Como em outros filmes do diretor “totally 80’s” John Hughes, a trilha sonora faz parte da história do filme Curtindo a Vida Adoidado, nos apresentando personagens, situações e emoções. Essa integração das músicas com a história, sem uma linha de estilo musical definido, foi o que fez com que Hughes decidisse não lançar a trilha sonora oficial do filme, o que na minha opinião foi um tremendo engano pois seria um disco obrigatório para os fãs dos anos 80.
|
FICHA
|
Coletânea - "Curtindo A Vida Adoidado"
TRILHA SONORA – Não Oficial
Curtindo a Vida Adoidado
(FerrisBueller's Day Off, 1986)
1 - Bad
Escrita por Mick Jones & Don Letts.
Interpretada por Big Audio Dynamite.
2 - Beat City
Escrita e Interpretada por Ben Watkins & Adam Peters.
3 - Danke Schoen
Escritapor Bert Kaempfert, Kurt Schwabach& Milton Gabler.
Interpretada por Wayne Newton.
4 - The Edge Of Forever
Escrita por Nick Laird-Clowes& Gilbert Gabriel.
Interpretada por The Dream Academy.
5 - I'm Afraid
Escrita por David Joyner & Paul Mansfield.
Interpretada por Blue Room.
6 - Jeannie (Theme From I Dream Of Jeannie)
Escrita por Hugo Montenegro.
7 - Love Missile F1-11
Escrita por Tony James, Neil Whitmore & Martin Degville.
Interpretada por Sigue Sigue Sputnik.
8 - March Of The Swivelheads
Escrita e Interpretada por The (English) Beat.
9 - Oh Yeah
Escrita por Boris Blank & Dieter Meier.
Interpretada por Yello.
10 - Please Please Please Let Me Get What I Want
Escrita por Steve Morrissey & Johnny Marr.
Interpretada por The Dream Academy.
11 - Radio People
Escrita porLarry Troutman & Zapp Troutman.
Interpretada por Zapp.
12 - Star Wars (Main Title)
Escrita por John Williams.
13 - Taking The Day Off
Escrita por David Wakeling.
Interpretad apor General Public.
14 - Twist And Shout
Escrita por Bert Russell & Phil Medley.
Interpretada por The Beatles.edley.
|
|
John Hughes não lançou a trilha, mas o Projeto Autobahn traz para os fãs dos anos 80 as maravilhas musicais do filme “Curtindo a Vida Adoidado comentadas nesse artigo!
“Teenage crime now fashion's dead”, algo como “o crime adolescente está fora de moda” é um verso da letra de Love Missile F1-11 que dá o tom da trilha sonora não oficial do filme. Essa música da sensacional SigueSigue Sputnik efetivamente nos introduz ao enredo do filme, que como sabemos, fala do dia em que o adolescente FerrisBueller decide “cabular” aula e curtir um belo dia de sol com sua namorada e seu melhor amigo. Ao som dessa música, ouvimos a célebre frase: "A vida passa muito depressa. Se não paramos para curti-la, ela escapa por nossas mãos".
|
Já de cara, nas cenas iniciais, vemos os pôsteres do Simple Minds e Cabaret Voltaire, além de termos uma citação do John Lennon, que tem outra frase memorável sobre a fragilidade da nossa vida, que é “Life’s what happens to you while you’re busy making other plans”, ou “A vida é o que acontece com você enquanto você está ocupado fazendo outros planos”. Além dos pôsteres, o sintetizador do Ferris e as “artes” que ele faz com esse sintetizador com certeza compensam o fato dele não ter um carro. E é uma tremenda demonstração da ligação dos anos 80 com a música eletrônica e com as novidades tecnológicas da época, pois era incomum um adolescente ter todo o aparato eletrônico que Ferris guardava em seu quarto!
Em seguida temos o tema do seriado Jeannie é um Gênio, introduzindo a irmã de Ferris, Jeannie Bueller, que não era um gênio, e que junto com o diretor da escola, o irritante mas totalmente azarado Ed Rooney, tentam pegar Ferris no flagra, sem sucesso.
Falando do diretor, uma das cenas mais hilárias do filme é a cena em que ele entra no ônibus escolar, todo esfarrapado, ao som de “Oh Yeah” do Yello, banda suíça de música eletrônica que tem outras maravilhas já comentadas nas letras traduzidas da banda (link para http://www.autobahn.com.br/Letras_Traduzidas/Yello.html ). Essa música é ouvida também quando Ferris, sua namorada, Sloane, e seu melhor amigo, Cameron, pegam a Ferrari de colecionador do pai do Cameron para seu “day off”.
Depois de virar hit por conta do filme, a música fez parte da trilha sonora de outros filmes como “K-9 - Um Policial Bom Pra Cachorro” de 1989 e “O segredo do meu sucesso” de 1987. Outra cena sensacional do filme é quando os garagistas voam pela cidade de Chicago com o carro do pai do Cameron ao som do tema de Star Wars.
Falando ainda sobre o Yello, em uma entrevista em 1994 para a publicação Sound on Sound o “Sound Machinist” Boris Blank disse: “Eu gosto de expressar a alma das máquinas, ao invés de ser um escravo das mesmas; Eu realmente tento tirar das máquinas a mais aconchegante música possível. Nunca esquecendo de que alguém construiu aquele instrumento e que os construtores e engenheiros tem uma alma. Assim sendo, acredito que os instrumentos eletrônicos tem uma alma também. O que eu quero é tentar extrair das máquinas o seu lado mais humano”.
|
O technopop, a maravilha eletrônica que transforma todos os sons possíveis em música.
Voltando ao filme, quando eles seguem para a cidade de Chicago se houve Beat City, interpretada pela banda The Flower pot Man, banda inglesa de pop, que juntamente com I’m Afraid, da banda Blue Room, foi lançada em um Promo7’ na época do filme, o que tivemos mais próximo de uma “trilha sonora”, se é que se pode considerar como.
Deixando o carro no estacionamento temos a música Bad, da banda do ex-guitarrista do Clash, Mick Jones, Big AudioDynamite. Música sensacional, totalmente integrada com o contexto, pois os garagistas “roubam” o carro para dar uma volta pela cidade.
Quando estão no museu, fazendo exatamente o que eles querem, toca a maravilhosa “Please, Please, Please, Let Me Get What I Want”, dos Smiths, interpretada pela banda The Dream Academy que também interpreta a belíssima The Edge of Forever, tema musical romântico da cena em que Sloane e Ferris se despedem com um “Eu vou casar com ele” da Sloane. Letra e música maravilhosas.
Temos também DankeSchoen de Wayne Newton, música dos anos 60, cantada por Ferris para seu amigo Cameron no desfile, e cantarolada tanto por Ferris quanto por Jeannie, na saída da delegacia após seu encontro com o drogado Charlie Sheen, talvez um presságio da vida real.
Depois da dedicatória para o amigo, Ferris levanta toda Chicago entoando o sucesso “Twist andShout” dos Beatles. Uma das cenas musicais mais famosas da história do cinema, com direito a coreografia retirada diretamente do clipe de Thriller, do Michael Jackson. Cena maravilhosa. Vale a pena assistir ao filme de novo nem que seja somente para assistir a esse episódio do desfile.
Save Ferris!!!