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Poucos grupos dos 80 tiveram o sucesso, o impacto e a popularidade como
os new romantics do Culture Club. Durante o início dos anos 80,
o grupo emplacou vários hits nas paradas tanto do Reino Unido quanto
dos Estados Unidos, bem como teve várias de suas músicas
executadas em diversos países do mundo. A atitude, as letras que
falavam de amor de uma forma ousada e diferente, revelando de forma explícita
os rumorosos casos de amor de seu vocalista, Boy George, levava
as pessoas a admirarem de forma diferente a música pop. Com mais
lirismo, mais amor... George era frequentador assíduo dos clubes
e danceterias de Londres, entre elas, o Blitz, onde surgiu do movimento. Casas
onde podiam-se ouvir aquelas bandas que iniciavam o New Romantic no final dos
anos 70. Ali, ele tomava contato com bandas como ABC, Human League, Spandau
Ballet, Visage, Ultravox e outras. Foi no Blitz que Boy George conheceu
Marilyn e Martin Degville (que fundaria no meio dos anos 80 o
Sigue Sigue Sputnik). George se tornou figurinha fácil nestes
clubes e, graças as suas mais novas companhias que o levaram a mostrar
seu estilo, acabou ficando conhecido também entre os estilistas. Foi
assim que em 1981 George conheceu Malcom McLaren, que já tinha
obitido sucesso com a criação do Adam and the Ants. Malcom,
convidou George a integrar a primeira formação do Bow Wow Wow.
George ficou poucas semanas na banda. George não estava gostando da maneira
como Malcom ditava ordens e resolveu sair do grupo.< Devido à má recepção do nome da banda, eles decidiram mudar para Culture Club. Junto com essa mudança veio outra, a troca do guitarrista Jon Suede por Roy Hay que era ex menbro do Russian Bouquet. No fim de 81 eles apresentaram a sua demo para a EMI que recusou. No início de 82 procuram a Virgin Records, que enxergou o talento da banda e fechou um contrato com eles, lançando o single White Boy ainda no início daquele ano. A música não fez muito sucesso, assim como o outro single I’m afraid of me que também foi lançado naquele ano. Apesar da música da banda não ir bem, as revistas de moda comentavam cada vez mais sobre o vocalista da banda, que se vestia com excentricidade. No outono daquele ano, a banda lançou outro single: Do You Really Want to Hurt me que foi direto para o topo das paradas de sucesso no mundo inteiro, juntamente com Time (Clock of the Heart). Kissing to be Clever, o álbum de estréia, já alcançava os primeiros lugares também na vendagem de discos. O segundo album, Colour by Numbers,
foi lançado em 1983. Já nessa época eles eram a banda
new wave mais tocada nos EUA e na Inglaterra. Karma Chamaleon,
foi hit dos dois lados do Atlântico. Ainda em 1984, a banda lançou
os singles It’s a Miracle e Miss me Blind
que também foram hits. Em outubro de 1984 eles lançaram
o terceiro álbum Wakin' up with the House
on Fire. O primeiro single deste álbum foi The War
Song que foi muito bem recebido pelos britânicos pois a música
entrou direto no segundo lugar das paradas. Entretanto, nos EUA a situação
foi inversa, com a música chegando apenas entre as 40 mais executadas.
Embora a performance não tenha sido de todo má, a banda
começou a sofrer pressões por parte da gravadora porque
o segundo disco foi platina quádrupla, enquanto o último
lançamento ainda não tinha atingido a marca de 1 milhão
de cópias vendidas. Enquanto Boy George se tratava em uma clínica de desintoxicação para se livrar do vício de heroína, a banda ia à falência, pois diferente de outros casos, o escândalo sobre a vida do vocalista e a indignação dos pais do tecladista fizeram as vendas dos discos despencarem. Já recuperado Boy Geroge anunciou oficialmente a separação do grupo em 1987, e seguiu em carreira solo. Marcos Vicente e Robson Leandro da Silva |