A ‘’sessão animada’’ do site Autobahn apresenta hoje o desenho: Dinamite, o Bionicão. Este é mais um dos clássicos produzidos pela brilhante Hanna-Barbera, a partir do ano de 1976 e que estrou aqui no Brasil nos anos 80 na TV Manchete.
Essa animação nada mais é do que uma sátira do seriado Batman e Robin dos anos 60, pois a cidade fictícia chama-se Cidadópolis (Gothan City) na animação, Falcão Azul (Radley Crown), também é um milionário e seu fiel escudeiro Dinamite, o cão biônico, tal qual Bruce Wayne e o garoto prodígio, então têm outras referências do Homem-Morcego, um parceiro (o próprio Bionicão), em vez do Robin, no lugar da Bat Carverna, o genérico Falco Esconderijo (Falco Caverna... rs) e todo o aparato tecnológico que nossos representantes da paz e da ordem possuíam: radares e sensores, aliados à inteligência do Falcão Azul.
O ‘’lado negro da força’’ ficava por conta da Liga de Injustiça da América, aonde travavam lutas inesquecíveis contra os vilões: Cara de Peixe, O Minhoca, A Rainha Vespa, O Topeira, O Super-Ladrão e o Químique. Todos unidos e dispostos a executar um super plano para acabar com a dupla. Quando tudo parecia dar certo, o Bionicão (quase sempre) atrapalhava o Falcão a prender os bandidos em meio às suas bugigangas biônicas, mas o final o bem acaba vencendo.
Ao todo, foram 20 episódios e o traço utilizado dessa animação foi de outro desenho de sucesso: Scooby-Doo. Sendo também, um dos primeiros desenhos da história a ter um personagem afro-descendente: o prefeito da metrópole.
A dublagem brasileira ficou a cargo das memoráveis vozes de Orlando Drummond (Bionicão), dublador do Scooby-Doo, Popeye, Alf, o ETeimoso, etc. e o saudoso Nilton Valério (Falcão Azul), que deu vida ao Lion dos Thundercats, Valentino de A Polícia Desmontada (desenho dos anos 70), Ciclope, no desenho X-Men (anos 90), entre tantos outros trabalhos maravilhosos realizados.
Por incrível que pareça, não temos nenhum brinquedo nacional destes dois personagens, mas ao pesquisar pela internet, encontraremos em sites especializados de colecionadores, miniaturas articuladas, produzidas e fabricadas em outros países.
Foi lançado um Box com seis discos de DVD desta série, juntamente com o Scooby-Doo Show e ela também pode ser vista no canal de desenhos da Cartoon Network.
|