Em meados da década de 70 Jessica Phyllis Lange ganhava a vida como garçonete em Nova Yorque e fazia alguns trabalhos como modelo até sua beleza chamar a atenção do produtor cinematográfico Dino Laurentis, assim Jéssica Lange estreou no cinema como a mocinha do filme King Kong de 1976.
O filme foi um grande sucesso de bilheteria (arrecadou US$90 mil no fim de semana de estreia) mas a crítica pegou pesado com Dino e Jéssica, o que a deixou longe da telona por mais alguns anos.
Seu retorno como atriz acontece em 1981 com a personagem Cora Smith de “O destino bate à sua porta”. É também nesse ano que se torna mãe, nasce Aleksandra, fruto de seu envolvimento com o bailarino russo Mikhail Baryshnikov.
Desde então participa de vários filmes recebendo vários prêmios e nomeações, entre eles 2 Oscar: Melhor Atriz Coadjuvante em Tootsie (1982) e Melhor Atriz em Céu Azul (1994).
Em 1982 nas gravações do filme Frances, Jéssica conhece Sam Shepard, com quem vem a se casar e teve 2 filhos Hanna e Samuel. O relacionamento dos dois durou 27 anos.
Na década de 90 Lange continua a estrelar filmes mas dedica-se também ao teatro que é sua nova paixão. Até os dias atuais atua como atriz, seu trabalho mais recente foi na série American Horror Story, em 2011 e 2012 com presença confirmada no elenco pra 2013. American Horror Story lhe rendeu o segundo Emmy e um Globo de Ouro.
Além da vida profissional ainda arranja tempo para se dedicar as causas sociais, atualmente é embaixadora da UNICEF na luta contra a AIDS no Congo e na Rússia, e ainda defende os direitos dos monges budistas no Nepal.
|