1984, ano de muitas séries como Super Máquina, Magnum, Trovão Azul, essa última muito similar série tema do texto: Águia de Fogo. Pois, as duas tem como tema principal helicópteros militares futuristas. Aliás, o futuro é um assunto de muito destaque nos anos 80, vide exemplos como Um Robô em Curto Circuito, De Volta para o Futuro, Exterminador do Futuro, entre outros.
Águia de Fogo foi lançado em 1984, exatamente no dia 22 de janeiro, criada por Donald Belisario, responsável também por Magnum. Apesar da série ter o mesmo contexto de Trovão Azul, durou mais do que meia temporada e sim quatro temporadas ( de 1984 a 1987). Foram o total de 79 episódios, sendo 55 produzidos pela CBS que em 1986, para decepção dos fãs, cancelou Águia de Ouro.
Com o cancelamento da série pela CBS, a quarta temporada foi produzida pela USA Network que adquiriu o direito de transmissão, produzindo mais 24 episódios. Isso é equivalente a praticamente uma temporada completa. Mas a série já tinha perdido seu foco inicial, as estórias estavam cada vez mais sem pé e nem cabeça. Isso gerou um grande vácuo em comparação as primeiras temporadas, decretando assim o fim definitivo da série em 1987.
Altos e Baixos em Águia de Fogo
A série foi como uma linha decrescente pois a primeira temporada foi muito bem produzida, com uma direção impecável, fazendo com que Águia de Fogo decolasse no sentido literal da palavra. Na primeira temporada eram dois pilotos homens, e a série ficou carente de mulheres no seu núcleo principal. Isso foi resolvido na segunda temporada, em 1985, onde entrou, Caitlin O’Shanessy atuando como uma terceira piloto. A segunda temporada não teve o mesmo impacto da primeira, já a terceira temporada, em 1986, teve alguns bons momentos. Porém, a mesma foi marcada pelos problemas pessoais de Jan-Michael Vicent, que vivia StringeFlow Hawke o principal da série. Ele foi contratado por Coldsmith, que tinha um tapa olho (quem não se lembra do cara que tinha um tapa olho em Águia de Fogo), e se envolveu em problemas com álcool e drogas, além de suas brigas no casamento, que é algo que a mídia americana adora (alias não só lá).
A quarta temporada produzida, em 1987, já pela USA decretou praticamente o fim da série. Pois, o núcleo principal foi totalmente trocado devido a problemas com os altos valores de contrato dos elencos da primeira e segunda temporada. Um grande exemplo foi a entrada de St. John, irmão de Stringeflow e desaparecido até esse momento, e Jô Santini, sobrinha de Dominic.
Um outro detalhe marcante nesta quarta temporada era o fato da Firma, a divisão especial da aeronáutica que tinha os helicópteros especiais chamados Águia de Fogo (construídos por Michael Coldsmith, que tinha o codinome de Arcanjo), passar a se chamar a Companhia. Esta temporada não deixou muitas saudades aos fãs e a USA acabou com a série em 1987. Uma pena para um série que começou com tudo e acabou no ostrascismo. Isto devido a perda do foco inicial da série e outros problemas com seu elenco.
FICHA
|
"Águia de Fogo"
Título Original: Airwolf
Episódios: 79 de 1984 à 1987.
Elenco:
Jan-Michael Vicent: Stringeflow
Alex Cord: Arcanjo
Ernest Borgnine: Dominic Santini
Deborah Pratt: Marella
Escrito por: Donald Belisario
Emissora: CBS & USA Network
Emissora no Brasil: Globo e Record |
Características do Helicóptero Águia de Fogo
Após Stringeflow recuperar o helicóptero na Líbia ele vai tudo que esse equipamento era capaz, porque era o helicóptero mais moderno do mundo, utilizava tecnologia de ponta, tinha uma velocidade supersônica, visão infra vermelha, sistema de vigilância, computadores, canhões de mísseis, entre outras características, enfim a mesma só faltava falar igual a Super Maquina, que todos nós lembramos com mais saudosismo pois a mesma obteve mais sucesso que Águia de Fogo.
No Brasil Águia de fogo estreiou em 1985 pela Globo passando nas manhas de domingo, alguns anos depois a mesma foi transmitida pela Rede Record.
Ainda tinha os brinquedos da Águia de Fogo, o Helicóptero e os bonecos dos principais da série, deixou saudades, pois toda criança gostava desses brinquedos e eu era uma delas.
Roger de Souza |