Coletâneas

Overdoze


FICHA OVERDOZE

"Overdoze "
Data de Lançamento:
1986
Número de Faixas: 12
Estilo: Pop
Gerente de produto: Toninho Paladino Seleção de Repertório: Sérgio Motta Capa: Felipe Taborda
Arte Final: Eduardo Borges

Faixa-a-Faixa:

Lado A

01. Camisa de Vênus – Eu Não Matei Joana D' Arc
02. Cazuza – Exagerado
03. Leo Jaime – As Sete Vampiras
04. Eletrodomésticos – Choveu No Meu Chip
05. Cheque Especial – Pronta Pra Estudar
06. Barão Vermelho – Torre De Babel

Lado B

01. Ira! – Núcleo Base
02. Os Melhores – Emoções Baratas
03. Dr. Silvana & Cia. – Serão Extra
04. Rita Lee – Glória F
05. Lay Out – Nada
06. Ultraje A Rigor – Marylou

Gravadora: Som Livre


 

No auge do Rock Nacional, a Som Livre, uma das gravadoras mais importantes dos anos 80, lança em 1986 essa coletânea que reúne grandes sucessos do momento, exatamente o que tocava nas rádios desse ano.

Uma mistura de artistas já consagrados com bandas ainda desconhecidas, esse LP retrata muito bem esse momento musical dos anos 80.

Destaques:

Lado A

1.Camisa de Vênus – Eu Não Matei Joana D' Arc:O disco começa trazendo uma das bandas de maior sucesso da época, o Camisa de Vênus, com Eu não matei Joana D’Arc, música lançada originalmente em 1984 e já sucesso nas rádios desde então.

2. Cazuza - Exagerado:  Cazuza, artista polêmico, e seu primeiro sucesso após sua saída do Barão Vermelho, com Exagerado, de autoria divida com Leoni (ex- Kid Abelha), e sucesso desde seu lançamento em 1985.

3. Leo Jaime - As Sete Vampiras:  o cantor/ator, com As 7 Vampiras, lançada em 1985 e que também fazia parte da trilha sonora do filme de mesmo nome, uma comédia nacional com vários artistas da época, inclusive o próprio Léo Jaime que já fazia várias pontas em filmes e novelas.

sonia
Capa do compacto
Choveu no meu Chip do Eletrodomésticos

4. Eletrodomésticos - Choveu no meu Chip: uma das melhores faixas do álbum é também uma das maiores expressões do New Wave nacional, completamente alinhada com o melhor do New Wave, seguindo a linha Devo - B-52's, com vários sintetizadores, uma das raridades da década. Até hoje difícil de encontrar uma das poucas futuristas da década, já falava de chips de computadores em 85, quando nem se imaginava a popularização dos computadores! "Meu terminal verde"... época do XP, quando só tinha monitor verde ou laranja... Uma das bandas promissoras do New Wave, e que não tiveram oportunidade das grandes gravadoras nacionais, que os achavam futuristas demais com os sintetizadores Kraftwerkianos, mesmo tendo sido uma das músicas mais tocadas no Brasil no verão de 86, chegou até o clipe do Fantástico, que era o topo do rock nacional na época!

6. Barão Vermelho - Torre de Babel:  
Barão Vermelho, dando seus primeiros passos sem Cazuza, num momento de incertezas para a banda, mas que logo foi superado pelo sucesso que se seguiu.

Lado B

1. Ira! - Núcleo Base:  um clássico da banda que nesse ano se firmava no cenário nacional, composta por Edgard Scandurra e que faz referência à época em que serviu ao Exército, representando um verdadeiro manifesto anti-alistamento militar!

voicefashion
Unico album lançado da banda
Os Melhores

2. Os Melhores - Emoções Baratas: um misto de New Wave e Pop/Rock, numa linha que fez muito sucesso na época, vozes femininas com letras mais picantes, com influência do Kid Abelha, a banda lançou um álbum em meio ao boom de Emoções Baratas, mas não conseguiu o mesmo sucesso.

3. Dr. Silvana & Cia - Serão Extra: tocada exaustivamente nas rádios nesse ano, contava a história da menina que saiu com o patrão e chegou mais tarde em casa, pronto o furdúncio estava armado, provavelmente a origem das letras de duplo sentido que depois viraram moda.

4. Rita Lee - Glória F: a rainha do Rock Nacional, com Gloria F, que curiosamente fez mais sucesso na TV com seu vídeo-clipe do que nas rádios.

6. Ultraje a Rigor - Marylou: Ultraje, que estava no auge do seu sucesso, com Marylou, que mais tarde teve uma versão “ carnaval” por sua irreverência.

O Disco trás ainda bandas novas, com músicas boas, porém que não alcançaram sucesso na época.

Essa é uma coletânea que vale a pena ter em sua discoteca, pois é uma recordação fantástica de um momento mágico da música nacional dos anos 80!!!

Até a próxima!!


Ivana Fevereiro