Antenna
Por onde anda Gene Wilder

Na Fantástica Fábrica de Chocolate

Nascido em 11 de junho de 1933, Gene Wilder é um ator americano que protanizou muitos filmes marcantes na década de 80, como: “Sunday Lovers” - Amantes sensuais; “Stir Crazy”- Loucos de dar nó; “Hanky Panky” - Uma dupla em apuros;"The Woman in Red” - A Dama de Vermelho; “Haunted Honeymoon” - Lua-de-mel assombrada; “See No Evil, Hear No Evil" - Cegos, Surdos e Loucos, além de ter eternizado como Willy Wonka a “A Fantástica Fábrica de Chocolate", adaptação para o cinema do livro infantil de Roald Dahl em 1971.

Considerado um dos melhores comediantes de todos os tempos, estudou Teatro na Universidade de Iowa e depois participou da Bristol Old Vic. Enquanto procurava por pápeis, Gene ensinou esgrima para se manter e depois de um certo tempo, recebeu sua primeira oportunidade na “Off Broadway” para uma participação em "Roots" e isto o levou a sua estréia na Broadway, propriamente dita, em "The Complaisant Lover".



Foi casado por duas vezes, antes de sua união com Gilda Radner, atriz com quem contracenou em "Hanky Panky" - Uma dupla em apuros, e se apaixonou perdidamente. Casaram-se em 1984 e Gilda morreu de câncer em 1989. Gene ficou devastado, largou o cinema e resolveu se aprofundar, participando ativamente em diversos trabalhos de caridade envolvendo câncer de ovário.

Desde então, Gene tem se dedicado à carreira de escritor, com seis livros já publicados. São eles:

1- Gilda's Disease; no qual, com a ajuda do médico que cuidou de sua esposa, fala sobre meios de prevenção, prováveis causas, sintomas e tratamentos existentes para o câncer de ovário. Conta com trechos de cartas escritas por ele para Gilda, fazendo o leitor rir e chorar ao mesmo tempo.

2- Kiss Me Like A Stranger - My Search For Love And Art, onde Gene relembra momentos importantes da sua vida, desde sua infância, passando pela atuação, adultério, neuroses e, claro, a morte. É um livro de memórias muito íntimo, pois mostra a vida particular de Wilder, introspectivo por natureza e documenta sua busca pessoal pela verdade sobre sua família, seus amores, suas escolhas e busca pela realização artística.



3- My French Whore - primeiro romance de Gene, é ambientado na Primeira Guerra Mundial e fala sobre amor e fidelidade mostrando um talento notável para a escrita.

4- The Woman Who Wouldn't - segundo romance de Gene, no qual ele se consolida como um escritor flexível, despretensioso, imaginativo, divertido e ainda sério.

5- What Is This Thing Called Love? - novamente um livro interessante, pois o autor se aprofunda em seu tema favorito: o amor. Tenta elucidar os diversos tipos de amor: intenso, carente, eterno, não correspondido, até mesmo o cômico. Conta histórias de homens e mulheres nas suas experiências em relacionamentos.

6 - Something To Remember You By - A Perilous Romance - o último livro de romance publicado até o momento. Tem como ambiente o Natal de 1944 em um ambiente de Guerra, dá para imaginar o clima, né?

Entrevistado recentemente por Alec Baldwin, Gene Wilder disse que não tem planos em voltar para a telona, disse que percebeu que não gosta dos bastidores do estrelato: "I like show, but I don't like the business.

"Mesmo assim, longe da ficção, nunca será esquecido por sua irreverência e humor espontâneos. E na vida real, já está imortalizado pelas suas obras escritas, nas quais, mostram toda sua autenticidade. MEMORÁVEL!

21/03/2016 - Damaris Camargo