Mort Walker |
Recruta Zero (nome original Beetle Bailey) é uma personagem de quadrinhos e desenho animado criado por Mort Walker em 4 de setembro de 1950.
Inicialmente, a tira que chegava a mostrar Zero com os olhos abertos era sobre a vida em uma grande faculdade e quase não fazia sucesso. Já se pensava em cancelar a série (sem que o autor soubesse) quando estourou a guerra entre EUA e Coréia e Mort Walker, em uma inspiração repentina, resolveu alistar Zero e toda a tirinha. Imediatamente, a tira pulou para mais de cem jornais não parou de crescer.
Com a mudança, Zero passou a ser um recruta do exército americano, que vive no quartel Camp Swampy. Sempre cultivando sua preguiça e bom-humor, Zero é implacavelmente perseguido pelo Sargento Tainha, que não admite nenhuma insubordinação. Ainda assim, Zero sempre dá um jeito de escapar do trabalho. Seu lema de vida é: "Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã" e "É engraçado como o tempo voa quando a gente está de folga".
No Brasil, a tirinha é editada em vários jornais. Dentre eles: O Estado de S. Paulo, O Globo Zero Hora, A Tarde, O Estado de Minas, A Gazeta (Vitória - ES), Diário de Pernambuco, Jornal de Brasília e Diário do Nordeste. Também é editada em livros de bolso pela Editora L&PM, de Porto Alegre.
FICHA
|
Título- Original: Beetle Bailey
Ano de Criação: 1951 por Mort Walker
|
|
Curiosidades :
Nos anos 70, havia uma revista concorrente, chamada "Recruta Biruta", publicada então pela Editora Abril.
No interior do campus da Universidade do Missouri-Columbia existe uma escultura de bronze do Recruta Zero sentado em uma mesa de lanchonete em tamanho real. A estátua, feita pelo filho de Mort Walker, Neal Walker, fica próxima ao local onde existia a lanchonete "The Shack", que pegou fogo em outubro de 1988. Essa lanchonete era a qual o autor do personagem fazia seus desenhos quando estudava na universidade.
O desenho Recruta Zero era exibido pela TVS.
Personagens:
Zero...
Este o recruta mais pregiçoso de todos principal personagem do desenho, um tipico garoto americano que por mais que não faça nada ou fale mal de alguém o mesmo está sempre metido em encrencas, quando não está cochilando em algum lugar, sonha com o dia que dará adeus ao exercito.
Otto...
É o cachorro do Sargento Tainha. Originalmente, Mort Walker retratou o cãozinho como um cachorro comum, para depois desenhá-lo com o mesmo uniforme de seu dono.
Platão...
É o intelectual do quartel. Sempre fazendo citações de livros e falando como se estivesse apresentando uma tese de doutorado, é um dos amigos do Zero.
Dentinho...
É um personagem limitado intelectualmente, e seu nome é uma ironia a dois de seus dentes crescidos.
Quindim...
É o mulherengo do quartel. Mas as suas cantadas nem sempre dão certo.
Tenente Escovinha...
É um oficial caprichoso e imaturo, sempre reclamando que nunca é promovido.
Tenente Mironga...
embora não apareça com freqüência nas tiras, leva a honra de ser o primeiro personagem negro a ser retratado em quadrinhos norte-americanos, em 1970.
General Dureza...
pensa mais no golfe que na administração do quartel. Como se não bastasse, tem problemas de alcoolismo (toma muitos Martinis) e obedece cegamente à mulher, Martha.
Cuca...
é o cozinheiro do quartel Swampy. Tem a incrível capacidade de tirar o apetite de todos com sua comida intragável.
Srta. Tete...
é a secretária do General Dureza, sempre representada com um vestido preto. É o objeto de desejo de soldados e oficiais dentro do quartel.
Capelão...
|