Este desenho animado foi produzido pela Pacific Animation Corporation (um conglomerado de estúdios japoneses), desenvolvido pela Rankin/Bass e exibido em 1986 pela Lorimar-Telepictures, num total de 65 episódios. Foi exibido apenas na temporada de 1988, estreando e fazendo certo sucesso no programa infantil Oradukapeta nas manhãs do SBT depois, passou a ser apresentado às tardes por outro programa, o Show Maravilha, também do mesmo canal. Aproveitando a boa repercussão que tiveram os Thundercats, a Rankin/Bass resolveu investir e apostar no gênero dos super-heróis, daí criou esta "adaptação'', em uma ''versão futurista''. No lugar de felinos guerreiros, entravam em ação heróis biônicos com asas de metal.
Os Silverhawks (Falcões de Prata), possuíam vários poderes, entre eles, voar com suas asas de prata ou lutar com suas garras de aço (parte de carne e osso). Eles sacrificavam seus corpos humanos, a fim de modificá-los para depois enfrentarem e surportarem longas jornadas até a Galáxia de Limbo aonde foram enviados para defender o Universo das ações maquiavélicas do Monstro Estelar e seus capangas intergaláticos: Lagartão, Serrivel, Minotauro, Terremoto, Molecular, Trapaceiro, Da Pesada e a ''Loucura Musical da Melodia''.
Pelo lado dos mocinhos, temos: Comandante Stargazer, QuickSilver, Coronel Bluegrass, CopperKid, Steelheart e Steelwill. No caso, esta é a Old School dos Hawks, havia a Neew School, formada por: Hotwing, Moonstryker, Flashback e Condor. Personagens coadjuvantes da história: Seymor, Zico, o Bico (Zeek), Harry; Professor Energia; Sanders; Monotonia; Informante Grod; Senhor Grana e Pratas.
Aproveitando a boa aceitação e repercussão desta animação pela tevê, foram lançados na época brinquedos da série, que incluíam bonecos dos integrantes e até um helícoptero (porém não localizei qual foi a marca que produziu e lançou os mesmos). Encontra-se facilmente nos sites de compra pela internet, dos modelos mais simples, passando pelos mais raros (itens de colecionador), inclusive fitas de VHS e DVDs da saga.
Curiosidades:
Dubladores no Brasil:
Garcia Neto (Comandante Burt Stargazer)
Garcia Júnior (Moonstriker)
Roberto Macedo (Condor)
Helíobas Ribeiro (Flashback)
Sílvio Navas (Monstro Estrelar)
Ionei Silva e Mário Monjardim (Lagartão), 1ª e 2ª vozes
Francisco José Corrêa (QuickSilver)
Carmen Silva (Steelheart)
Júlio Chaves (Steelwill)
Mário Jorge Andrade (Coronel Bluegrass) |
Sônia Ferreira (Madame Melodia)
Amaury Costa (Da Pesada)
Antônio Patiño (Serrivel)
Newton Apollo (Molecular)
Marcos Miranda (Trapaceiro)
Paulo Flores (Tornado)
Orlando Prado (Seymour)
Paulo Pinheiro (Zico)
Carlos Marques (Parador do Tempo)
|
Além disso, foi lançado um gibi em quadrinhos pela Marvel Comics na época, tamanha foi a novidade.
Bem galera, é isso aí!...mais uma viagem no tempo pela estrada Autobahn Anos 80.
Abraços,