O Propaganda é um grupo alemão de synthpop formado em Düsseldorf. Fez muito sucesso na década de 80 e até hoje é muito lembrado pelos hits “Dr. Mabuse” e “Duel” (que felizmente podemos escutar sempre nas festas do Projeto Autobahn).
O conjunto contou com diversos integrantes e realizou várias tentativas de voltar à “ativa”. Inicialmente, foi formado por Ralf Dörper (ex-membro do Die Krupps nesse período e que mais tarde retornou à banda) e Andreas Thein em 1982. Tempos depois, Susanne Freytag, Claudia Brücken e Michael Mertens entraram no grupo. Juntos gravaram algumas demos e através do contato com o jornalista Paul Morley, assinaram um contrato com a gravadora ZTT.
Em 84, lançaram o single “Dr. Mabuse” (baseado em um personagem do filme de Fritz Lang). O trabalho – que apresenta a música que leva o mesmo nome do single – foi muito bem sucedido e alcançou a 27ª posição no “UK Top 40” e na Alemanha ocupou a 7ª colocação. Com a boa repercussão obtida, se apresentaram em diversos programas de TV com essa canção e uma versão cover de "Disziplin" do Throbbing Gristle também. Nessa época Andreas Thein foi demitido, pois tinha alguns conflitos com Trevor Horn (um dos donos da gravadora ZTT) e Brücken.
“A Secret Wish”, o disco debut chegou às lojas em 1985. Foi produzido por Stephen Lipson e Trevor Horn da ZTT. Muitas canções fizeram muito sucesso. Nessa fase houve uma série de desentendimentos entre os membros do conjunto com a gravadora. Mertens, Freytag e Dörper entraram em uma disputa judicial contra a ZTT e em 1986, Claudia deixou o conjunto. Ela seguiu outros projetos e carreira solo e posteriormente se casou com Paul Morley.
No começo da década de 90, com uma nova formação que incluía Mertens, Betsi Miller, Derek Forbes e Brian McGee (esses dois últimos já haviam trabalhado com o Propaganda em algumas turnês), lançaram um novo álbum. “1234” foi produzido por Ian Stanley e Chris Hughes e saiu pela gravadora Virgin. Freytag e Dörper até colaboraram em algumas faixas, mas saíram antes do material chegar às prateleiras. O trabalho não foi tão bem aceito pelo público e mídia. Então, os músicos decidiram se focar em outras atividades pessoais.
Anos depois, Michael, Susanne e Claudia anunciaram no site oficial do Propaganda que voltariam a “ativa” e gravariam um novo material. Várias faixas foram feitas, inclusive uma contava com a produção de Tim Simenon e com a participação de Martin Gore (Depeche Mode) na guitarra. Um videoclipe também foi produzido com uma das canções que faria parte do novo trabalho e disponibilizado no site da banda em 2000. Entretanto, o suposto novo disco não chegou às lojas até hoje, mas as músicas “vazaram” na internet.
No ano de 2005, Mertens e Freytag se reuniram e tentaram “ressuscitar” a banda novamente. Os dois inclusive lançaram o single “Valley Of The Machine Gods” pelo selo independente Amontillado Music. Mas, nenhum disco de estúdio foi feito.
Em 2010, o clássico “A Secret Wish” (que tinha sido distribuído em 1985 e teve boa repercussão pelo mundo afora) foi relançado em uma edição comemorativa. O álbum intitulado “A Secret Wish - 25th Anniversary Deluxe Edition” é duplo e traz os hits além de alguns singles e b-sides... Um belo item para colecionadores e admiradores do conjunto!
Atualmente, mesmo após o lançamento de um material que comemora os 25 anos do primeiro sucesso, não se houve falar na volta do Propaganda...
E então, o que os (ex) integrantes têm feito por aí ?! Vamos conferir:
Claudia Brücken: Com Thomas Leer formou o projeto “Act” que gravou um único álbum em 1988. No começo dos anos 90, optou pela carreira solo e o primeiro disco “Love: And a Million Other Things” saiu em 91. Em 2002, fez uma nova parceria e juntamente com Paul Humphreys - tecladista do OMD (Orchestral Manoeuvres In the Dark) - formaram o Onetwo. Segue carreira solo, mas sempre faz parcerias.
Michael Mertens: em 1991 co-fundou uma agência que produz músicas para comerciais de empresas, que na época não tinha um nome registrado. Hoje em dia, a companhia se chama “Escape Route Ltd” e os trabalhos feitos para seus clientes (entre eles, Renault, C&A e Mc Donalds) podem ser conferidos no site: http://escaperoute.de. Ainda reside em Düsseldorf;
Ralf Dörper: voltou para o Die Krupps (DK) em 1989 onde continua ainda. Nesse ano de 2013, lançou um novo disco com o DK, intitulado “The Machinists of Joy” e eles já têm até show marcado para um festival chamado “E-tropolis” que acontecerá em 2014 na Alemanha;
Susanne Freytag: lançou alguns trabalhos no cenário musical na década de 90. Hoje em dia mora na Inglaterra e trabalha como designer de jóias, desenha colares e anéis com pedras preciosas. Sua arte pode ser conferida no site: www.susannefreytag.com. De vez em quando faz algumas aparições em pequenos shows; em 2013 cantou ao lado de Claudia em um concerto em Londres;
Andreas Thein: após sua demissão em 1984, se focou em outros projetos como o Kino e Rififi (que fez bastante sucesso com a faixa “Dr. Acid & Mr. House”). Também chegou a escrever letras de canções para Boy George. Em 2002, colaborou com Dörper em “The Secret Tapes: Dr. Mabuse”, um álbum de edição limitada que inclui as primeiras demos do Propaganda, mas que saiu com o nome dos dois fundadores do grupo. Vítima do câncer, Thein morreu em 30 de maio de 2013;
Betsi Miller: ela se casou com Chris Hughes (o co-produtor do álbum “1-2-3-4”) e o casal tem três filhos. Fez participação como ‘backing vocal’ em um trabalho de Sarah Brightman que foi lançado em 1996; um ano depois se envolveu das gravações de um novo material da banda Gene e em 2004 até participou em um álbum que contém músicas para voltadas para o público infantil. No presente momento está focada em estudos e pequenas colaborações musicais;
Brian McGee: em 2009 formou uma banda chamada Ex-Simple Minds (XSM) com seu irmão mais novo Owen Paul e o colega Derek. XSM está “na ativa” e lançou dois singles até agora (o último foi no ano de 2012). Atualmente Brian vive em Glasgow;
Derek Forbes: o ex-integrante do Simple Minds (e também do Propaganda) se juntou à vários conjuntos, entre eles: Oblivion Dust (do Japão), Spear of Destiny (Inglaterra) e XSM (Escócia). No ano de 2009, ganhou o prêmio de melhor baixista escocês que foi votado pelos leitores do Dear Scotland (espécie de um blog que reúne informações sobre música, esporte, entre outros).
Em 2012, Forbes saiu do XSM e se uniu à ao Big Country após a demissão do baixista Tony Butler e permanece no grupo até então. Mora em Gasglow.
|