Coletâneas


12 Hits Jovem Pan - New England

É isso aí galera que se liga no Autobahn!

Faremos hoje uma viagem no tempo e musical até a Inglaterra, com parada no ano de 1985. A rádio Joven Pan, uma das principais da época (num estilo jovem e na sua linguagem voltada para esse público), resolve inovar e apostar no lançamento de uma coletânea que além de rara em vinil, não se encontra em nenhum download pela internet. Ou seja, item de colecionador mesmo!!! O disco é composto por artistas sensacionais como U2, Peter Schilling, Alphaville, Frankie Goes to Hollywood, Matt Bianco, entre outros. É hora de recordar cada faixa com carinho e saudade:

Faixa a Faixa:

FICHA NEW ENGLAND
12 Hits Jovem Pan

"12 Hits Jovem Pan - New England "
Data de Lançamento:
1985
Número de Faixas: 12
Estilo: Pop

Faixa-a-Faixa:

Lado A

01. Frankie Goes to Hollywood - Relax
02. U2 - Pride (In The Name of Love)
03. Howard Jones - Look Mama
04. Peter Schilling - Chill of the Night
05. Alphaville - Forever Young
06. Everything but the Girl - When All's Well

Lado B

01. U2 - New Year's Day
02. Lady Pank - Minus Zero
03. Nik Kershaw - The Riddle
04. U.S.E. - Breakin' UP
05. Matt Bianco - More Than I Can Bear
06. Red 7 - Can't Much Anymore

Gravadora: RCA

 



 
sonia
Capa do Single "Relax" do
Frankie Goes to Hollywood

Frankie Goes to Hollywood - Relax: Esta primeira faixa é ótima para dançar em qualquer pista. Tem um som envolvente, boas batidas e realmente faz você viajar na noite. O interessante desta música, é que ela foi trilha sonora do filme ''Dublê de Corpo'' de Brian de Palma, em 1984. Teve o videoclipe banido pela BBC neste mesmo ano, mesmo assim o single ficou cinco semanas consecutivas no topo da parada inglesa, além de ser o sétimo single mais vendido na Inglaterra em todos os tempos. Um dos grandes hits dos anos 80, sem dúvida. O Frankie conseguiu com esse primeiro álbum entrar para o Guiness Book, empatando no recorde com os Beatles, de ter 6 singles de seu primeiro álbum no topo da parada britânica, as 2 únicas bandas que conseguiram tal feito, Frankie Goes to Hollywood e os Beatles... não precisa falar muito mais. Clássica das pistas brasileiras dos anos 80!

U2 - Pride (In The Name of Love):  Bono Vox e sua patota fizeram uma das mais belas canções da carreia do U2 e também o seu maior hit da época, que por sinal teve uma outra song aqui nesta coletânea. Ela foi feita em homenagem ao pastor e ativista político norte-americano Martin Luther King. A música alcançou lugares no Top 5 de vendas do Reino Unido e Top 50 nos EUA. O Rock and Roll Hall of Fame selecionou "Pride (In the Name of Love)" como umas das "500 Canções que moldaram o Rock and Roll". Em uma época sem internet, a Jovem Pan pelo jeito tinha dificuldade em saber o que era da Inglaterra, nessa coletânea por exemplo do 12 hits, 5 são de bandas de fora da Inglaterra, pelo jeito quem organizou a coletânea tinha muito bom gosto, mas dificuldade em conhecer a nacionalidade das bandas.

Howard Jones - Look Mama: Super song dos anos 80. Com um visual bem new wave e conduzindo com muita habilidade, dois teclados ao mesmo tempo, Howard Jones foi um ícone do Synthpop nos anos 80. Este cantor fazia um som muito legal e bem synthpop, emplacando vários outros sucessos como What is Love, New Song e maravilhosa Everlasting Love.

Peter Schilling - Chill of the Night: Faixa própria pra tocar à noite em qualquer festa dos anos 80. Já foi um grande sucesso de pista no Autobahn quando a festa acontecia em Pinheiros e Vila Madalena entre 99 a 2004. A galera curtia bastante, um sucesso absoluto devido ao estilo dançante, contagiante e movimentado que ela imprime ao ouvidos. Schilling era fenomenal. Quem não lembra do mega hit Major Tom, que até hoje abala as estruturas da pista Autobahn.

voicefashion
Capa do Single "Forever Young"
do Alphaville

Alphaville - Forever Young: A mais bonita deste LP. Não tem outra definição que caiba após ouvir esta música. Acho até que seja a melhor já feita pelo Alphaville. Traz uma mensagem de esperança, de vida e tranqulidade. Sucesso total não só dos anos 80 como para sempre... forever!!! Mais uma banda da geração Synthpop da Alemanha, que ao lado do Peter Schilling ficou conhecido na onda da Neue Deutsche Welle, a New Wave Alemã, banda clássica do Technopop!

Everything but the Girl - When All's Well: Esta foi uma dupla (um homem e uma mulher), com um visual totalmente new wave misturado com punk. Ela, com um corte de cabelo curto e arrepiado, além de usar uma camisa abotoada até o pescoço e um paletozinho. Ele, usando brinco na orelha e um estilo de cabelo à lá jogador da NBA. Mesmo assim... fizeram um som interessante aqui, muito querido pela galera de preto nos anos 80, e que depois estourou fazendo Dance Music nos anos 90, com músicas como Missing.

U2 - New Year's Day: Um som que dispensa comentários do começo ao fim. Numa mistura de teclados e guitarras em meio a voz marcante e inconfundível de Bono Vox. Esta é especial porque foi o primeiro hit da banda em 1983 (do álbum "War"), alcançando o "Top 10" do Reino Unido e entrando na Billboard Hot 100 pela primeira vez na sua carreira. Sendo lançada posteriormente no disco The Best of 1980-1990 e U2 18 Singles. Em 2004 a revista Rolling Stone colocou o single no número #427 na sua lista de 500 Melhores Canções de Todos os Tempos.


Capa do Silngle "Minus Zero" do
Lady Pank

Lady Pank - Minus Zero: Quem não conhece e ouve esta faixa pela primeira vez, lembra da música "Tudo Pode Mudar" da banda Metrô. Realmente muito parecidas nos arranjos. Grande sucesso do ano de 1985 da única banda de New Wave polonesa a chegar por aqui.

Nik Kershaw - The Riddle: Música do segundo álbum de mesmo nome e grande sucesso entre 1984 e 1985. Este cantor britânico realizou grandes trabalhos, fazendo muito sucesso na década de 80, inclusive entrando na melhor trilha de filme de todos os tempos, do filme A Garota de Rosa Shocking.

U.S.E. - Breakin' UP: Trata-se de um rock se ouvido nos dias de hoje.

Matt Bianco - More Than I Can Bear: Deliciosa aos ouvidos, grande sucesso de 85 e que faz parte da trilha sonora da maravilhosa rádio Alpha FM. Ótima para se ouvir num final de tarde e início de noite, dentro do carro e em casa, para esquecer dos problemas do dia a dia. Matt Bianco fez parte da geração New Bossa (Bossa Nova inglesa), fase que alguns cantores ingleses, entre os anos de 84 e 86, fizeram várias músicas influenciados pela sonoridade da Bossa Nova.

Red 7 - Can't Much Anymore: Um grupo de rock formado por Mike Rutherford (ex Genesis e Mike and Mechanics), que lançou apenas dois discos, um 1985 e o outro em 1987 com algum relativo sucesso. Na verdade foi um projeto paralelo de Rutherford.

Bem galera, termina aqui a nossa viagem... até a próxima!


Marco Paulo Vieira