Coletâneas
Atômica

Esta coletânea com bandas alternativas praticamente todas desconhecidas no Brasil foi um lançamento que marcou época por estar á frente do tempo, pois as rádios brasileiras passariam a tocar o estilo new wave, apenas alguns anos depois. Este disco já chegou apresentando a new wave exatamente no ano de 1980, numa visão futurista já antecipando qual seria a principal característica do rock dos anos 80: New Wave - Rock of the 80's

FICHA

"Atomic Blonde"
Data de Lançamento:
Agosto/2017 - Vinil Duplo

Lado A

01. David Bowie - Cat People (Putting Out Fire)
02. Peter Schilling - Major Tom (Völlig Losgelöst)
03. Health - Blue Monday
04. Tyler Bates - C*cks*cker

Lado B

01. Nena 99 - Luftballons
02. George Michael - Father Figure
03. After The Fire - Der Kommissar
04. Siouxsie & The Banshees - Cities In Dust

Lado C

01. Re-Flex - The Politics of Dancing
02. Marilyn Manson & Tyler Bates - Stigmata
03. Tyler Bates - Demonstration

Lado D

01. A Flock Of Seagulls - I Ran (So Far Away)
02. Kaleida - 99 Luftballons
03. 'Til Tuesday - Voices Carry
04. The Clash - London Calling
05. Tyler Bates Finding the UHF Device

Gravadora: Mondo
l

Olá pessoal, estamos mais uma vez aqui no meu, no seu, no nosso PROJETO AUTOBAHN para falar de mais uma produção que já conquistou o público não só pela qualidade e pelos recursos disponíveis hoje, mas PRINCIPALMENTE, por algo que muitas vezes passa despercebido durante o filme: SUA TRILHA SONORA. Na trilha oficial nas lojas foram colocados alguns covers no lugar das originais, mas durante o filme, tocam vários clássicos dos anos 80, na versão original.

Atômica (título no Brasil) se passa em Berlim, e narra algumas passagens da agente Lorraine Broughton do MI6 (Serviço Secreto de Inteligência, “Military Intelligence, Section 6). É a agência britânica de inteligência (ou de informações), que abastece aquele país com informações estrangeiras.

A tônica do filme gira em torno dessa espiã durante a guerra fria, devido ao assassinato de um oficial. Ela precisa encontrar e recuperar uma lista onde estão os nomes de agentes duplos, e muitos querem contrabandear essa lista para o ocidente.
Tudo isto às vésperas da queda do Muro de Berlim em 1989.

E para isso, a “doce” Lorraine acaba soltando muuuuuito do seu arsenal de golpes, chutes e socos para conseguir essa lista.

O filme já abre com Blue Monday do New Order. Mais tarde tocada novamente no filme na versão cover do Health.

Blue Monday – Health / New Order: o contexto da música no filme tem muito a ver com sua letra, porque a relação entre Lorraine e David Percival é muito intensa e muitas vezes questionável. E como ela precisa da lista, ele (Percival) “não pode tratá-la como a trata”, daí o uso da música do New Order (“how does it feel... to treat me like you do...”).

A Flock of Seagulls – I Ran : I Ran foi perfeitamente inserida no filme na cena em que Lorraine está fugindo de agentes inimigos, procurando proteger outro agente com ela no carro. Para mim, o refrão da música resume a cena:
"And I ran
I ran so far away
I just ran
I ran all night and day
I couldn't get away"


Single de Blue Monday - New Order

Peter Schilling – Major Tom : o tom da música aumenta quando Lorraine sente que algo está errado na entrada do túnel e ela se prepara para o pior.

Major Tom dita o ritmo da cena porque ela parece estar perdida diante da situação em que se encontra, dentro do carro com 2 agentes inimigos querendo matá-la, e ela precisa ter o controle da situação; num paralelo onde a música de Peter Schilling fala de se estar desnorteado (“o astronauta perdido”), devido ao consumo de drogas, e depois precisando voltar à consciência.

George Michael – Father Figure: enquanto a música conta o relacionamento entre um motorista de táxi e uma top model, onde ele quer ser sua “figura paterna”, no filme a agente Lorraine COM CERTEZA não precisa desta figura.
A música é fundo para a cena onde ela se vê cercada por 5 policiais alemães e usa uma corda dourada e seus golpes para se livrar dos inimigos.

Ela é a figura necessária para qualquer ocasião, como George diz na música.

Depeche Mode – Personal Jesus: no filme, como Lorraine está sozinha na busca pela lista, ela não tem ninguém para ser o seu “Personal Jesus”. E a música do Depeche fala exatamente sobre essa proteção que falta a ela: ser o “Jesus” de alguém, o salvador, aquele que dá proteção e esperança.

David Bowie – Cat People (Putting Out Fire) : Essa música já foi “convocada” anteriormente quando a cena do filme pede “um calor”.

Essa “bomba” cantada por Bowie e produzida pelo mago.Giorgio Moroder também foi escolhida a dedo para este filme, como já havia sido usada em “Bastardos Inglórios”.

A letra traça um paralelo entre a beleza de Lorraine, quer seria na música o “apagar o fogo...” (...see these eyes so green...) e a chance de ela ser eliminada a qualquer momento (“...feel my blood enraged, It´s just the fear of losing you...”), que na música seria a continuação : “apagar o fogo...”, mas “...COM GASOLINA”, devido às lutas em que ela se envolve para poder se salvar.

