Muitos se perguntam quem foi o melhor mágico que existiu. Podemos citar nomes como Giuseppe Pinetti no século XIII, Harry Houdini no início do século XX, Paul Daniels na década de 80 e David Blaine, mas ninguém fez mais sucesso comercial do que David Copperfield, tendo a proeza de vender mais ingressos do que a Madonna, o Elvis Presley e o Michael Jackson.
Irei contar um pouco da história deste mestre do Ilusionismo.
Nascido em 1956 em Nova Jersey, ‘David Seth Kotkin’ começou a fazer mágicas aos 10 anos. Aos 12 começou a atuar profissionalmente e se tornou o mais novo membro admitido na Sociedade dos Mágicos Americanos. Sua carreira no palco começou aos 18 anos em uma montagem do musical The Magic Man, em Chicago e logo ele foi contratado para ter o seu próprio especial de televisão. Seus truques inovadores mantinham o suspense nos telespectadores, já que eram televisionados para o mundo todo e a audiência superava em bilhões o número de pessoas assistindo.
|
|
Em 1981 causou histeria mundial ao fazer desaparecer um avião Learjet e em 1983 fez com que a estátua da Liberdade desaparecesse. Outras proezas que Copperfield fez foi passar através da Grande muralha da China, uma das mais intrigantes da história, levitar sobre o Grand Canyon e também fazer com que um vagão do grande trem Expresso do Oriente levitasse e desaparecesse.
David Copperfield também contribui bastante para as causas sociais: em 1982 fundou o Project Magic, um programa de reabilitação, espalhado por cerca de 30 países ao redor do mundo, para que pacientes com deficiências reconquistem habilidades perdidas ou danificadas. Nestes casos, a mágica é utilizada como forma de ajudar na reabilitação.
David Copperfield já foi considerado como uma das celebridades mais bem pagas do mundo e ainda mantém alguns recordes. Em 2003, por exemplo, ganhou 57 milhões de dólares, sendo considerado um dos melhores mágicos ilusionistas do mundo. Ganhou 21 prêmios Emmy pela excelência artística na televisão. Vendeu mais ingressos e ganhou mais dinheiro na Broadway que os espetáculos Lion King, Cats, Fantasma da Ópera e Chicago. Um detalhe é que esse recorde ainda não foi superado.
Recentemente, Copperfield construiu um resort numa ilha paradisíaca nas Bahamas chamado Musha Cay. Trata-se de uma ilha exclusiva (no máximo 24 hospedes e um preço de 26 mil euros/dia) com cenários exuberantes e reconhecido por muitos como o mais bonito destino no mundo.
David Copperfield atualmente divide o seu tempo entre as apresentações no MGM Grand Hotel and Casino em Las Vegas, onde chega a impressionante marca de 550 shows em um ano e a cuidar de seu museu também em Las Vegas, chamado de Museu e Biblioteca Internacional da Arte da Conjuração. O museu possui cerca de 80 mil itens entre os quais livros de mágicas, pôsters, acessórios de antiquário e outros itens.
Reynaldo Rivero
|