Já que estamos em época de festas natalinas, nada melhor relembrar um desenho que fez parte da infância de muita gente: o “Natal da Turma da Mônica”.
Produzido no ano de 1977, marcou muito também a década de 80, pois durante vários anos passava na rede globo nos meses de dezembro. O sucesso era imenso e contagiava crianças e adultos, todos ansiosos esperando para ver o desenho, pois naquela época não havia internet e nem mesmo o vídeo cassete, ou seja, era mesmo imperdível, todos ficavam em frente à T.V esperando esse grande momento.
A história é bem simples, porém representa o Espírito Natalino de uma forma imortal, com solidariedade e inocência.
Começa com a Mônica aparentemente brava sacudindo uma árvore onde estão o Cebolinha, Cascão e o cachorrinho Bidú, pedindo pra eles descerem imediatamente. Após caírem da árvore, Mônica conta aos meninos que eles têm um grande problema: suas casas não possuem chaminé para receber o Papai Noel e assim não ganharão seus presentes.
Então eles combinam de construir uma chaminé na casa da Mônica e vão buscar tijolos. A partir disso, começam as confusões.. Cebolinha deixa cair tijolo no pé da Mônica e o Cascão derruba um monte de tijolos em cima do Bidú, que fica furioso e com seus latidos manda a turminha correndo pro telhado e lá em cima a Mônica tem a idéia de chamar o Anjinho pra ajudá-los na construção.
Eles conseguem construir uma linda chaminé, porém surge um probleminha...levá-la até o telhado, missão que ficou para o Anjinho, já que ele pode voar. E logo depois mais um problema...Como o Papai Noel iria passar pela chaminé? Já que não havia buraco no telhado? A solução foi inesperada, Mônica pisa sem querer no rabo do Bidú, que aos latidos manda a turminha de novo pro telhado, dessa vez todos aglomerados na chaminé, que cede e todos caem desmaiados na sala.
Então anoitece e o Papai Noel aproveita que a turminha está desacordada e deixa presentes para todos, só que ao sair se descuida e pisa no rabo do Bidú, que late muito e acorda todos, que ficam muito felizes ao verem os presentes.
Começa então a clássica musiquinha, que muita gente ainda sabe cantar de cor:
“Os sinos vão tocando,
Papai Noel devagarinho vem chegando..
Trazendo mil brinquedos, mil sonhos, mil segredos
Papai Noel reconheceu o trabalhão que deu..
Fazer a chaminé e agora sai pé ante pé...
Pra Mônica um coelhinho, novinho e bem limpinho, ela vai gostar..
Cascão ganhou uma lata de lixo bem sujinha pra ele se sujar..
O Anjinho está contente, ganhou uma harpinha nova, pra no céu tocar..
Um lindo aviãozinho ganhou o Cebolinha, ele vai voar..
Feliz Natal pra todos, Feliz Natal.. (4x)”
Traz uma mensagem muito positiva, sobre o reconhecimento dos nosso esforços e o clima de união e cooperação entre todos, realmente inesquecível!
Infelizmente esse desenho nunca foi lançado em DVD, mas graças a internet podemos acompanhá-lo e baixá-lo também, vale a pena conferir e nos anos 2000 uma nova versão pra esse clássico foi regravada, acrescentando a Magali.
Feliz Natal pra todos, são os votos do Projeto Autobahn, sempre revivendo o melhor da década de ouro. |