Nesta semana de TOP 20 do Autobahn, escolhemos a melhor coletânea de ANOS 80 lançada no Brasil em 2017
|
FICHA
|
80's Pop - 12 Inch Dance
Data de Lançamento: 2017 (Br) - 25/03/2016 (UK)
CD1
01. Spandau Ballet - Gold (Extended Version) - 7:15
02.
Duran Duran - The Reflex (Dance Mix) - 6:32
03. Soft Cell - Torch (Extended Version) - 8:28
04. Tears For Fears - Shout (US Remix) - 8:02
05. Ultravox Dancing With Tears In My Eyes (12" Version) - 10:00
06. The Smiths This Charming Man (New York Vocal) - 5:34
07.
Echo And The Bunnymen - The Killing Moon (All Night Version) - 9:09
08. The Specials - Ghost Town (Extended Version) - 5:55
09. Fun Boy Three - Summertime (Extended Version) - 6:25
10. Bananarama - Robert De Niro's Waiting (Extended Version) - 5:37
CD2
01. Simple Minds - Don't You (Forget About Me) (Extended Version) - 6:34
02.
A-Ha - The Sun Always Shines On T.V. (Extended Version) - 8:26
03. Howard Jones - Like To Get To Know You Well (International Mix) - 7:38
04. Talk Talk - Life's What You Make It (Extended Mix) - 6:55
05. Simply Red - Come To My Aid (Survival Mix) - 6:45
06. The Communards - You Are My World (12" Remix) - 8:03
07.
Laura Branigan - Self Control (Extended Version) - 5:05
08. Yes - Owner Of A Lonely Heart (Extended Remix) - 7:00
09. Tina Turner - We Don't Need Another Hero (Thunderdome) (Extended Version) - 6:09
10. Peter Cetera - Glory Of Love (Theme From Karate Kid Part II) (Extended Version) - 4:58
CD3
01. Pet Shop Boys - It's A Sin (Disco Mix) - 7:40
02.
New Order - True Faith (Shep Pettibone Remix) - 9:02
03. Electronic - Getting Away With It (Extended Mix) - 7:31
04. Fine Young Cannibals - She Drives Me Crazy (The David Z Remix) - 7:03
05. Aztec Camera - Deep And Wide And Tall (Breakdown Mix) - 7:19
06. Chris Rea - On The Beach (Special Extended Remix) - 6:01
07.
Fleetwood Mac - Little Lies (Extended Version) - 6:13
08. Mel & Kim - Respectable (Club Mix) - 6:12
09. Dusty Springfield - Nothing Has Been Proved (Dance Mix) - 5:55
10. Shakespear's Sister - You're History (Maximised Version) - 6:38
Compilado por: Dorian Wathen
Gravadora: Warner Brosle |
|
Existem pessoas que nutrem uma paixão especial por coletâneas, e eu sou uma delas. Gosto, particularmente, das coletâneas temáticas, que reúnem músicas de uma determinada época ou estilo. Os anos 80 são a preferência da casa, e entre as muitas da minha coleção, o destaque absoluto vai para a coletânea tripla 80’POP – 12 Inch Dance, lançada no Brasil pela Warner Music e que reúne 30 grandes sucessos dos anos 80 em suas versões extended presentes nos seus respectivos singles 12 polegadas.
O grande destaque dessa coletânea é o fato dela reunir não apenas os grandes hits da época, mas por incluir artistas que tiveram até um relativo sucesso na época, mas que hoje em dia são pouco conhecidos, embora suas músicas ainda sejam tocadas nas festas e muito bem aceitas pelo público.
Capa do 12" - Soft Cell - Torch |
O CD 1 abre com Spandau Ballet e sua versão 12” de Gold, seguido por Duran Duran, Soft Cell (tem quase uma estrofe a mais em relação a música original com a conversa inesquecível entre Marc Almond e Cindy Ecstasy),, Tears For Fears (Shout), Ultravox (essa versão extended de Dancing With Tears In My Eyes realmente é de tirar lágrimas dos olhos!) e The Smiths com This Charming Man versão New York Mix bem mais longa que a original, mas que não acrescenta muita coisa na música. A essas alturas o ouvinte já está suficiente deslumbrado, mas mal passamos da metade do primeiro CD. Daqui ate o final temos ainda Echo And The Bunnymen, The Specials, Fun Boy Three (com uma longa versão extended para Summertime) e fechando com Bananarama e a grata surpresa dessa versão de Robert De Niro’s Waiting.
