Media  |
Fale  |

Brinquedos
Brinquedos Eletrônicos

Como estamos no mês de outubro, dedico esta matéria à todas crianças do Brasil, em especial, aos filhos dos nossos amigos da Família Autobahn. Que com certeza, serão bem encaminhados e influenciados pelo bom gosto musical de seus pais que um dia foram ''pequenos'' e graças ao Projeto Anos 80, continuam a reviver, redescobrir e despertar a criança interior dentro da alma.

Hoje, vamos relembrar de alguns brinquedos ''inteligentes'' e educativos desta década: Pense Bem, Merlin, Turbo Video e a Calculadora do Professor Corujinha.

Pense Bem (Tec Toy): ''Muito mais do que um brinquedo, quase um computador''. De fato, pode-se dizer que este brinquedo foi um dos primeiros ''notebooks'' da história pelo seu visual, que lembra um pouco os ''notes'' de hoje. Era recomendável para meninos e meninas a partir dos 6 anos de idade e vinha com 10 jogos incríveis, temas variados, desde matemática até música. Era um teste conhecimentos gerais, com perguntas difíceis e desafiantes para seus jogadores, acompanhado de um livro de atividades ''programadas'', ricamente ilustrado e totalmente colorido. Além de um adaptador de energia, claro...rs. Em algumas versões, vinha um personagem infantil famoso: Tio Patinhas, Pato Donald, Turma da Mônica e até o Sonic. Lembro que havia sorteios nos programas infantis do SBT e confesso que adoraria ter um, mas ficou só na vontade, rs. Sem dúvida, o supercomputador mais desejado pela criançada na época, o primeiro contato delas com a informática na história. Este é mais um daqueles que sempre quis ter, mas nunca tive, rs.

Turbo Video Drive (Tec Toy): Outro sonho de consumo da meninada dos anos 80. Era muito interessante, um simulador de corrida de carros, com direção, marchas, chaves e ainda fazia som de corrida mesmo. Despertava o interesse dos meninos em se tornarem um Emerson Fitipaldi, Piquet ou um Senna. Muito bacana!!!

Merlin (Estrela): Corria o ano de 1981, quando a Estrela produziu o primeiro telefone sem fio (infantil) da história. Este, parecia um ''tijolo'', era vermelhão e continha 6 jogos, vinha com um manual e os seguintes dizeres: ''Um verdadeiro computador de bolso'', o que era absolutamente incrível na época. Seu lançamento aqui no Brasil, foi motivado por outro lançamento que aconteceu um ano antes: o Genius, em 1980. O sucesso dos brinquedos eletrônicos e a receptividade imensa à época, fizeram com que ambos fossem os ''brinquedos do momento''. Olhando hoje em dia, o Merlin parece um daqueles telefones celulares bem antigos, porém, funcionava praticamente do mesmo jeito que o Genius, cheio de combinações que deviam ser seguidas pelos jogadores e 6 níveis de jogos: 1. Jogo da Velha, 2. Máquina do Som, 3. Eco, 4. Faça 13, 5. Quadrado Mágico e 6. Código Secreto. Hoje em dia, se tornou um brinquedo raríssimo de se encontrar.

Calculadora do Professor Corujinha LCD (Texas Instruments): Era um tipo de calculadora, só que ao contrário: Nela, o ''professor'' propunha problemas matemáticos e você tinha que dar a resposta. Se estivesse correta, ele lhe dava os parabéns. Acompanhada de um livro de atividades. Um brinquedo educativo, que incentivava a molecada a utilizar a calculadora e as ensinava de uma forma divertida, fazer contas. Funcionava da seguinte forma: Possuía 4 níveis de dificuldade a escolher: iniciante ao avançado, depois tínhamos as 4 operações fundamentais, após a configuração, o Corujinha apresentava uma operação matemática e a criança quem fazia o cálculo, digitando assim o resultado alcançado. Estimulava o gosto pela matemática, era ótimo!!!

Bem pessoal, foi grande satisfação que relembrei pra vocês alguns brinquedos marcaram uma geração.

Abraços e até breve!!!

Marco Paulo Vieira