Antenna
Por onde anda o Erasure?

Erasure 1986

Erasure em 1988

Erasure em 2005

Erasure em 2007

Uma das melhores bandas de technopop de todos os tempos, vendeu milhões de discos nos anos 80, e sempre esteve na ativa, com ótimos álbuns. Em 2000, chegando na 45ª posição, o álbum Loveboat passou despercebido do grande público e é considerado pela crítica como o ponto mais baixo da carreira do Erasure.

Contudo, as fortunas comerciais do Erasure em 2003 vieram com um álbum de covers, intitulada Other People's Songs. Mostrando um regresso ao som pop que os tinha lançado ao estrelato, o primeiro single do álbum, "Solsbury Hill", é uma cover de Peter Gabriel e que conseguiu chegar ao n° 10 na parada de Singles britânico. O Erasure foi convidado a tocar novamente no Top of the Pops, pela primeira vez desde quando eles tocaram em Março de 1997.

Há 3 anos atrás, em dezembro de 2004, Andy Bell, revelou ser HIV positivo, e que tinha descoberto em 1998 quando teve pneumonia numa viagem a Majorca. Decidiu fazer uma campanha para educar os jovens sobre a AIDS e como evitá-la, além de como deve ser o convívio com pessoas portadoras do vírus. Disse também que a AIDS ainda não se manifestou e não há razão para desespero dos fãs.

A volta do Erasure continua em 2005 com o álbum Nightbird. O seu primeiro single, "Breath", atingiu a 4ª posição nas paradas britânicas (o seu primeiro sucesso no Top 5 em mais de uma década) e conseguiu a 1ª posição na parada Dance dos Estados Unidos, depois de dezoito anos de seu primeiro hit nas paradas.

O próximo single, "Don't Say You Love Me", permitiu aos fãs figurarem com leques e comprar seus próprios remix do single pelo site da banda, com cada variante da canção limitada a um carregamento único.

Em 2006 veio o lançamento do álbum Union Street, um projeto solo que apresentou uma coleção de faixas do álbum anterior e foi lançada na versão acústica / country.

O duo então lançou um albúm com 'dança orientada' e com um pouco do seu trabalho mais recente. O álbum Light at the end of the World, foi produzido por Gareth Jones e lançado no dia 21 de Maio de 2007 no Reino Unido, e na América do Norte no dia seguinte. O álbum foi precedido pelo seu primeiro single "I Could Fall In Love With You" em Abril e o segundo single, "Sunday Girl" em Junho.

A turnê Light at the end of the World começou em Tampa, na Flórida , no Centro de Artes Artísticas, onde eles passaram a semana ensaiando até a turnê, que passou pela maior parte da do América Norte, bem como no Reino Unido, a Irlândia, a Alemanha e a Dinamarca antes do dia 7 de Outubro de 2007. Até este ponto, o Erasure concentrou-se em tocar quase todas as faixas do álbum Light at the end of the World , menos a faixa "Darlene". O resto do setlist é completado com hits da dupla.

Vince Clarke e Andy Bell encontraram uma nova energia tanto para escrever como para criar novas músicas e estão preparados depois desta turnê para entrarem em estúdio para gravarem o novo álbum para 2008. Vince Clarke foi ouvido em recentes entrevistas de rádios, dizendo que eles realmente querem fazer um álbum com canções de ninar, em que eles estiveram trabalhando durante algum tempo. Ambos também estão desejando fazer um novo álbum em breve.

True Colors Tour

Durante o Verão de 2007, o Erasure fez parte da True Colors Tour, que viajou por 15 cidades nos Estados Unidos e no Canadá. A turnê, começou no dia 8 de Junho de 2007. Apresentado pelo comediante Margaret Cho e também pela Cyndi Lauper, a turnê também tem participações de Debbie Harry, The Gossip, Rufus Wainwright, The Dresden Dolls, The MisShapes, Rosie O'Donnell, Indigo Girls, The Cliks e outros artistas especiais. Os lucros da turnê ajudaram a beneficiar as campanhas de Direitos Humanos como PFLAG e a Fundação de Matthew Shepard.
O Erasure se apresentou ao lado de muitos de outros artistas na canção de "True Colors".

Graziela Lima de Souza
27/11/2007