filmes
Por onde anda o The Smiths?

Morrissey: Após o fim dos Smiths, Morrissey seguiu com uma vitoriosa carreira solo, lançando álbuns fantásticos, como Viva Hate, Your Arsenal e Vauxhall And I, além de ter emplacado pelo menos um hit mundial: a clássica e maravilhosa "Suedehead".

Apesar disso entrou pela primeira vez no Top 50 americano com "The More You Ignore Me, The Closer I Get", cujo clip foi massivamente veiculado pela MTV ianque.
Depois das baixas vendas de Maladjusted, álbum de 97, Morrissey rompeu com a Island, seguindo sem gravadora.

Apresentou-se no Brasil em 2000 numa série de shows inesquecíveis. Depois de sete anos assinou finalmente com o selo Attack e lançou o álbum You Are The Quarry, que contém as maravilhosas "The First of the Gang to Die" e "Irish blood,English Heart".

Com produção de Tony Visconti, lendário por trabalhar com David Bowie, com um arranjo de cordas do mestre Enio Morricone em uma de suas faixas, chega em 2006 Ringleaders Of The Tormentors, o mais novo rebento de Morrissey, elogiadíssimo pela crítica, e atingindo o número 27 no Top 200 da Billboard.

Há alguns anos Morrissey vive em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde é vizinho de porta de nada menos que Johnny Depp! Segundo ele mesmo disse, Los Angeles foi escolhida por acaso, pois tudo o que ele precisava era deixar a Inglaterra, dizendo que a cidade não tinha atrativo nenhum e que ele poderia morar em qualquer lugar que não faria diferença. Mas admitiu que ainda tem um forte vínculo com Manchester e a Inglaterra e que algumas coisas não podem ser apagadas.

Em uma entrevista recente, logo após completar 40 anos, durante sua nova turnê "Tour of the Tormentors", Morrissey declarou que se sentia muito contente, que o seu sucesso mostrava que nem todo mundo quer gente como "Broccoli Spears" e "Backstreet boys".

Quando questionado sobre como seria conhecer o Morrissey de 1983, ele disse que não gostaria de conhecer aquela pessoa, que fugiria pela escada de incêndio antes mesmo do alarme tocar.

Esse é o Morrissey que conhecemos e amamos.

Johnny Marr: Juntou-se ao The The em 89 no álbum Mind Bomb. Após esse álbum formou o Electronic com nossos velhos camaradas Bernard Sumner (New Order) e Neil Tennant (PSB) emplacando o hit "Getting Away With It".

Durante os anos 90 permaneceu numa espécie de semi-hibernação, fazendo algumas participações especiais, tocando novamente com o The The no álbum Dusk, e lançando o aguardado segundo álbum do Electronic: Raise The Pressure, de 1996. Três anos depois veio o terceiro do Electronic, Twisted Tenderness, que só foi lançado na Inglaterra no outono de 2000.

Forma então o Johnny Marr and the Healers e segue apresentando-se pela Inglaterra. Em 2002 finalmente apresenta a formação definitiva da banda, que conta com o baixista Alonza Bevan, ex-Kula Shaker, e o baterista Zak Starkey, filho de Ringo Starr dos Beatles.

Em 2003 sai o álbum Boomslang que atinge o nono lugar da parada Heatseekers da Billboard. Em janeiro desse ano tocou em um show beneficente em Manchester, incluindo as clássicas "There’s a Light That Never Goes Out" e "How Soon is Now".


Mike Joyce:
Tocou na banda de Sinéad O´Connor e trabalhou com Julian Cope, do Teardrop Explodes, em Peggy Suicide.

Processou Morrissey e Johnny Marr exigindo que sua porcentagem em cima dos lucros obtidos com a execução das músicas dos Smiths fosse maior que os 10% que ele, assim como o baixista Andy Rourke já recebia. Morrissey e Marr recebem 40% cada um. Mike ganhou a parada e Marr pagou a sua parte, porém Morrissey continua recorrendo e, já que perdeu na Suprema Corte Inglesa, apelou para a corte da União Européia.

Após o retorno dos Buzzcocks em 89, Mike assumiu as baquetas no lugar de John Maher que, curiosamente, tem o mesmo sobrenome de Johnny Marr, fazendo-o adotar o Marr para evitar confusões. A estada dele com os Buzzcocks durou pouco e após isso tocou em algumas ocasiões com o PIL até 92.

Em 99 tocou como convidado na banda Aziz , em um show beneficente e no álbum de estréia da mesma. Atualmente, ele e Rourke, tocam com o excêntrico Vinny Peculiar.



Andy Rourke: Ao lado de Mike Joyce também tocou com Sinéad O´Connor e participou da banda Adult Net, de Brix E. Smith, esposa de Mark E. Smith, do The Fall.

Tocou também na banda Aziz, novamente com Mike Joyce, com quem toca atualmente, como já disse, com o cantor Vinny Peculiar.

Em janeiro de 2006 Andy promoveu um concerto em Manchester para angariar fundos para a luta contra o câncer, apresentando-se ao lado de Johnny Marr. Na ocasião tocaram "How Soon Is Now" e "There´s A Light That Never Goes Out", do repertório dos Smiths. Participaram deste mesmo concerto lendas do quilate de New Order, Mani, do Stone Roses e Bez, do Happy Mondays.


 

 

Alessandra Garanci
05/09/2006