Media  |
Fale  |

Desenhos
Jem e as Hologramas

“Jem e as Hologramas” é uma série animada de TV que foi exibida inicialmente nos Estados Unidos entre 1985 e 1988. O desenho possui 65 episódios divididos em 3 temporadas. Aqui no Brasil, o seriadofoi exibidono canal SBT em 1988.

O enredo gira em torno da personagem Jéssica Benton (ou Jerrica Benton, nome original nos Estados Unidos) e seu alter ego Jem. Na história, Jem tem uma banda chamada “As Hologramas”. As meninas passam por várias aventuras e emoções com uma banda rival, “As Desajustadas”. No início da terceira e última temporada aparece outro grupo, “Os Stingers”.

Basicamente, toda a história começa após a morte do pai de Jéssica, dono da gravadora Starlight Music e do orfanato para garotas, o Starlight Girls.

Com a intenção de ajudar o orfanato, Jéssica recorre a Eric Raymond. Após a morte do senhor Benton, Reymond é quem cuidada gravadora. Quando procurado, ele decide negar ajuda financeira a garota, afirmando que a Starlight Music não é uma casa de caridade.

Um dia, Jessica recebe um par de brincos. Ao usar os brincos em formato de estrelas, surge uma mulher holográfica. Essa mulher a conduz para um lugar onde existe um computador chamado Energia (Synergy, na versão americana). Essa máquina que é capaz de gerar hologramas muito reais.

Então, a senhorita Benton decide utilizar a Energia e converte suas amigas em um grupo musical: “Jem e as Hologramas”. A banda então contava com Jem (vocal) e sua irmã Kimber Benton (teclados) e as amigas Aja Leith (guitarra) e Shana Elmsford (bateria e depois baixo).

Assim, as garotas passam por várias aventuras e emoçõescom sua banda rival “As Desajustadas”, que conta com o apoio de Eric Raymond. O grupo rival era formado por Roxy, Eléctra (Stormer, na versão americana) e Urânia (Pizzazz, versão americana). Urânia era a menina quem mais competia com Jem na história. Posteriormente, surge outro grupo rival na jogada, “Os Stingers”.

Curiosidades:

-Inicialmente, “Jem e as Hologramas” foi feito para vender uma nova linha de bonecas que foi criada pela Hasbro;

-Os nomes das personagens foram escolhidos pela própria Hasbro. Entretanto, os sobrenomes de algumas personagens foram escolhidos pela autora Christy Marx com a intenção de homenagear cientistas que trabalharam com hologramas. Exemplo:o sobrenome da personagem Ajaremete ao físico Emmett Leith. Emmett mostrou pela primeira vezum holograma de um objeto tridimensional em uma conferência;

-Nos Estados Unidos, a banda rival “As Desajustadas” recebeu o nome de “The Misfits”. Vale ressaltar que o nome escolhido não tem relação com a banda punk formada por Glenn Danzig;
-“Jem e as Hologramas” recebeu indicações ao prêmio americano Young ArtistAwards (YAA) em duas diferentes categorias. Entretanto, o desenho não foi o vencedor em nenhuma delas;

-A animação foi produzida pelo estúdio Toei Animation, maior estúdio de anime do mundo. A lista de trabalhos feita pelo Toei Animationé imensa. Para citar algunsanimes mais atuais, constamo Dragon Ball, Saint Seiya, SailorMoon e Digimon;

-As três temporadas completas do desenho foram lançadas em DVD nos Estados Unidos. No Brasil, ainda é difícil de adquirir os DVDs;

-Em 2009, foi especulado que seria feito um filme baseado nessa série animada dos anos 80. A atriz Cameron Diaz tinha sido cotada para viver a personagem Jéssica Benton e seu alter-ego, Jem nos cinemas. Apesar dos fortes rumores, o filme não foi feito.

 

Taccy Mikulski