A banda Talk Talk surgiu em Londres no ano de 1981, após o vocalista e guitarrista Mark Hollis ter conhecido o baixista Paul Webb, o baterista Lee Harris e o tecladista Simon Brenner. Depois de gravar uma série de demos com o produtor Jimmy Miller o Talk Talk assinou contrato com a EMI que tentou moldar a banda ao espírito do novo estilo New Romantic tanto que a gravadora colocou a banda para abrir um show do Duran Duran em 1982.
A banda havia sido definida primeiro como Synth Pop, mas eles tinham uma profundidade lírica que era ausente na maioria dos registros de outras bandas do mesmo movimento, a posterior demissão de Brenner deixou bem claro que a banda não precisava mais contar com os sintetizadores.
O ponto da virada do Talk Talk foi com a chegada do produtor e multi instrumentista Tim Friese-Greene que ficou ligado aos Talk até ao fim da carreira da banda londrina. Tim acabou se tornando um membro não-oficial do grupo. O grupo resolveu então abandonar o passado “new romantic” e partiu para a descoberta de novas e complexas texturas harmônicas.
O grande mérito de Friese-Green era sua habilidade em lidar com Mark, um sujeito extremamente difícil, além de ser um pianista talentoso e bom arranjador, sendo co-autor das canções “It’s My Life” e “Dum Dum Boys”.
Lançada em 1984, a canção “It’s My Life” fracassou sendo apenas o número 46 na parada de compactos. O disco de mesmo nome foi lançado no mês seguinte e mostrava a imensa evolução do grupo em relação ao LP de estréia.
A banda teve seu fim em 1992, o que sabemos dos seus integrantes é que Paul Webb e Lee Harris formaram a banda O’Rang, Paul Webb no inicio do ano de 2000 adotou o nome de "Rustin Man" e colaborou com Beth Gibbons no álbum Out of Season (2002). Mais recentemente, em 2006, ele produziu o álbum “The Year of the Leopard”, de James Yorkston.
Mark Hollis lançou um álbum solo com o seu nome em 1998 e participou de alguns projetos musicais ocasionais com outros artistas, ele decidiu se aposentar da indústria da musica para viver no campo com sua família, para ele não dá pra ser um musico e sair em turnês e conseguir ao mesmo tempo ser um bom pai.
Em 2004, Hollis ressurgiu brevemente para receber um Broadcast Music Inc. Award por ter escrito It’s My life.
Apesar da ausência de hollis dos olhos do publico ele, assim como o Talk Talk continuam a serem mencionados na imprensa dentro e fora da Grã-Bretanha como artistas que se recusaram a fazer musicas comerciais para ser manterem fieis a sua arte.
|