Coletâneas
12 Inch Dance 80's

 

FICHA

12 Inch Dance 80's Remix
Data de Lançamento:
2017

CD1

01. Duran Duran - Hungry Like The Wolf (Night Version) - 5:09
02. Spandau Ballet - Chant No. 1 (I Don't Need This Pressure On) (Remix) - 8:00
03. Howard Jones - Pearl In The Shell (Remix Version) - 8:54
04. Blancmange - Don't Tell Me (Dance Remix) - 6:50
05. Blue Zoo - I'm Your Man (12" Mix) - 5:44
06. Bronski Beat - Why (Extended) - 7:43
07. Ultravox One Small Day (Special Remix) - 7:49
08. Thomas Dolby Dissidents (The Search For The Truth Part 1) Remix - 7:12
09. Gang Of Four - Is It Love (Extended Dance Remix) - 6:43
10. ZZ Top - Legs (Dance Mix) - 7:47

CD2

01. New Order - Bizarre Love Triangle (Shep Pettibone 12" Remix) - 6:42
02. Paul Hardcastle 19 (Destruction Mix) - 7:04
03. The Communards - Never Can Say Goodbye (Shep Pettibone Extended) - 7:47
04. Bananarama - I Heard A Rumour (Miami Remix) - 7:12
05. Fine Young Cannibals - Suspicious Minds (Suspicious Mix) - 7:51
06. Aztec Camera - Somewhere In My Heart (12" Remix) - 7:09
07. A-ha - I've Been Losing You (Extended Mix) - 7:01
08. Belouis Some - Some People (Special Club Mix) - 7:43
09. The Cars - Hello Again (Remix) - 5:53
10. Alphaville - The Jet Set (Jellybean Mix) - 6:30

CD3

01. Fleetwood Mac - Big Love (Extended Remix) - 6:43
02. Echo & The Bunnymen - Bedbugs And Ballyhoo (Club Remix) - 6:09
03. Simply Red - I Won't Feel Bad (Arthur Baker Mix) - 6:07
04. Nick Kamen - Loving You Is Sweeter Than Ever (Extended Dance Mix) - 6:13
05. Climie Fisher - Love Changes (Everything) (Love Mix) - 7:41
06. Nu Shooz - Point Of No Return (Special Mix) - 6:32
07. Matt Bianco - Don't Blame It On That Girl (Rare Groove Mix) - 6:03
08. Kon Kan - I Beg Your Pardon (I Never Promised You A Rose Garden) (Club Mix)- 6:41
09. Mel & Kim - F.L.M. (Two Grooves Under One Nation Mix) - 8:12
10. Roxette - The Look (Head-Drum-Mix) - 7:17

Compilado por: Dorian Wathen
Gravadora: Rhino
e

Lá vai mais um ano terminando. E como já é de costume, aqui estou novamente para resenhar mais uma coletânea sensacional, que reúne diversos clássicos dos anos 80 da melhor qualidade.

Como é de praxe nos títulos da coleção importada 12 Inch, este é um título em CD Triplo, contendo 30 músicas em suas versões originais extended, tal qual foram lançadas pelos artistas. O grande trunfo dessa coleção como um todo, é misturar hits absolutos com
músicas que não ficaram tão famosas na época, mas que são tão incríveis que merecem destaque e apreciação. Com o tema de 80's Dance Remix, esta coletânea lançada no exterior em 2017, foca nos remixes de músicas que já tem características dançantes em suas versões originais.

O CD 1 abre com um hit clássico e sensacional: Hungry Like The Wolf, do Duran Duran é o tipo de música que nos 80 era capaz de salvar qualquer festinha de garagem do fracasso total, pois não tem como ficar parado quando ela toca. E essa versão "Night Version" com quase seis minutos de duração já nos dá a deixa do tom de animação que nos aguarda ao longo desses CDs.

E sem pausa, já emendamos com Spandau Ballet e a diferentona versão remixada de "Chart n°1 (I Don't Need This Pressure On)". Na fase que definiu o som da banda com a característica New Romantic: aqui temos um som complexo, com instrumental de metais e um refrão repetido a exaustão, mas que não é cansativo em nenhum momento.

