Antenna
Por onde anda o pessoal do Dead or Alive?



Quem não conhece aquele Hit bem louco, que a gente adora dançar e rodar muito quando toca na pista: “You Spin Me Round”? Muito bom! Vamos falar da banda deste sucesso, o Dead Or Alive.

Não posso deixar de comentar que o vocalista desta banda, o Pete Burns, tem uma voz sensacional, mas é uma figura muito diferente e exótica! Sempre com os cabelos compridos, muito magro, e usava umas roupas que chamavam muito a atenção, quase uma mulher, e as coreografias dos clips também são muito loucas!

A banda foi fundada em 1980 em Liverpool, e teve várias mudanças no line-up desde o início do ano, a banda passou por várias mudanças de formação ao longo dos próximos três anos, enquanto foram gravando uma série de singles independentes. Com a aparência andrógena, e sendo chamado de Excêntrico, Burns começou a atrair a atenção, muitas vezes sendo comparado com Boy George, vocalista da banda Culture Club, que apareceu no cenário musical alguns anos após Dead or Alive.

O Álbum do DOA de estréia, Boom Boom, foi lançado em Maio de 1984 e lovou o Dead or Alive ao Top 40 no Reino Unido. O single alcançou a posição número 22 no Reino Unido e o álbum no número 29.

Em 1985 eles já estavam com uma formação mais estável, e lançaram o seu segundo álbum, “Youthquake” (número 9 na Inglaterra, e número 31 nos EUA), produzido pelos compositores Mike Stock, Aitken Matt, e Pete Waterman.

Em 1987, Dead or Alive lançou seu terceiro álbum, Mad, Bad, Dangerous. O álbum incluía uma das músicas mais conhecidas da banda, "Brand New Lover", que foi mais bem sucedido em os EUA (número 15 na Billboard Hot 100) do que no Reino Unido (número 31). Mais três singles do álbum foram lançados, todos eles causando algum tipo de controvérsia. O mais bem sucedido no Reino Unido foi "Something in My House", onde a capa era muito gótica e com uma luva que descreve Queimaduras em frente do que parece ser um satânico altar, com um crucifixo invertido.



Em 1988, DOA se separarou. Tim Lever e Mike Percy deixaram a banda para formar carreiras como produtores. A dupla atualmente possui a Usina Studios em Sheffield, Reino Unido. Em 1989, Dead or Alive, reduzido a um duo de Burns e Coy, lançaram e produziram o próprio álum: “Nude”, que trazia o hit "Turn Around and Count To Ten". Este som foi o maior hit da banda no Japão. Além deste som, em seguida, “Come Home With me Baby” foi o maior sucesso da banda aqui no Brasil.

Nos anos 90, em 1995 a Banda ressurgiu com a entrada do tecladista Jason Alburey para a gravação do álbum “Nukleopatra”, que os fãs já estavam aguardando anciosamente. O álbum também contou com um cover de "Picture This" Blondie. Inicialmente lançado apenas no Japão, Nukleopatra, ao contrário de seu antecessor, também foi lançado na Austrália, Singapura, África do Sul, França e os EUA, e cada versão ostentava arte da capa diferente, tracklistings e versões de músicas; também incluíram um ou mais remixes de "You Spin Me Round (Like a Record)".

Em Fevereiro de 2000, a banda lançou o álbum “Fragile”. Primeiramente, eles foram fazer a divulgação no Japão. Em Agosto de 2001, com uma nova formação, o DOA se apresentaram no Rave Avex, um festival que acontece no Japão. Em Dezembro deste mesmo ano foi lançado “Unbreakable - The Fragile Remixes” pela Avex Trax.

Em 2006, Pete Bruns participou de um “Celebrety Big Brother” na Inglaterra, cuasando uma grande audiência por causa do seu comprotamento exêntrico.

As últimas notícias que temos do Dead Or Alive e do exageradérrimo do Pete Burns, é que em Abril de 2009 eles anunciaram o lanlamento de um novo álbum, com a possibilida de de lançarem e promoverem um single. Também foi anunciado que agora, Steve Coy (O Baterista) gerencia a banda. Mas, este álbum não foi lançado.

Em janeiro de 2010, foi anunciado que Dead or Alive estava planejando turnê para o 25 º aniversário do lançamento de "You Spin Me Round". Esta turnê nunca foi finalizada, e durante uma sessão oficial no Grupo do Facebook do Pete, em 21 de agosto de 2011, ele declarou que a Banda Dead Or Alive nunca retornará, mas que ele quer fazer alguns lançamentos solos.

Vamos aguardar!


Paully Le Bon

s