S
Sem dúvida, um dos brinquedos mais icônicos da década de 80, os Comandos em ação fizeram alegria de muitas crianças da época, inclusive deste que vos escreve. Brincadeira que foi além das prateleiras das lojas para dar origem ao próprio desenho animado e décadas depois fomentando mega produções hollywoodianas bem sucedidas no mundo todo.
Sua trajetória teve inicio em 1964, quando a fábrica de brinquedos Hasbro lançou a linha G.I. Joe, que trazia bonecos com vestimentas militares inspiradas no exército americano e incrementadas com armas, acessórios e até alguns veículos.
Estes bonecos mediam cerca de 30 cm de altura. Foram os primeiros bonecos voltados para os meninos. o publico brasileiro só foi ter acesso a estes brinquedos na década seguinte, quando receberam o nome de Falcon. Porém, em 1978, as vendas tiveram uma queda brusca que culminou com o cancelamento da linha pela Hasbro, devido a associação que as pessoas faziam dos bonecos com o exército dos EUA, que naquele momento estava com a popularidade abalada pela guerra do Vietnã.
Mas para a felicidade da criançada dos anos 80, uma nova linha foi lançada em 1982, mais compactos, desta vez com cerca de 10cm de altura e recebendo o nome de G.I. Joe Real American Hero.
E não tinha nada de "Action Figure", nós chamávamos de "hominho" mesmo.
Essa serie teve grande aceitação com os meninos pela riqueza de detalhes nos rostos, pintura bem realista para um brinquedo, articulações nas pernas, braços, cintura e pescoço e ainda eram equipados com toda uma variedade de acessórios, que variavam entre mochilas, lanternas, maletas, capacetes e armas. O sucesso foi tanto que os novos G.I. Joe logo foram comercializados em diversos países, no Brasil eles chegaram em 1984 pela fabrica Estrela, com o nome de Comandos em Ação.
Além dos modelos internacionais, a Estrela também criou personagens e versões exclusivas para o Brasil, com uma combinação de peças de várias figuras diferentes, os bonecos Relâmpago e Gatilho foram concebidos desta forma.
A linha foi ficando cada vez mais vasta e não se restringia a temática dos soldados, pois tinha boneco médico, alpinista, cientistas, piloto e até paraquedista, este modelo alias, realmente vinha com paraquedas que funcionava mesmo. (Quem morava em sobrado, sabe do que estou falando) e claro os inesquecíveis antagonistas, os bonecos do exército "Cobra"
Se os bonecos eram legais, melhor ainda eram os veículos, tanto os Comandos quanto os Cobras tinham os seus, as opções variavam desde jipes mais simples até caças
de batalha que davam uma dinâmica única e deixavam as brincadeiras mais intensas e a coleção mais vistosa. Vários destes veículos eram concebidos para ter seu próprio oponente, o que fazia as crianças quererem comprar um atrás do outro, para otimizar as batalhas, a lancha hidrojato Cobra, era perfeita para o enfrentamento contra o Hovercraft dos Comandos.
O item mais cobiçado (e caro) da coleção foi sem duvida o quartel general dos Comandos em ação, que tinha metralhadoras em suas muralhas, prisão para os inimigos, refeitório e vários setores distintos. Até hoje uma raridade muito valorizada nos sites de vendas de artigos usados.
Os Comandos em Ação foram lançados até o ano de 1995 com cerca de 130 figuras e quase 100 veículos.
Nos anos 2000, a Guliver tentou relançar os bonecos por aqui, nomeando a linha como G.I. Joe, o nome original. Porém, por chegar de forma tímida, poucos colecionadores ficaram sabendo desse relançamento. Sua fraca distribuição dificultou que os fãs encontrassem as figuras com facilidade, fazendo com que a iniciativa não durasse nem 1 ano, saindo do país em seguida.
Ao longo dos anos, os Comandos em Ação apareceram em diversas mídias como HQs e já participaram de crossover com os Transformers.
Comandos em Ação ganhou várias séries animadas desde os anos 80 até os 2000. Em 2009, foi lançado o primeiro filme live action chamado G.I. Joe: A Origem de Cobra, que ganhou a sequência G.I. Joe: Retaliação.
É Neste sábado a Última Festa ANOS 80 de 2019! E o melhor quem escolhe as músicas é você! A festa mais esperada do ano em São Paulo!
Nos vemos lá
|