Um dos astros mais reverenciados nos anos 80, "Sir" Thomas Sean Connery, é o ator britânico imortalizado pelo papel do agente James Bond na série dos filmes 007, ele protagonizou filmes eletrizantes que não saem da nossa memória e foi considerado por décadas um dos homens mais charmosos e elegantes do mundo.
Sean Connery nasceu em Edimburgo na Escócia no dia 25 de agosto de 1930 e após servir a Marinha Real e ser o terceiro colocado no concurso de Mister Universo, foi incentivado por amigos a fazer testes para peças de teatro e a entrar no mundo artístico.
No final dos anos 50, Sean começou sua carreira de ator fazendo pequenas participações em filmes e programas de TV, mas sem grande expressão. Em 1961 participou de testes para a que se tornaria a mais popular e bem sucedida série de filmes do mundo, James Bond 007 de Ian Fleming.
O filme "007 Contra o Satânico Dr. No" estreou em 1962 sendo sucesso de público e crítica tornando Sean Connery conhecido mundialmente.
Sua atuação fenomenal o tornou protagonista de mais 5 filmes da série, todos seguindo o mesmo sucesso mundial.
Os anos 80 foram recheados de grandes produções protagonizados por Sean como "Highlander o Guerreiro Imortal", "Indiana Jones e a última Cruzada", "O Nome da Rosa" e "Os Intocáveis" em 1987, filme esse que lhe rendeu o Oscar tão esperado em sua carreira como melhor ator coadjuvante, momento esse em que foi aplaudido de pé e reverenciado por todos os convidados da festa.
Nos anos 90, seguiu com sua carreira promissora e estrelou grandes produções como "Caçada ao Outubro Vermelho", "Armadilha", "Highlander II", "Lancelot o Primeiro Cavaleiro", "Coração de Dragão", "A Rocha" entre outros.
Engajado politicamente, Sean Connery é um dos maiores colaboradores do Partido Nacional Escocês que luta pela independência do seu país.
Em 05 de julho de 2000, Connery recebeu da Rainha Elizabeth II o título de "Sir" , título esse utilizado na Grã-Bretanha como forma de agraciar algumas personalidades da nobreza e realeza, por sua contribuição às artes. A cerimônia foi realizada na Escócia a pedido do próprio Sean onde o mesmo apareceu vestido de seu Kilt, traje típico da Escócia.
O ator, hoje com mais de 80 anos, anunciou sua aposentadoria em 2005 depois do fracasso do filme "A Liga Extraordinária" de 2003, quando o mesmo dizia estar decepcionado com a indústria de filmes Hollywoodiana.
Em 2006, o eterno James Bond emprestou sua voz para o game "007 contra Moscou" e em 2012 para o desenho animado "Sir Billi o veterinário".
Sean é reservado, raramente é visto em eventos. Em 2012 surpreendeu a imprensa quando apareceu na final do US Open para apreciar a vitória do tenista escocês Andy Murray, com seu charme irresistível Sean virou o centro das atenções impecavelmente vestido e em ótima forma física.
Em 2013 surgiu um boato que o mesmo estaria sofrendo de mal de Alzheimer, boato esse desmentido pela sua assessoria de imprensa e amigos mais próximos.
Como ele mesmo faz questão de se manter longe dos holofotes, o pouco que sabemos é que hoje ele mora na Espanha com a esposa e vivi uma vida tranquila, portanto só nos resta desejar vida longa a esse magnífico ator que deixa saudades tanto pela sua atuação como pelo seu chame e elegância que fizeram bater forte muitos corações por várias gerações.
Até a próxima!!!!
|