Formada inicialmente por Ian Mc Culloch (vocais), Will Sergeant (guitarra) e Les Pattinson (baixo) a banda inglesa teve início em 1978. Seu primeiro single, o "The Pictures OnMy Wall", foi lançado no inicio do ano seguinte.
Pouco antes do lançamento do primeiro álbum em 1980,o Crocodiles, o baterista Pete De Freitas se juntou ao grupo. Fizeram então uma nova versão de "Pictures OnMy Wall" para que fosse inserida no álbum, mas esse não foi o single de lançamento de Crocodiles, e sim "Rescue". Embora "Rescue" tenha alcançado apenas a 62ª posição, a banda teve excelente estreia no mercado pois o álbum entrou no Top 20 das paradas britânicas, alcançando a 17ª posição.
"The Back of Love" e "The Cutter" foram os primeiros singles a entrar para o Top 20 das paradas do Reino Unido, alcançando respectivamente 19ª e 8ª posição. Ambos fazem parte do álbum Porcupine , de 1983.
Os dois álbuns seguintes, Ocean Rain (1984) e Echo& The Bunnymen (1987), trouxeram as duas músicas mais conhecidas da banda (e para alguns, as únicas conhecidas), "The Killing Moon" e "Lips Like Sugar". "The Killing Moon" chegou a alcançar a 9ª posição nas paradas britânicas e se tornou a marca registrada do grupo. A mais conhecida entre as novas gerações, seu sucesso perpetua até os dias de hoje.
|
|
Depois do sucesso obtido com o lançamento do primeiro álbum, Echo& The Bunnymen parece ter realmente aprendido a fórmula, pois repetiram a dose nos próximos 4 álbuns e todos entraram no Top 10 das paradas britânicas, alcançando excelentes posições. Ocea nRain é considerado a obra-prima da banda. Permaneceu por 26 semanas nas paradas britânicas (onde chegou a alcançar a 4ª posição), maior permanência da banda, a maior até então havia sido do álbum anterior, o Porcupine, que permaneceu por 17 semanas.
Infelizmente o único a entrar nas paradas americanas foi o 5º álbum, o Echo& The Bunnymen. Lançado em 1987 entrou apenas no Top 100 da Billboard. O que para uma banda britânica de som alternativo não é tão pouco assim.
Durante toda a ascensão o grupo passou por diversos atritos. Um deles foi a breve saída de Pete De Freitas em 1985, mas este retornou no ano seguinte, a tempo de contribuir com as gravações de Echo& The Bunnymen. Mas com certeza a fase mais conturbada foi entre os anos de 1988 e 1993. Entre os vários problemas que enfrentaram, a saída de McCulloch em 1988 para seguir carreira solo e a morte de De Freitas em um acidente de moto em 1989 foram os mais críticos. Ian McCulloch foi substituído por Noel Burkee Damon Reece (bateria) também se juntou ao grupo.
Lançaram então o álbum Reverberation em 1990. Mas este não foi bem aceito pela crítica e pelo público, não rendendo o sucesso esperado. Afinal de contas, não há como negar que a alma de Echo& The Bunnymen é e sempre foi McCulloch. Enquanto isso, este seguiu com a carreira solo, lançando dois álbuns: Candleland (1989) e Mysterio (1992). O primeiro teve ótima aceitação, alcançando o 18º lugar enquanto o segundo chegou ao 46º.
Depois do fracasso de Reverberation a banda não durou muito e se separaram em 1993.
Em 1994, além de continuar sua carreira solo, McCulloch investiu em mais um projeto, o Electrafixion. Formada por ele e Sergeant, a dupla lançou um único álbum, o Burned, em 1995.
Em 1997 Les Pattinson se juntou a dupla. Dessa forma, retornaram a formação original de Echo& The Bunnymen então resolveram retomar a banda e deixar Electrafixon de lado. Com seu retorno em 1997, retomaram a notoriedade que haviam experimentado e tiveram o reconhecimento a que estavam acostumados. Lançado no mesmo ano, o álbum que marcou o retorno, o Evergreen, entrou nas paradas britânicas e por lá permaneceu por 7 semanas, chegando ao 8º lugar.
Infelizmente pouco antes de lançarem o álbum seguinte, o What Are YouGoingTo Do WithYour Life?, LesPattinson teve que deixar o grupo para cuidar de sua mãe que estava com problemas de saúde.
Desde o retorno não pararam mais e já lançaram mais 4 álbuns, todos com relativo sucesso entrando no mínimo no Top 100 das paradas do Reino Unido.
Fizeram turnês recentes e o ultimo show que fizeram no Brasil foi em 2010.
Um novo álbum, Meteorites, está previsto para ser lançado em maio de 2014 no Reino Unido e em Junho nos EUA, e provavelmente simultaneamente em outros países da América também. Está disponível a pré-venda do álbum no site oficial da banda desde fevereiro de 2014.
O grupo começou a turnê de lançamento no dia 02 de maio e o inicio da turnê americana está marcado para agosto. Portanto, nossas chances de vê-los novamente aqui no Brasil são grandes. Quem sabe... esperamos que sim!
Embora McCulloch seja um tanto quanto arrogante, não se pode deixar de reconhecer que é excelente compositor e sabe como agradar o público com seu trabalho. Afinal de contas, a Inglaterra (para não dizer a Europa como um todo) é o berço da música de qualidade.
|