O fato de esta coletânea reunir apenas versões extended já entrega que todas as músicas são bem longas. A menor faixa é Self-Control, da Laura Branigan (com 5:05 de duração) e a maior é do Ultravox (com 10:04).
O CD 2 começa com uma das minhas músicas favoritas da vida: Don’t You (Forget About Me), da banda Simple Minds em uma maravilhosa versão de quase sete minutos! Em seguida temos A-Ha com The Sun Always Shine On T.V. e Howard Jones com Like To Get To Know You Well. A seqüência que vem a seguir mostra o quanto essa coletânea se preocupa em não focar apenas nos hits óbvios da época: Talk Talk (Life’s What You Make It), Simply Red (Com To My Aid), The Communards (You Are My World), Laura Branigan (Self-Control) e Yes (Owner Of A lonely Heart). Fechamos este CD com a eterna musa Tina Turner e sua We Don’t Need Another Hero e Peter Cetera com Glory of Love. Dois grandes artistas. Duas grandes músicas para dois grandes filmes dos anos 80. Uma pequena pausa para recuperar o fôlego e vamos para o próximo CD.
Capa do 12" - New Order - True Faith |
O terceiro e último CD começa com uma seqüência matadora: Pet Shop Boys (It’s A Sin), New Order (True Faith) e Electronic (Getting Away With It). Além de matadora, essa seqüência inicial está intimamente ligada, pois o Electronic é um projeto solo de Bernard Sumner (vocalista do New Order) em parceria com Johnny Marr (guitarrista do The Smiths) e a música Getting Away With It (grande sucesso do grupo) tem participação de Neil Tennant (integrante do Pet Shop Boys). Seguidas por Fine Young Cannibals, Aztec Camera e Chris Rea. Eu não conhecia essa música da banda Aztec Camera (Deep And Wide And Tall) e gostei muito dessa versão do CD (chamada de Breakdown Mix). A presença de uma música da banda anglo-americana Fleetwood Mac pode confundir num primeiro momento, pois sempre foi associada aos anos 70, mas a banda produziu muita coisa nos anos 80 e, embora o conceito de som da banda não seja dançante, esta versão de Little Lies não deixou nada a desejar ao que a coletânea nos propõe. Encerramos esta ultima seqüência com Mel & Kim, Dusty Springfield, e Shakespear’s Sister. Só para mostrar que mesmo que a gente conheça muita coisa dessa década, os anos 80 foram MUITO mais do que nossos ouvidos podem ouvir, absorver e entender.
No exterior é bem comum o lançamento de coletâneas que reúnem dois, três ou mais CDs que abrangem as músicas de uma determinada época. Quem acompanha os lançamentos estrangeiros sempre se depara com alguma assim, que pode ser de rock, pop, soft-rock, flash-house, ítalo-disco, indie rock, alternative ou qualquer outro nome que combine com a proposta da coletânea. Algumas são puramente oportunistas e não acrescentam nada ao ouvinte, mas outras são verdadeiras jóias, pois trazem raridades, lados-b ou até versões ao vivo das músicas. E é na categoria de jóia que encaixo esta coletânea. Nesse sentido, também devemos dar os devidos créditos a Warner Brasil que lançou por aqui esta coletânea (que é parte de uma coleção estrangeira que reúne raridades extended de diversos estilos) e amenizou um pouco a saudade que os brasileiros sentem dessa gloriosa época e que também serve para mostrar às gerações mais novas toda a riqueza musical dos anos 80.
E então tudo acaba. Três CDs. 30 músicas. Mais de três horas de gravação e uma única certeza: NOSSA! Que coletânea linda!
CD indispensável para todos os fãs dos anos 80!