Bat Fino e Karatê, ou simplesmente Batfino é um desenho animado norte-americano, criado por Hal Seeger e apresentado originalmente nos Estados Unidos, entre setembro de 1967 a outubro de 1967, num total de 100 episódios. Se repararmos alguns detalhes deste desenho, assim como o próprio personagem - um morceguinho que defende a cidade do crime - podemos cer que o desenho faz uma paródia com a série popular da televisão Batman e o Besouro Verde.
Este simpático morcego sofreu uma rediação na caverna em que morava, quando era pequeno, e por isso conseguiu seus super poderer. Esta parte de sua vida pode ser visto no último episódio, assim como foi sua juventude.
No acidente, o morceguinho perdeu suas assas, que foram substituídas por asas de aço, que ele as usava como um escudo protetor, pois ele podia se enrolar com as asas. Em todos episódios, podemos ver BArfino se defendendo dos Vilões, e falando a sua frase mais marcante: "Suas Balas nã o me atingem! Minhas asas são como uma couraça de aço!"... rsrsrsrs.. Muito Clásssico!!!
Suas asas também ajudavam ele a voar a velocidades enormes e usavam freqüentemente para ajudar a escapar de uma morte certa ou cortado em pedaços, quando ele era capturado. Muitas vezes eles também impediam dele afundar na água, apesar delas serem pesadas e feitas de metal.
Bat Fino também utilizava um pequeno "fusca" (Volkswagen) feita sob encomenda chamada Batillac (para rimar com Cadillac) e era toda ela equipada com muitas proteções e barreiras. Deste modo, quando o carro batia ou se chocava com um onda sonora, ele permanecia intacto. Em alguns episódios Bat Fino costumava dizer que o Batillac era equipado com um plutônio thermo-nuclear e Karatê complementava dizendo que ele também é uma bomba. Essa expressão humorística era utilizada na maioria das situações em que mostravam que o isolamento de plutônio não tinha uso real e que podia causar mais danos do proteção de fato.
Bat Fino foi feito às pressas e de maneira econômica re-usando várias cenas comuns a série, em vez de ter que reanimar cenas quase idênticas a cada episódio. Embora a maioria das animações consecutivas fazem isto até certo ponto, mas Bat Fino fez isto na maioria delas. Algumas cenas foram usadas tudo novamente num episódio, alguns apareciam esporadicamente e em outras só eram algumas vezes repetidas durante a série inteira. Freqüentemente, uma cena usava mais de um enredo e às vezes as cenas repetidas eram cortadas de forma que somente a suas seções poderiam ser re-usadas para se ajustarem de mais perto ao enredo.
Em muito episódios, nosso herói era colocado numa situação aparentemente fatal. Neste momento, a ação era congelada e o narrador perguntava ironicamente e dramaticamente se Bat Fino sobreviveria, então a ação era continuada com Bat Fino sobrevivendo, graças ao uso de seus super-poderes. Quem assistiu a série Batman vai perceber que esta parte é do mesmo estilo, fazendo uma pequena paródia, do MOrceguinho, com o Morcegão!
Este desenho animado foi produzido pela Hal Seeger Studios, na Cidade de Nova Iorque e também por Bill Ackerman Productions em Midland Park, Nova Jersey. Foi distribuída pela Screen Gems e apresentado nas estações locais ao longo dos anos 80. A Nickelodeon também apresentou os episódios de Batfino por um breve momento em Weinerville e também na série de "Nick in the Afternoon" na década de 90. Em setembro de 2006, ele retornou pela U.S. como parte de "Cartoons Without a Clue" e na linha de mistérios da Boomerang nos finais de semana.
Hal Seeger nasceu em 1917, era pai de 5 filhos e avô de 10. Hal foi diretor de televisão, produtor e criador de "Batfink", "Milton the Monster" e muitos outros séries de desenhos animados. Morreu no dia 15 de março de 2005, aos 87 anos de idade.
Vozes originais: Len Maxwell e Frank Buxton.
Música composta por: Alessandro Alessandroni, Sergio Cafa ro, Alberto DiTomasso Fusco, Herschel Burke Gilbert, Egisto Macchi, Gino Marinuzzi, Raymond Scott, Francesco Tamponi, Hal Seeger, Winston Sharples, Winston Sharples Jr. e Luigi Zito.
|