Seguimos com a animada "Pearl In The Shell", de Howard Jones, ótimo remix extended lançado em 1983 e "Don't Tell Me", da maravilhosa e conceitual banda de New Romantic/Technopop Blacmange, música lançada também em 1983, cuja versão original está presente no álbum Mange Tout.

Assinada por Peter Hammond, a versão remix de I'm Your Man, da banda britânica de new wave Blue Zoo é menos acelerada, mas muito ritmada. Destaco a linha de baixo e os backing vocals femininos que dão charme e personalidade a essa canção. Na sequencia, quebrando tudo com seu vozeirão, Jimmy Sommerville e seu Bronski Beat com a bem conhecida "Why?" e uma das mais tocadas nas pistas no ano de 1984. A grande caracteristica desse remix é a sensação de que o instrumental dela foi acelerado artificialmente. Nada demais, só uma observação curiosa de uma música que é boa de qualquer jeito.

Entrando na reta final desse primeiro CD temos Ultravox com a deliciosa "One Small Day" (que linha de baixo é essa, Brasil?). Sem esquecer de registrar que o Ultravox acabou de ganhar o prêmio da votação mundial, onde os fãs dos anos 80 de todo o mundo elegeram Vienna, a melhor música dos anos 80!

Na sequência Thomas Dolby com "Dissidents (The Search For The Truth Part 1)", Gang Of Four e sua versão "Jellybean" de "Is This Love" e finalizando com ZZ Top (sim, os próprios!) com uma versão muito animada e divertida da música "Legs", lançada em 1983 no álbum Eliminator.


Capa do 12" do New Order - Bizarre Love Triangle

Seguimos em frente, agora com o CD 2, que já abre de uma forma matadora, com a espetacular, incrível e maravilhosa versão de "Bizarre Love Triangle" remixada por Shep Pettibone e lançada em 1986. Estou falando aqui de uma das músicas mais conhecidas do New Order, em sua versão mais famosa, mais famosa até que a versão original do disco Brotherhood, que por si só já é arrasa-quarteirão. Não tenho o que comentar sobre esse hino dos anos 80 que até hoje é uma referência para todos que apreciam uma boa música.

Paul Hardcastle é um cantor e compositor britânico que lançou em 1985 a inesquecível "Nineteen", cuja letra é uma forte crítica as guerras, principalmente a do Vietnam. Esse remix com mais de sete minutos de duração tem o sugestivo nome de Destruction Mix.

O que temos na sequencia? Mais Jimmy Sommerville e mais Shep Pettibone. Agora com The Communards, nós nos deleitamos com o extended remix cheio de garbo e elegância de "Never Can Say Goodbye", assinada pelo mestre Pettibone. Sem comentários para essa música maravilhosa. Continuamos com o trio Bananarama e a versão Miami Remix de "I Heard A Rumour" cuja introdução lembra MUITO Company B. Muito mesmo! Logo na sequencia vem "Fine Young Canibals com sua versão de "Suspicious Minds", do Elvis Presley e Aztec Camera com "Somewhere In My Heart".


Capa do 12"do A-ha - I've Been Losing You

Então chega a vez dos noruegueses mais amados do Brasil: o A-ha. Aqui eles aparecem com "I've Been Losing You", remixada por Jellybean (o mesmo que remixou a música do Gang of Four que ouvimos agora há pouco). Logo depois vem a banda Belouis Some com "Some People", ótima música lançada em 1984 e que fez bastante sucesso na Inglaterra. Falando em músicas "parecidas" recomendo ouvir também a versão extended de "Animal Magic" do mesmo Belouis Some.... usaram todos os conceitos literalmente iguais ao 12" de Bizarre Love Triangle do New Order já comentada aqui. Mas isso é assunto pra outro texto, por enquanto fica a indicação para uma pesquisa... e preparem-se porque é realmente igualzinha.

