Antenna
Por onde anda o Zé do Caixão?
Imagem Clássica
Atualmente

José Mojica Marins ou como ficou conhecido, Zé do Caixão, o personagem mais ilustre da história dos filmes de terror no Brasil. Zé do Caixão apresentava os mais horripilantes filmes de terror que passavam na TV nos anos 80, além de estrelar e produzir vários filmes e dezenas de episódios em séries que fez para a TV.

Nos anos 80, José Mojica encarnava o Zé do Caixão, apresentando filmes de terror e histórias macabras criadas por ele, na única série brasileira de terror, uma fase na TV Record, às sextas, uma hora antes da "Sala Especial", programação preferida pelos adolescentes da época, Zé do Caixão e na sequência Sala Especial. Com suas unhas imbatíveis, batendo qualquer Guiness Book, Zé do Caixão também apresentou programas nas TVs Tupi, Bandeirantes e novamente na TV Record aos sábados por volta da meia-noite! Mas nem Zé do Caixão conseguiu escapar da estúpida censura da ditadura militar. Até episódios de terror foram censurados, entre eles: Feitiçaria, O Fabricante de Abat-Jours, A Testemunha, Incógnita, A Testemunha e o Homem da Capa Preta. As unhas dele ficaram marcadas nas cabeças de todas as crianças e adolescentes dos anos 80, principalmente pelos programas de TV e seriados que protagonizou e apresentou.

Nos 90, mais exatamente em 1996, a TV Bandeirantes, trouxe de volta o Zé do Caixão e arranjou duas companheiras para ajudar Zé do Caixão, duas garotas vestidas de pombas-giras passaram a ser suas auxiliares para assombrar os telespectadores.

Em 2006, Zé do Caixão começa a trabalhar no filme que completaria a sua trilogia. Quando tocou como convidado do Autobahn na sua aparição anual no Halloween anos 80, em outubro de 2006, Zé já procurava na festa figurantes para rodar o filme. Em 2007 o ator, produtor e cineasta, lança um dos filmes mais premiados de sua carreira, completando a trilogia: À Meia-Noite Levarei sua Alma, Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver e Encarnação do Demônio, desta vez com uma verba de mais de um milhão de reais.

Neste ano Zé começou a colher os frutos de sua produção. Em julho, foi o grande vencedor do Festival de Paulínia, faturando 7 prêmios: Melhor Filme, melhor fotografia, melhor montagem, melhor edição de som, melhor direção de arte e melhor trilha sonora. O filme ganhou também exibição hors concurs no Festival de Veneza. Na Espanha, há 15 dias atrás, foi escolhido como o Melhor Filme de Terror no mundo. Mais do que em alta, Zé do Caixão vem comemorar esses prêmios na festa Autobahn deste sábado, 01/11, tocando como DJ convidado na superfesta de Halloween do Projeto Autobahn. Sábado é o dia de conhecer pessoalmente o personagem mais famoso do cinema brasileiro mundo afora. Como a agenda do moço está lotada ultimamente e pouco tem ficado no Brasil, dada a quantidade de festivais em que seu filme foi indicado, essa é uma chance única para conhecer o lendário Zé do Caixão e ainda tocando como DJ.

Nos vemos no sábado na festa mais esperada do ano!!!

Marcos Vicente
28/10/2008

voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80