No fim dos anos 70, um jovem chamado Ian Astbury decidiu criar uma banda. Este foi o início do Southern Death Cult, um grupo de rock gótico pós-punk. A música do grupo não combinava totalmente com o seu estilo, uma vez que Astbury era muito influenciado pela música e visuais dos anos 60.
Em 1983, com o fim do Southern Death Cult, Ian Astbury junta-se a Billy Duffy (guitarra, ex-Theatre of Hate), Jamie Stewart (baixo, ex-Ritual) e Ray Mondo (bateria), e a banda passa a se chamar Death Cult.
Em uma sexta-feira 13, como não poderia deixar de ser (13 de Janeiro de 1984), antes de fazerem um programa de TV, Ian decide que a banda passaria a se chamar The Cult, retirando, assim, a conotação "gótica" da banda. Astbury justificaria assim esta mudança: "nós somos mais vida do que morte".
Para quem gosta de um rock de raiz, original, com muita força e pegada, vai gostar de ouvir essa banda que é inglesa, e cujo guitarrista, responsável pelos incríveis riffs de músicas como Wild Flower, Love Removal Machine, Wild Hearted Son, etc.
Além de serem originais, tanto na performance no palco, o são também na filosofia do grupo, que segundo declarações de Ian, não são uma banda de carreira. Quando Ian se deparou com esquemas do showbiz altamente comerciais, preferiu dar um tempo, se envolvendo com bandas como The Doors, etc. Ele não gosta de enquadrar sua música em qualquer forma pré-estabelecida, apenas diz que o som do The Cult contém todos os ingredientes básicos do rock, violência, rebeldia, sexo, e amor.
A banda lançou o disco novo no dia 22 maio. ”Choice of Weapon” é o primeiro álbum do grupo britânico desde 2007, quando o elogiado ”Born Into This” teve boa aceitação de crítica e público. O disco tem 10 faixas e conta com a produção da dupla Bob Rock e Chris Goss.
|
|
Choice of Weapon foi gravado em diversos estúdios nos Estados Unidos e terá novamente o Cult comandado pela dupla Ian Astbury (vocal) e Billy Duffy (guitarra). O baixista Chris Wyse e o baterista John Tempesta completam o grupo, que fez um grande show em São Paulo em 2011.
O grupo liberou no YouTube o clipe da música “Honey from a Knife”, do seu mais recente álbum “Choice of Weapon”. É o segundo vídeo deste disco, já que, em abril, a banda britânica de hard rock já havia lançado um outro clipe para a canção “For The Animals”.
|