filmes
Por onde anda Ralph Macchio?

Quem nunca tentou, ao menos uma vez na vida, imitar o golpe derrateiro que deu a vitória do franzino Daniel Larusso no primeiro filme da trilogia Karatê Kid, que saia do tatame.

Ralph George Macchio nasceu em 4 de novembro de 1961. Ainda na adolescência, fez alguns comerciais para a TV e pequenas pontas em seriados. Sempre teve uma aparência meio infantil, fato que no começo era uma vantagem muito bem explorada, mas que com o passar do tempo, veio a se tornar um transtorno, pois acabavam lhe dando sempre o mesmo tipo de papel: personagens frágeis, ingênuos e quase sem nenhuma expressão. Quando interpretou Daniel San, já tinha 23 anos, apesar de aparentar 16.

O primeiro papel de maior notoriedade foi em Vidas sem Rumo (1983). No ano seguinte, foi convidado para interpretar Daniel Larusso em um filme direcionado ao público adolescente: Karatê Kid. Com seu jeito meigo e ingênuo, Ralph Macchio conquistou definitivamente seu espaço com este personagem. Depois de Karatê Kid - A Hora da Verdade (1984), vieram mais duas sequências: Karatê Kid 2 - A Hora da Verdade Continua (1986) e Karatê Kid 3 - O Desafio Final (1989).

Diversão garantida nas nossas tardes, o filme conta a história de um garoto que se muda para uma nova cidade e vira alvo de uma gangue de valentões. Nisso, ele conhece Sr. Miyagi, interpretado por Pat Morita. Com a orientação e ajuda do seu novo amigo, Daniel consegue não só superar suas inseguranças como se torna um exímio lutador das artes marciais e assim, vence aqueles que o importunavam em um Campeonato, ganhando respeito e admiração.

No entanto, depois desse estrondoso sucesso, Ralph não conseguiu sustentar sua carreira. Desde que Daniel Larusso aposentou o kimono, o ator nunca mais encontrou um papel que lhe projetasse da mesma maneira. Fez várias participações menores em filmes não tão bem sucedidos como A Encruzilhada (1986) e Nu em Nova York (1992), no qual contracenou com Eric Stoltz. Nesse mesmo ano, fez Meu Primo Vinny, seu filme de maior destaque na década de 90. Casou-se em 1987 e tem dois filhos: Julia e Daniel.

Nos últimos anos, atuou em apenas dois filmes: Can't Be Heaven (1999) e Dizzyland (1998). No primeiro, ele interpreta Hubbie Darling, um saxofonista de jazz morto há 60 anos, que se recusa a ir para o céu sem sua amada, ainda viva. Em Dizzyland, que conta a história de uma jovem molestada sexualmente, Ralph aparece como coadjuvante, somando mais uma atuação pouco expressiva em seu currículo.

Ainda em 1998, o ator usou sua voz de adolescente para dublar o rato Timmy, desenho animado produzido pela MGM. Arriscou-se também na direção e roteiro de Love Thy Brother (2002) e A Cold Day in August (2003).

Sheyla de Campos
08/05/2007