Nascido na Califórnia (EUA), em 30 de setembro de 1961, este brilhante ator realizou trabalhos interessantes ao longo desses quase 31 anos de carreira, sendo que o mais consagrador de todos foi personagem Rocky Dennis, com o filme ‘’Marcas do Destino’’de 1985, que lhe rendeu o Globo de Ouro, por sua interpretação impecável ao lado da atriz e cantora Cher.
Destaque também, para outros filmes como: ‘’Alguém Muito Especial’’(1987), ‘’Pulp Fuction’’ - Tempo de Violência’’(1994), ‘’Efeito Borboleta’’(2004), ‘’Milk – A Voz da Igualdade’’(2008), entre outros.
Durante os anos 90, Stoltz começou a diversificar seu campo de atuação, fora a área do cinema, trabalhou em teatro e televisão, sempre com bons resultados, como exemplos temos as séries ‘’Mad About You’’, Will & Grace, ‘’Chicago Hope’’, ‘’Grey´s Anatomy’’, etc.
Em 1983, conheceu a atriz Ally Sheedy na faculdade, a qual viveu juntos por uns dois anos, em seguida, foi à vez de Jennifer Jason Leigh (1985 a 1989) e com Bridget Fonda, de 1990 a 1998.
Pode-se afirmar que Eric Stoltz, é um ator versátil, pois além de atuar, também foi assistente de produção e ainda teve uma experiência por trás das câmeras, sendo diretor do filme ‘’O Pior Ano da Minha Vida’’, feito exclusivamente para a tevê, no ano de 2001, o que lhe trouxe o Prêmio Emmy. Dirigiu também um curta-metragem e um episódio da série ’’Lei e Ordem’’, intitulado de ‘’Tombstone’’.
Curiosidades:
Tornou-se membro da Actor Studios
O primeiro filme mais famoso que realizou foi ‘’Picardias Estudantis’’, ao lado do então novato, Sean Penn (voltaram a atuar juntos em Milk).
Chegou a gravar cenas para o filme ‘’De volta para o Futuro’’, mas o diretor Robert Zemeckis, apesar de ter elogiado a atuação de Stoltz, disse que lhe faltava um toque de humor, achava Eric muito sério para o papel de Marty McFly. Preferia alguém que tivesse um perfil jovem e alegre na época. O escolhido acabou sendo Michael J. Fox.
Foi protagonista da continuação do filme ‘’A Mosca 2’’ de 1989
Sem dúvida, os papéis em que Eric Cameron Stoltz é especialista em fazer são os dramáticos e criminosos psicopatas. Atualmente, ele tem participado de várias produções, não só como ator, mas também na função de produtor.
|