Por onde andam os Pet Shop Boys?



O Pet Shop Boys ao lado do Erasure, Soft Cell e Yazoo é uma das bandas de maior sucesso surgida nos anos 80. Boa parte da imprensa britânica considera a dupla formada por Neil Francis Tennant e Christopher Sean Lowe a maior dupla de pop eletrônico da história da música, devido ás suas composições extremamente instigantes, inteligentes e aos arranjos maravilhosos de suas músicas. A dupla mostrou a que veio com seus primeiros discos: Please, Actually e Introspective recheados de clássicos que arrebentaram nas pistas do mundo todo e até hoje fazem a cabeça da galera como: West End Girls, It´s A Sin, Always On My Mind e Domino Dancing, apenas para citar alguns dos seus principais sucessos.

Uma curiosidade que muitos não sabem em relação ao nome da banda, é que antes se chamavam de West End (região da cidade de Londres). Mas algum tempo depois, adotaram o nome de Pet Shop Boys por conta de alguns amigos de Chris que trabalhavam em uma Pet Shop. Ainda no final dos anos 80, a dupla ao lado do guitarrista Johnny Marr (depois do fim dos Smiths) e Bernard Sumner do New Order formou a banda Electronic. Este super grupo tinha tudo para ser a grande banda dos anos 90, porém cada um acabou seguindo o seu caminho, sendo lançados apenas 3 discos. A banda chegou a realizar um show muito concorrido, com seus ingressos esgotados em pouco minutos, em uma época que ainda não havia internet. O Electronic ainda contou com colaborações de Karl Bartos do Kraftwerk. Nos anos 90 a dupla continuou a sua trajetória de muito sucesso com o disco Behaviour que tem a maravilhosa Being Boring que rendeu um dos videoclipes mais lindos da história. Em seguida a banda lançou a coletânea Discography que reuniu todos os seus singles e mais duas novas faixas. Em 1993 eles lançaram o álbum Very, que incluiu a versão espetacular de Go West, clássico da banda Village People. A dupla esteve no Brasil pela primeira vez em 1994 realizando shows inesquecíveis e ganhando inspiração para seu próximo álbum Bilingual de 1996. Neste disco, a dupla deixou explícitas influências de música latino-americana, principalmente na música Se a vida é.

Em 1999 a banda lançou o seu sétimo álbum intitulado Nightlife e em 2003 o disco Release, ambos sem muita repercussão e sem repetir o grande sucesso dos lançamentos anteriores. Ainda em 2003, foi lançada uma nova coletânea chamada Pop Art: Pet Shop Boys - The Hits. A dupla voltou aos holofotes em 2006 com o disco Fundamental, que atingiu a posição de número cinco no Reino Unido. Fundamental foi a ponte perfeita para o disco posterior intitulado simplesmente de YES, lançado no ano de 2009. O disco obteve sucesso imediato de crítica e público, tornando a dupla aclamada novamente, tanto que ainda em 2009 eles receberam o prêmio BPI para a Extraordinária Contribuição á Música Britânica na cerimônia do Brit Awards.



No ano de 2013 o PSB deixou sua gravadora de longa data, a Parlophone para assinar com a Kobalt e posteriormente lançar o disco Eletric no mesmo ano. Este disco obteve também enorme sucesso e repercussão alcançando posições altas nas paradas do Reino Unido e Estados Unidos (este álbum foi o mais bem sucedido da dupla em quase 20 anos). Em 2014 eles aproveitaram o embalo do sucesso de Eletric para gravar o disco seguinte: Super ao lado do produtor Stuart Price e o primeiro single deste disco foi para música The Pop Kids. Em 2016 o PSB apresentou parte da premiação do semanário musical NME (New Musical Express) e em 2017 a banda retornou a premiação para receber o prêmio Godlike Genius, sendo apresentados por Johnny Marr dizendo o quanto a dupla mudou a música pop. No final da premiação deste ano os três ainda se juntaram a Royal Philarmonica para uma apresentação épica.

Ao longo de sua carreira, vale citar que o Pet Shop Boys criou uma relação de amizade e respeito com diversos artistas dos mais diversos gêneros que resultou em diversas parcerias como o dueto com a cantora Dusty Springfield na música What Have I Have Done To Deserve This e com David Bowie em Hallo Spaceboy. Eles ainda produziram versões remixes para músicas de Madonna, Lady Gaga e os alemães do Rammstein. O Pet Shop Boys também sempre foi responsável por shows altamente produzidos, dignos de espetáculos da Broadway. É aquele show que você vai e tem que ficar atento a todos os detalhes, tornando os shows deles uma experiência simplesmente fora do comum. Quem já foi ou viu algum show deles, sabe do que estamos falando. E para quem nunca conseguiu ver a dupla ao vivo, não precisa ficar triste. Em Setembro de 2017 o Pet Shop Boys chega mais uma vez ao Brasil (ao todo a banda já passou por aqui seis vezes) com a turnê do disco Super. Eles irão se apresentar no Rock In Rio pela primeira vez e logo no primeiro dia do festival no palco mundo, sendo desde já um dos shows mais aguardados do festival. Em seguida eles seguem com a sua turnê para Brasília e aqui em São Paulo eles se apresentam no dia 19 no Espaço das Américas. Então corra para garantir os seus ingressos para estes shows que com certeza serão inesquecíveis e venha curtir todos os sucessos deles, sempre presentes aqui na pista do Autobahn!



07/06/2017 - Ronaldo Martins Lima

S