filmes
Ferrorama


Lançado no começo dos anos 80 no Brasil pela Estrela o Ferrorama, era um dos brinquedos mais completos da época. Com uma locomotiva elétrica, acompanhada de vagões em uma pista que variava de acordo com o modelo. A propaganda dizia: Ferrorama o primeiro trem elétrico automático fabricado no Brasil. O XP 100 foi o primeiro a ser lançado e obviamente era o modelo mais simples.

OCom uma pista oval trazia dois vagões (o de carvão e o de carga), e a locomotiva com marcha-à-ré. O modelo XP 200 apresentava um vagão a mais, que era o de combustível (amarelo com o símbolo da Shell), além de desvios e desengate automático de vagões. Pouca diferença do modelo XP 300, que apresentava como novidade uma pista um pouco maior que o XP 200.

Vamos ao XP 400, este com apenas dois vagões, o de carvão e um vagão de passageiros na cor azul com uma faixa branca na lateral. A pista agora conta com rampas e cancela, alem dos desvios.

No modelo XP 500, locomotiva muito maior e mais envocada, com apenas um vagão de passageiros, a pista com um novo circuito tinha como grande novidade uma ponte. Mas sem sombra de dúvida o modelo mais completo desta serie era o XP 600, lançado um pouco depois. Uma nova locomotiva na cor vermelha com faróis que acendiam e duas velocidades, com um vagão de passageiros também na cor vermelha.


A pista apresentava vários pilares, com 25 curvas, três desvios e varias retas além de cancela e ponte. Mais duas séries foram lançadas pela Estrela. Os modelos XP 1100, XP 1200, XP 1300, XP1400 e XP 1500, que tinham poucas diferenças dos modelos anteriores. A principal novidade estava na locomotiva, agora com faróis e o som da Maria-fumaça.

A ultima série batizada de SL trazia os seguintes modelos: SL-2000, SL-3000, SL-4000, SL-5000 e SL-5000 “Beto Carreiro”, com traçados bem diferentes dos anteriores, pois tinham desvios duplos, cruzamento em X, casinha de som, vagão com containeres, e também um modelo com duas locomotivas (bem mais coloridas, assim como os vagões). Hoje em dia muitas são as pessoas (na maioria marmanjos com mais de 30 anos..rs) que colecionam o Ferrorama, para satisfazer um sonho de infância, ou simplesmente para trazer boas lembranças. Falando nisso, lembro muito bem o dia em que ganhei o meu Ferrorama XP 300, isso no começo dos anos 80. Uma alegria única e que esta viva em minha memória ate hoje. Guardo com carinho este brinquedo que marcou toda uma geração de garotos dos anos 80.

Abraço a todos.


Sandro Moraes
Edições anteriores


voltar