Coletâneas
Coletânea - Welcome To The Technodrome

Vamos comentar faixa a faixa uma coletânea de setembro de 1989 muito mais do que eclética! Lançada pela Som Livre em LP, K7 e... CD! Isso mesmo! Foi um dos primeiros álbuns a “experimentar” este formato no Brasil! Isso já o faz histórico, item de colecionador, além das músicas marcantes e de estilos bem diferentes umas das outras que o compõem! Vamos lá?

FICHA

Coletânea - "Welcome To The Technodrome "
Data de Laçamento: 1989
Número de Faixas:09

Lado A
01. Robotiko Rejekto - Umsturz Jetzt (Razormaid Mix) - 4:45
02. Cetu Javu - Situations - 6:30
03. Pluuto - Isn't It Crazy (Razormaid Mix) - 5:40
04. The Invincible Limit - Push - 3:05
05. Axodry - You (Razormaid Mix) - 5:43

Lado B

01. Tribantura - Lack Of Sense (Razormaid Mix - 6:45
02. Robotiko Rejekto - Rejekto - 3:29
03. Bigod 20 - America - 5:45
04. 20 - Acid To Body - 3:20dley.


Gravadora: ZYX Records

Faixa 1: Information Society – What's On Your Mind? (Pure Energy) - Já é para arrebentar! Synthpop de primeira, muito bem arranjada, com um refrão eterno (e muito significativo!). Afinal, quem não já se “debateu” no seu íntimo: “I wanna know"; “What you're thinking"; “There are some things you can't hide”; “I wanna know"; “What you're feeling"; “Tell me what's on you mind”... Uma curiosidade: Na canção há um sampler: “Pure Energy”... Nada mais, nada menos que Mr. Spock atuando no episódio Missão de Misericórdia do seriado Star Trek! DEMAIS!

Faixa 2: Fine Young Cannibals – She Drives Me Crazy - Outra música inesquecível! A letra é um desabafo no qual o vocalista expressa todo seu desepero pela paixão que nutre por sua amada! Alcançou o primeiro lugar na parada Bilboard em 15 de abril de 1989 e por todo o sucesso, ganhou também uma paródia de Weird Al Yankovic no filme UHF - Original Motion Picture Soundtrack and Other Stuff (UHF - Trilha Sonora do Filme Original e Outras Coisas), entitulada: "She Drives Like Crazy" (Ela Dirige Feito Louca)! Que tira um sarro sobre a namorada de um homem que tem hábitos terríveis ao volante!

Faixa 3: Martika – Toy Soldiers - Marcada por um certo melancolismo, conta com um coral de crianças que a deixa irresístivel! Na letra, é percebido um tom de arrependimento no qual a melodia mergulha para valer, mas ao mesmo tempo, deixa bem claro que não adianta,tem que se seguir em frente... “Passo a passo"; “De coração para coração"; “Esquerda, direita, esquerda"; “Todos nós caímos"; “Como soldados de brinquedo", “Aos poucos, dilacerado"; “Nós nunca ganhamos"; “Mas a batalha continua"; “Para os soldados de brinquedo”... Foi lembrada no episódio "The Sleepover" da 2ª Temporada do seriado Cold Case.


Faixa 4: George Michael – Kissing A Fool - Taí uma música lenta com piano bem demarcado, remetendo ao jazz, passando uma sensação de desilusão no relacionamento afetivo, um verdadeiro lamento... “Pessoas..”; “Você nunca pode mudar seus sentimentos”; “Melhor deixá-las fazer o que elas querem”; “De acordo com suas vontades”; “Se você deixá-las roubar seu coração...”; “Pessoas...”; “Sempre farão os apaixonados parecerem tolos”;"Mas você sabia que eu te amava”; “Nós deveríamos ter visto amor em tudo isto”... Não há como negar que é perfeita para nossos momentos de fossa! No ano de 2003, mereceu um cover do cantor Michael Bublé.

Faixa 5: Samantha Fox – I Only Wanna Be With You - Enquanto a música anterior é triste justamente no aspecto amoroso, esta é uma verdadeira injeção de ânimo! Transborda entusiasmo: “Cada momento do dia com você”; “Olha o que aconteceu”; “Apenas um beijo”;"Eu nunca soube que eu que eu poderia ter um amor como esse”; “É uma loucura, mas é verdade”, “Eu só quero estar com você”... Outro contraponto com a faixa anterior: esta daqui é um cover da música originalmente lançada em 01 de julho de 1963 pela saudosa cantora inglesa Dusty Springfield!

