grills como um grupo de alunos fracassados, desajustados e limitados, as notícias não são tão boas assim. Como todos foram reprovados num exame de inglês, terão que passar o verão assistindo aulas de reforço para que, posteriormente, possam fazer a prova novamente.

Enquanto isso, no ginásio de esportes, outra pessoa e, não exatamente um aluno, também fazia contagem regressiva para o início das férias: Freddy Shoop, o professor de Educação Física. Shoop tinha algumas coisas em comum com os alunos problemas, além de também não ser visto com bons olhos pela diretoria da escola, também não desfrutaria das férias que tanto planejava. O professor de inglês que seria o responsável pelas aulas de reforço (interpretado pelo próprio Carl Reiner), ao ganhar um grande prêmio na loteria, manda o emprego às favas e, como os demais docentes se esquivaram da missão, coube ao jovem Shoop – surfista, “boa vida” e despreocupado – sob ameaça de demissão, assumir o leme da pior classe da escola. Ao começar o curso de verão, Freddy percebe nos alunos personalidades pouco peculiares e grandes potenciais, o que faz nascer quase que imediatamente, uma grande e verdadeira amizade entre os estudantes e o professor. Com uma abordagem diferente, agindo mais como outro membro da turma do que como um professor mais ortodoxo, Shoop e seus jovens alunos alçam grandes e inesperadas conquistas.

“Curso de Verão” (Summer School no original), ainda que de maneira leve e descontraída, convida-nos a uma importante reflexão sobre como podem ser nocivos os pré-julgamentos e estereótipos que, muitas vezes, atribuímos a alguns jovens que não se encaixam em determinados padrões sociais que acreditamos serem corretos. Nos parágrafos a seguir, relembraremos e saberemos como estão atualmente alguns dos atores que deram vida a esses personagens, que nos comoveram e nos divertiram tanto.

Mark Harmon (Freddy Shoop)

Nascido em 1951, Mark Harmon iniciou como jogador de futebol, tendo a gênese de sua carreira artística em 1973, atuando em comerciais.

Além do “Curso de Verão”, ainda no Cinema, Harmon destacou-se em sua participação no filme “Sexta Feira Muito Louca” (2003), cujo personagem era o padrasto da protagonista da comédia, interpretada por Lindsay Lohan. Os maiores destaques do trabalho do ator têm sido em séries televisivas, as quais lhe renderam a indicação para importantes prêmios.

Atualmente o Mark Harmon tem estado muito em alta entre o público e a crítica, isso devido ao fato de protagonizar a premiada e bem sucedida série de investigação da CBS chamada “NCIS” (lançada em 2003), onde dá vida ao agente especial sênior Leroy Jethro Gibbs. Em 2013, já na décima temporada, “NCIS” galgou um grande feito, batendo o recorde de audiência durante a exibição do episódio “Sheeva”, que alcançou o impressionante número de 22,86 milhões de espectadores.

Kirstie Alley (Robin Bishop)

A premiada atriz americana iniciou sua carreira no cinema em 1982, interpretando a Oficial Saavik, no segundo filme da franquia “Jornada nas Estrelas” (“Star Trek II: The Wrath of Khan). Alley conta com um “Globo de Ouro” e mais seis indicações ao mesmo prêmio. Seu trabalho mais recente nas telonas foi no filme “Write & Wrong”, em 2007. Já em outras mídias, a triz apareceu na segunda temporada da série de TV “Scream Queens”, em 2016, interpretando Ingrid Hoffel.

Em 1997, Alley produziu e protagonizou (interpretando a personagem Ronnie Chase) a série “Veronica’s Closet”, que contou com três temporadas e 66 episódios.

Alguns sites de fofoca contam que atualmente Kirstie estaria pesando 125 quilos, resultado da frustração por não estar em nenhum relacionamento amoroso. Seu último namoro foi em 2012, com o dançarino e coreógrafo ucraniano Maksim Chmerkovskiy, e durou pouco tempo.Parte dessas dificuldades da atriz são atribuídas por alguns à sua religião, a Cientologia (a mesma de muitos astros de Hollywood, incluindo Tom Cruise), que por ter muitas regras restritivas, têm prejudicado sua vida amorosa.

Dean Cameron (Chainsaw)

Nascido no dia de Natal de 1962 e hoje com cinqüenta e quatro anos, o ator norte-americano iniciou sua carreira em 1985, no filme “Facing It: My Friend's an Alcoholic”, entretanto, pode-se afirmar com absoluta segurança, que o maior marco em sua carreira foi interpretando o irreverente e criativo adolescente “Chainsaw”, em “Curso de Verão”.

Nos anos mais recentes, Cameron tem se destacado mais pela sua participação em diversas séries de TV, algumas de grande sucesso, como “Psych” (2014), “The Mentalist” (2012), “Will & Grace” (1998), “Felicity” (1998), entre muitas outras.

Atualmente, Dean Cameron vive em Los Angeles, na Califórnia, com a sua esposa Jessie Marion e o seu filho de oito anos, Duncan Cameron.



Robin Thomas (Phill Grills)

O ator estadunidense nasceu em fevereiro de 1949 em Massachusetts e está hoje com 68 anos. Poucos sabem que além de ator, Thomas também expressa a sua arte através da escultura.

Robin iniciou a sua carreira de ator no início da década de 1980, atuando nas séries “Another World” e “Who’s the Boss?” (1980). Em 1987 consagrou-se como o antipático e “duas-caras” vice-diretor “Phill Grills”, em “Curso de Verão”. No final da década de 1990, Thomas destacou-se com o seu personagem Kalabar, em “Halloweentown”, filme da Disney produzido para a TV,garantindo a sua presença no elenco da sequencia deste longa, “Halloweentown2: A Vingança de Kalabar”.

Dos anos 2000 para frente, Robin Thomas tem realizado diversas participações em seriados de muito sucesso, dentre os quais se destacam “House MD” (2005), “Castle” (2009), “90210” (2011), entre muitos outros.

Gary Riley (Dave)

Gary Riley nasceu em 1967 e hoje está com cinquenta anos. O ator iniciou sua carreira na TV, participando das séries “Knots Landing” da CBS, lançada em 1979 e “Growing Pains”, da ABC, em 1985. Contudo, foi a partir de 1986 que o ator deu vida a seus personagens mais marcantes, primeiramente interpretando Charlie Hogan em “Conta Comigo” e o excêntrico e irreverente Dave, em “Curso de Verão”. Outro fato importante na carreira do ator foi a sua participação na consagrada série criada por Steven Spielberg, “Amazing Stories” (1985-1987), num episódio especial.

Na década de 1990, Rilley integrou o elenco do filme “O Medo”, de James Foley (1996), onde interpretou “Hacker” e contracenou com os consagrados atores Mark Walbert e Reese Witherspoon.

Em 2013, juntamente com outros integrantes do elenco de “Curso de Verão”, Gary estava presente num evento sobre o filme no New Beverly Cinema, onde participou da palestra e bate-papo com o público. Atualmente o ator vive em Los Angeles e é um convidado frequente de um podecastmuito conhecido, o “Adventure Club Podecast”, que aborda temas da cultura pop e faz reviews de bares e restaurantes.


Uma grande produtora de Hollywood, a “Happy Madison”, chefiada por um dos mais relevantes atores de comédia da atualidade, Adam Sandler, já anunciou que irá fazer um remake de “Curso de Verão”. Embora nenhuma informação a mais tenha sido divulgada, a expectativa do público, que se divertiu tanto com este filme nos anos 80, é muito grande.

04/10/2017 - Ana Paula Santos e Rapha Mussato

S