Embora pouco conhecido e divulgado aqui no Brasil, o estilo Acid House surgiu após o movimento da House Music e infelizmente teve um período curto de duração.
A característica principal do estilo era a figura do DJ ou produtor, que fazia mixagens utilizando sons alternativos nas músicas, como por exemplo, barulho de explosões, gritos, trechos de diálogos de filmes, enfim, algo inovador que impulsionava as pistas de dança mundo afora.
A maioria desses DJs/produtores usavam um pseudônimo, que lançavam discos ou simplesmente produziam faixas de alguns artistas da House Music.
Vamos saber por onde andam alguns dos principais DJs que fizeram história com seus trabalhos.
Farley Keith - O famoso DJ de Chicago ficou conhecido pelo seu projeto de nome de House Master Boyz, que detonou as pistas com a música “House Nation”. Nos anos 90, largou a house music e foi se aventurar a produzir hip-hop, porém não gostou da experiência e hoje em dia faz apresentações em casas noturnas.
Tim Simenon - O londrino de 48 anos ficou conhecido como o nome de “Bomb The Bass”, e além de trabalhar em suas próprias faixas, também produziu para grandes nomes, como Depeche Mode, Neneh Cherry e Bjork. Se consagrou na carreira nos anos 80 e continua até hoje produzindo música eletrônica, sendo muito requisitado no cenário musical inglês.
Serge Ramaekers e Dominique Sas - responsáveis por um dos melhores projetos belgas de new beat, o “The Maxx”. O maior sucesso da dupla foi o single “The Sound of C”. Pena que o projeto durou muito pouco, apenas de 1988 a 1993. Serge também continua a vida sendo DJ de música eletrônica, atualmente é conhecido como “Sir-G”. Já Dominique se especializou na produção de faixas e como compositor.
|
|
Sven Vath – O produtor e DJ é alemão e se consolidou ao usar o pseudônimo OFF, e lançar o single “Electric Salsa”, que fez bastante sucesso. É carinhosamente chamado pelos fãs de “Papa Sven”. Foi casado por duas vezes, e teve duas filhas, uma de cada união e após ser pai, abandonou definitivamente o uso de cocaína e parou de fumar. Uma caraterística marcante do seu trabalho é que até hoje, só faz mixagens com vinil, apesar de toda a tecnologia existente. Ainda nos anos 90, abriu um selo e uma produtora de eventos chamada “Cocoon”, nome que ficou muito famoso por suas duas casas noturnas, uma em Ibiza e outra em Frankfurt. Continua discotecando, mas por causa da vida cansativa por conta das viagens e eventos, procura viver o mais saudável possível em Londres (não trabalha durante os meses de outubro a janeiro), onde mora atualmente.
|
|
Mark Moore – É o principal DJ/produtor do grupo “S-express”, que fizeram sucesso com seu grande hit “Theme from S’Express”. O londrino é bem conhecido pelo seu estilo eclético e único. Continua atuando na área e é considerado como um dos TOP DJs da Inglaterra. Também escreve artigos para revistas especializadas em música eletrônica.
.
|