Faixa 6: Teddy Pendergrass – Love Is The Power - Agora um Rhythm and Blues de alta qualidade! Muito bem elaborada dentro de seu estilo, a ponto de querermos acompanhar fazendo coreografia com os dedos! hehe. Teddy foi concorrente das paradas musicais de grandes nomes como Marvin Gaye e Barry White! Infelizmente, em 18 de março de 1982, foi vítima de um acidente de carro no qual sofreu uma lesão na medula espinhal que o deixou tetraplégico. Faleceu em 2010 com 59 anos de idade.


Faixa 7: Jeff Joseph – Hot Music (La Fiesta) - Música dançante ao melhor estilo “caribenho” (embora seja francesa!), para dar voltas na pista, fazendo movimentos com os braços sem se envergonhar!

Faixa 8: Love And Rockets – So Alive - Na minha humilde opinião: é uma música com uma pitada sexy... Reforçada com backing vocals femininos, alicerça mais ainda a entonação dada propositalmente pelo vocalista... Fato curioso é que Love And Rockets é uma banda inglesa de Rock Alternativo formada em 1985 por ex-membros do grupo Bauhaus Daniel Ash, David J e Kevin Haskins. Sendo que Ash e Haskins foram membros da Tones on Tail, entre 1982 e 1984.

Faixa 9: Oingo Boingo – Just Another Day - Integrou o álbum mais importante da carreira deles: Dead Man's Party! O que dizer dessa música? Simplesmente indispensável em qualquer coletânea dos anos 80! A letra é um caso a parte... Só um trechinho para dar gostinho: “(Há vida no submundo)”; “Eu sinto isso por perto”; “Eu sinto isso nos meus ossos”; “Minha vida está em perigo”; “Quando estou longe de casa”; “Quando eu saio pela porta”; “a selva está viva”; “Eu não confio nos meus ouvidos”, “Eu não acredito nos meus olhos”; “Eu não me apaixonarei”; “Eu não posso arriscar a aposta”; “Porque corações são brinquedos frágeis”; “Tão fáceis de esquecer”...


Faixa 10: Bill Medley – You've Lost That Loving Feeling - Ao escutar essa música, já dá para sentir o poder do vocal... Pensei na hora na dupla The Righteous Brothers... E não é que a versão original dessa canção eram deles? E Bill Medley e Bobby Hatfield foram os próprios? Foi uma “repaginada” para compor a trilha sonora de Top Gun (Asas Indomáveis)! Bill Medley é uma das vozes mais importantes da música romântica internacional, indiscutivelmente! Mais um exemplo arrebatador? O dueto com Jennifer Warnes para a "(I've Had) The Time of My Life" que foi incluída na trilha sonora do filme Dirty Dancing!

Faixa 11: Art Of Noise – Kiss (with – Tom Jones) - Considerada pela MuchMoreMusic uma das 20 melhores covers de todos os tempos conta com a participação do cantor Tom Jones (a versão original dessa música é de 1986, composta e interpretada por Prince). Esta cover da banda inglesa de Synthpop foi esmagadora, integrando a trilha sonora do filme Minha Noiva é uma Extraterrestre também abocanhou o prêmio de Melhor Video Inovador da MTV Video Music Awards de 1989!


Faixa 12: Gloria Gaynor – Be Soft With Me Tonight - Para comprovar mais uma vez a mistura de estilos nessa coletânea: Uma diva da era disco mandando uma música para lá de romântica... Um trechinho da letra traduzido: “...Vamos, seja suave comigo esta noite; Eu sei que você precisa de um amor que é verdade; E eu posso fornecê-lo; Vamos, seja suave comigo, não lute; Você sabe o quanto eu preciso de você também; E eu não vou negar, oh não...”. Uma batida leve com a voz mais que especial dessa cantora americana. Uma música para no mínimo relaxar, caso você não possa dançar a dois!

Faixa 13: Carola – Tommy Loves Me - De verdade: eu não me lembrava dessa canção... Mas gostei! Simples na composição, mas bem alegrinha, a cara dos 80! Foi gravada em fevereiro de 1984, pela cantora sueca Carola Maria Häggkvist. Essa é a versão em inglês para a original em sueco “Tommy Tycker om Mig”

Faixa 14: Amadhouse – Shock Me Amadhouse - Para finalizar, uma música no puro estilo House e direto da Itália! Um prato cheio para os fãs dessa vibe e fechar com chave de ouro essa compilação surpreendente, tanto na mistura de ritmos quanto na nacionalidade dos artistas/bandas! Realmente e definitivamente: nos dá uma ótima amostra da diversidade e criatividade musical dos anos 80! Indispensável!

 

 

Natascha Coelho