Coletâneas
Let the Music Scratch

Quando se trata de coletâneas / compilações o assunto pode render horas e horas de conversa, principalmente quando a coletânea é boa a ponto de ser considerada um clássico. E nesse texto eu (fã declarada de coletâneas) vou falar um pouco de "Let The Music Scratch", coletânea de eletrônico / hip-hop em formato LP lançado no Brasil pale TopTape em 1984 e que reúne músicas que se tornariam influência e referência para um estilo musical que ainda nos dias de hoje faz sucesso nas pistas de dança (inclusive, no Projeto Autobahn, a gente tem com frequência festas especiais só para celebrar esse estilo). Estou falando do Freestyle, pessoal. Aquele som que arrepia e nos dá uma vontade incontrolável de acompanhar a música com passinhos.

FICHA

"Let the Music Scratch"
Lançamento:
1984

Lado A

01. Shannon - Let The Music Play - 4:31
02. C.O.D. - In The Bottle - 3:50
03. The Beat Boys - Be Bop Rock - 2:12
04. Xena On The Upside - 4:27
05. Main Line - Somebody's Watching Me - 5:22

Lado B

01. Shannon - Give Me Tonight - 5:13
02. International Music System - Non Line - 2:39
03. Man Parrish - Techno Trax - 2:44
04. Filipponio - All' Arrembaggio - 5:04
05. Shannon Let The Music Play (Rhapsody) - 7:18

Gravadora: Top Tape
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Single de Let the Music Play - Shannon

O freestyle ficou bastante conhecido no Brasil a partir da ascenção de artistas como Noel,
Cover Girls, Information Society e Stevie B. Mas o que pouca gente sabe (e que aparece bem nítido nesse LP) é que as bases desse estilo apontam para o comecinho dos anos 80, quando artistas como Shannon, Man Parrish e Rockwell's lançaram suas músicas fortemente influenciadas pelo som eletrônico de Kraftwerk e da disco music do mestre Giorgio Moroder. As gravações presentes nesse álbum já mostram a presença de teclados melódicos e letras sentimentais. Elementos que se tornariam a marca irretocável do freestyle.

Vamos falar do disco? Vamos!

O Lado A começa com a introdução da 5° sinfonia de Beethoven para iniciar em seguida a música que inspira o título desse LP, "Let The Music Play", da cantora americana Shannon. Ouvindo com calma a gente percebe no beat e nos teclados algo que com certeza influenciaria "Running", grande sucesso do Information Society. Não se trata de plágio, meus amigos, mas de uma característica específica do estilo, que seria utilizada muitas e muitas outras vezes e de diversas formas diferentes.

Continuamos com "In The Bottle", do músico e DJ americano C.O.D. (seu nome verdadeiro é Raul A. Rodriguez). A principal caracteristica dessa música é o ritmo, um hip-hop com nuances eletrônicas totalmente influenciado por Afrika Bambaataa e Arthur Baker (produtor e DJ que já trabalhou com meio mundo, incluindo o New Order).

Na sequencia temos o duo The Beat Boys, com a música "Be Bop Rock", também um hip-hop nervoso e agitado. Me lembrou bastante algumas faixas produzidas pelos Beastie Boys nos anos 90. Ah, não posso deixar de mencionar que esta coletânea é toda mixada, ou seja, não tem pausa entre as músicas as passagens entre elas são muito bem feitas, quase imperceptíveis.

A próxima música do lado A é "On The Upside", da cantora Xena. Este foi o primeiro single dela, e de longe, o seu maior sucesso. Destaque para os melodiosos teclados, presentes e atuantes.

Escrita pelo cantor Rockwell, "Somebody Is Watching Me" é muito conhecida do público ligada no pop mais requintado dos anos 80. Aqui nessa coletânea ela aparece numa versão muito bacana feita pelo grupo Main Line. Mais dançante (e bem mais longa) que a original, ela também traz samples de "Thriller", do Michael Jackson. E assim encerramos - muito bem - o Lado A.

O Lado B começa com mais um sucesso da cantora Shannon, "Give Me Tonight". E essa música consegue ser ainda mais legal que "Let The Music Play". Acreditem em mim!

Seguimos com o International Music System e a faixa "Nonline", que é quase um instrumental com menos de 3 minutos de duração. É legal, mas acabei não considerando tão relevante assim, principalmente se levarmos em conta o tanto de coisa boa que tem nesse disco. Como a faixa a seguir "Techno Trax", do Man Parrish.


Álbum de estréia do Man Parrish

Esse cara (chamado Manuel Joseph Parrish) é um produtor e compositor americano que já trabalhou com muita banda de peso dos anos 80, como Art Of Noise e Kraftwerk. Em 1982 ele lançou essa "Techno Trax", que é uma daquelas músicas que faz a gente se perguntar "quem veio primeiro?", porque ela tem diversas batidas que lembram New Order, que remetam ao Kraftwerk, que parecem produções do Afrika Bambaataa... uma loucura! Aí, dando uma pesquisada por aí eu fiquei sabendo que ele produziu muita coisa tanto com o Afrika Bambaataa quanto com o Arthur Baker e tudo se encaixou nessa miscelânea de influências que rendeu (na minha opinião) a música mais legal desse disco.

Seguimos agora com a sequencia final desse grande álbum, com "All' Arrembaggio", composição de 1984 do cantor italiano Filipponio, que trouxe para o seu som muito do que foi feito por Giorgio Moroder em anos anteriores. E encerramos novamente com a cantora Shannon e uma versão chamada de Rhapsody da música "Let The Music Play". E apesar do sub-título pomposo, não tem nada de orquestra nessa música, podem ficar sossegados. É uma ótima versão remixada daquela música que ouvimos lá no comecinho do lado A. Para fechar com chave de ouro e deixar a gente com vontade de ouvir tudo de novo.

Até onde eu sei, a compilação "Let The Music Scratch" nunca foi lançada em CD no Brasil, e mesmo o LP é bem difícil de encontrar nos sebos e lojas especializadas. Felizmente os tempos modernos nos deram o YouTube para facilitar essas recordações incríveis. Procurem e ouçam porque é muito bom!


Ana Paula Santos