"Hello Again" é a faixa seguinte, da banda The Cars. Esse remix é assinado por Arthur Baker, outro mestre nesse ofício louco que é transformar músicas sem as descaracterizar. Sim o mesmo Arthur Baker que trabalhou com Afrika Bambaataa e New Order e é um dos pais do Freestyle. Encerramos este segundo CD com a banda alemã Alphaville e a música "Jet Set", outro remix - muito bem produzido por Jellybean. Encerramos por enquanto, mas logo começa o CD 3.

A banda anglo-americana Fleetwood Mac não costuma ser associada a pistas de dança. Mas só até o produtor Arthur Baker resolver remixar uma música deles. O resultado a gente confere na versão extended remix de "Big Love", que abre o CD 3 com muita personalidade e prometendo grandes emoções.

Sou muito fã da banda inglesa Echo And The Bunnymen. Ouvindo com calma esse "Club Remix" para "Bedbugs And Ballyhoo", a segunda faixa do CD 3, eu consigo perceber algumas qualidades importantes, detalhes tecnicos que, contudo, não fazem com que eu aprecie essa música. Até o momento essaé a única que não me empolgou como deveria. Seguimos agora com Simply Red. Ah, o Simply Red, essa banda tão legal e com músicas tão bacanas, mas que a maioria do público só associa a baladinha romântica "If You Don't Know Me by Now". Aqui, vamos ter contato com a ótima "I Won't Feel Bad", remixada com muito swing por Arthur Baker. Sério, não tem tristeza que resista a essa música.


Capa do 12" do Kon Kan - I Beg Your Pardon

Nos anos 80, o modelo inglês Nick Kamen fez muito sucesso ao protagonizar um comercial de calça jeans da Levi's. Nick Kamen também se aventurou pelo território da música, gravando discos e fazendo shows. Essa versão extended de "Loving You Is Sweeter Than Ever", lançada em 1987 é bonitinha e divertida na medida para quem já não está tão afim de se jogar na pista de dança como se não houvesse amanhã. Quem não está nem um pouco interessado em desacelerar as batidas é o duo Climie Fisher, que nos presenteia com a ótima "Love Changes (Everything)" em sua versão Love Mix que é uma delícia de se ouvir e dançar. Sim, o nome Fisher vem do nosso querido conhecido Rob Fisher, tecladista do Naked Eyes, e infelizmente um dos primeiros artistas dos anos 80 que perdemos, ainda em 1999.

Seguimos agora na segunda metade deste último CD com Nu Shooz e a ES PE TA CU LAR "Point Of No Return" em versão "Special Mix" que chega a ser horrível de tão ótima.
Verdade seja dita, essa música é tão boa, mas tão boa, que ficaria perfeita até em versão
feita pela Orchestra Filarmônica de Viena. Continuando com a versão grooveada de "Don't
Blame It On That Girl", do Matt Bianco, que também não me agradou tanto. Ela não é ruim, mas tem tantos elementos nesse remix, que em alguns momentos me soou confuso e sem personalidade. Uma pena.

E na reta final dessa coletânea, temos KON KAN sempre impecável, com "I Beg Your Pardon (I Never Promised You a Rose Garden)". Esse remix é sensacional e funciona horrores na pista de dança em qualquer época ou ocasião. Hit absoluto e inquestionável. A pouco conhecida "F.L.M., da dupla Mel & Kim vem na sequência do KON KAN com a responsabilidade de abrir caminho para o encerramento com chave de ouro da dupla sueca Roxette e esse remix improvável do hit "The Look" com camadas de hip hop que encantam desde a primeira audição. Esse 2019 implacável que tirou de nós no último dia 9 de dezembro a Marie Fredriksson, cantora do Roxette, mas jamais poderá nos tirar o prazer de ouvir a sua voz, seja nas canções originais da banda ou nesse remix tão bacana.

Neste sábado acontece a festa mais esperada do ano em São Paulo! A última festa ANOS 80 de 2019. E o melhor, é você quem escolhe o que vai tocar na festa... votando nas suas preferidas pela página do Autobahn no Facebook: Escolha as músicas que vão tocar na última festa do ano!


Ana Paula Santos