Coletâneas
Coletanea - Video Hits Volume 1

Michael Jackson

Essa coleção lançada pela CBS nos anos de 1982 e 1983 possui apenas 03 volumes, porém marcaram uma época em que a televisão anunciava no intervalo comercial a propaganda das coletâneas dos maiores hits que estavam rolando nas rádios.

É só identificar no canto inferior direito uma faixa com os seguintes dizeres: ‘Gravações Originais Conforme Anunciado no Radio e TV’. Com a ajuda dos programas de vídeo-clipes da época como Clip Trip, Realce, Som Pop, entre outros, as músicas contidas nestas coletâneas tinham seus vídeo-clipes exibidos constantemente nestes programas e daí veio a idéia de denominar a coletânea com o nome de Video-Hits.

Vamos então dar um passeio pelas faixas destes discos que misturam Black Music e Pop Rock começando pelo álbum lançado em 1982:

Video-Hits – Vol.01 (1982)

Lado A:

It’s Raining Again / Supertramp – Música que marca a fase mais pop do Supertramp e que nos leva a um clima dos anos 60, porém também marca o fim da carreira de Roger Hodgson como vocalista da banda e que pra variar como em qualquer outro caso a banda nunca mais foi a mesma.

Sexual Healling / Marvin Gaye – Grande sucesso desse essencial cantor negro remanescente da Motown Records, mas que infelizmente marca também seu último sucesso, pois seria vítima de seu próprio pai, sendo assassinado com um tiro de um revolver que ele dera de presente a ele.

I Cannot Believe Its True / Phill Collins – Trompetes a postos, bateria impecável e um swing pra lá de convidativo, essa pra mim é a melhor música desse gênio que provou a todos que um baterista pode ser um exímio vocalista. Phill Collins é um super-herói musical que conseguiu com maestria ao mesmo tempo comandar o Genesis e tocar sua carreira solo.


Falco

I Don’t Wanna Dance / Eddy Grant - Quem não se lembra dessa, tocava exaustivamente nas rádios. O músico da Guiana (e não jamaicano como muitos pensam) Eddy Grant soube fazer bem a fusão do pop com o reggae.

Steppin’ Out / Joe Jackson – O piano e teclados são o destaque deste clássico do Joe Jackson que marcou o ano de 1982. A música começava baixinho e ia aumentando o som, isso porque o álbum de Joe Jackson era todo mixado.

All Right / Christopher Cross – A voz suave deste cantor, compositor e guitarrista conquistou o mundo com baladas como ‘Sailing’ e ‘Arthur’s Theme’ (Best That You Can Do) e All Right tem uma levada mais rock. Uma curiosidade é que Christopher Cross teve sua primeira aparição como substituto provisório de Ritchie Blackmore em um show do Deep Purple.

Lado B

Billie Jean / Michael Jackson – O maior astro do pop tem aqui registrado a sua maior obra de arte. É com Billie Jean que Michael Jackson mostrava todas as suas habilidades no palco. Música imortal tal qual seu autor que pra sempre vai ficar marcado em nossas vidas.

FICHA

"Coletanea Video Hits Vol.1"
Data de Lançamento: 1982

Faixa-a-Faixa:

Lado A
01. Supertramp - It’s Raining Again
02. Marvin Gaye - Sexual Healing
03. Phil Collins - I Cannot Believe It’s True
04. Eddy Grant - I Don’t Wanna Dance
05. Joe Jackson - Steppin’ Out
06. Christopher Cross - All Right

Lado B
01. Michael Jackson - Billie Jean
02. Men At Work - Down Under
03. Falco ´- Der Komissar
04. Donald Fagen - I.G.Y.
05. Prince - 1999
06. P.H.D. I Won't Let You Down


Prince

Down Under / Men At Work – Pop Rock australiano da melhor qualidade, o Men At Work foi imbatível em sua época. ‘Dowm Under’ se tornou um hino para movimentos undergrounds na Austrália. O single conquistou nada mais, nada menos que a 1ª colocação na parada pop e parada rock americana, 1º lugar na parada inglesa e claro 1º lugar no país natal da banda.

Der Komissar / Falco – Cantor austríaco, Johann (Hans) Hölzel mais conhecido como Falco teve seu primeiro maior sucesso no ano de 1982 com Der Komissar . A música fez tanto sucesso que levou um grupo americano o ‘After The Fire’ regravá-la em uma versão em inglês atingindo o top 5 da revista Billboard.

I.G.Y. / Donald Fagen – Ex integrante do Steely Dan na década de 70, Donald Fagen apresenta aqui uma música que faz a fusão perfeita do jazz, blues e o pop. A sigla no nome da música significa ‘International Geophysical Year’.

1999 / Prince – Com inovações de bateria eletrônica, essa música agitava qualquer pista de dança e consolidou de vez a carreira do príncipe de Mineapólis. Faixa do álbum ‘1999’ de 1982, Prince nessa época foi consagrado um dos maiores artistas negros, ao lado de Michael Jackson e Lionel Richie.

I Won’t Let You Down / P.H.D. – Banda que gravou esse balada romantica com relativo sucesso e que tinha os vocais de Jim Diamond que mais tarde viera a fazer sucesso em sua carreira solo como ‘I Should Have Known Better’.

Bom demais né!!! Bons tempos que não voltam mais. Canções que tocavam nas rádios e enchiam nossos ouvidos de alegria. Mas a viagem só está começando e em breve vamos falar do Video Hits Vol.2 de 1983:

Um abraço a todos,

Reinaldo Varani