Single de Der Komissar - Falco

Falco / After The Fire – Der Kommissar :
No filme, a música foi interpretada pelo After The Fire, mas Falco com essa música, despertou a vontade e o desejo de outros cantores e grupos, como Laura Branigan e The Squids, mas nenhuma das performances empolgou tanto quanto a original.

Lançada original e primeiramente em dezembro de 1981, Der Kommissar também teve suas versões single em 7” e 12”.
No single de 7”, lançado em 1982 , traz do lado A a própria Der Kommissar e no lado B, “Auf Der Flucht”.

Já em 12”, há uma variedade um pouco maior:
Tracklist 12” Reino Unido
A Der Kommissar (The Commissioner)
B1 Auf Der Flucht (On The Run)
B2 Helden Von Heute

Tracklist 12” Alemanha
A Der Kommissar (Rap' That)
B Helden Von Heute

“Humanamente” impossível de acompanhar a letra (em alemão, risos), o ritmo é o que prende você na pista sempre que “o Comissário é chamado”.

No clipe oficial (versão americana), Falco se vê com viaturas policiais no seu encalço, que é disparada a versão que praticamente todos conhecem, porém existe uma versão, que parece ser a gerada pelo canal de TV alemão (ZDF), que pode ser assistida no link https://www.youtube.com/watch?v=yRk6klKw0c4&index=110&list=PLxUbrnTrwQ9RaXT-vh4j8n01iJbPnaRQG
.
Estourou na Europa, 1º lugar na Áustria, Alemanha, Espanha, França, Itália e até no Japão.

Já a versão do After The Fire chegou ao 2º lugar na África do Sul (Falco foi 2º na Suíça).

Siouxsie and the Banshees – Cities in Dust:
Como muitos conhecedores e amantes da música “anosoitentista”, ou para quem já foi algum dia às festas de sábado do Projeto Autobahn e teve o privilégio de ouvir nosso DJ Marcos Vicente contar a estória, Cities in Dust foi escrita para descrever o que ocorreu na cidade de Pompéia (Itália) quando da erupção vulcânica em 79 d.C.

Nos versos, a música vai falando de como deve ter sido desesperador as pessoas correndo, pedindo (orando) para que seus lares não fossem destruídos , mas a Natureza foi implacável...

No clipe da música mostram imagens da lava do vulcão escorrendo, a condição em que ficaram alguns corpos carbonizados, transformados em cinzas.

Não foi um sucesso estrondoso, mas figurou nas paradas americana (17ª posição), britânica (21ª), irlandesa (22ª) e holandesa (37ª).


Single de 99 Red Ballons - Nena

Nena – 99 Luftballons:
Escrita por Uwe Fahrenkrog-Peterson, 99 Luftballons foi criada em um momento pesado da Guerra Fria, onde a OTAN decidiu posicionar (ou armazenar) muitos mísseis nucleares dentro da Alemanha.

Esta ação desencadeou muitas manifestações: da população, de grupos pacifistas, e do próprio grupo musical.

Neste caso, o clipe da música mostra o grupo em um campo de treinamento de guerra holandês, com um pano de fundo com explosões e incêndios, fazendo alusão à guerra.

E o número 99, ao longo da letra, vai mudando de 99 balões para 99 aviões caça, depois para 99 Ministros da Guerra e para 99 anos de guerra.

No final do clipe da música, a banda vai saindo do cenário, como se temessem pelas explosões ficarem fora de controle.

Os balões que aparecem no vídeo foram colocados após o guitarrista da banda, Carlo Karges ter assistido a um show dos Rolling Stones no lado ocidental de Berlim, e o público lançou ao ar balões coloridos, com o intuito de atingir positivamente a população do lado oriental, procurando mobilizá-los para um movimento de reunificação dos dois lados da cidade.

Como falamos de outras bandas e cantoras(es) alemães, essa música conseguiu a notável 2ª posição nas paradas americanas, e simplesmente foi TOP HIT na Alemanha, Áustria, Reino Unido e Suíça.

Eurythmics – Sweet Dreams:
Mais uma maravilha que ficou fora da trilha sonora oficial do filme. Segundo álbum da dupla, lançado em janeiro de 1983, recoloca a dupla formada por Annie Lennox e Dave Stewart no trilho do sucesso, uma vez que os dois primeiros anos foram de um ostracismo “de dar pena”...

E o grande sucesso deste álbum é sua faixa título. No estilo synthpop, traz uma batida muito dançante, e como se diz hoje, uma letra “chiclete”, que você memoriza e rapidinho passa a cantar, se quiser, a noite toda!

O álbum traz ainda mais algumas faixas remixadas, incluindo uma da própria Sweet Dreams, denominada “Hot Remix”.
Não tão impactante nos Estados Unidos, onde alcançou no máximo a 15ª posição, Sweet Dreams figurou entre as 10 primeiras posições nas hot parades da Alemanha, Reino Unido, França, Canadá, Suíça, Áustria e chegou ATÉ a “ecoar pertinho dos cangurus” (risos), atingindo o 2º lugar na Nova Zelândia.

Esse é mais um sucesso que não pode faltar na sua CDteca.


Marcel Zampieri