SHOWROOM DUMMIES
Seriados e Programas dos anos 80
Batman & Robin


Querido (a) leitor (a), se você não tivesse visto o título desta matéria e tivesse vivido e assistido os seriados na televisão; e eu lhe comentasse sobre um seriado que fez muito sucesso no Brasil no início dos anos 80, cuja característica eram sons reproduzidos em imagens tais como:

Crash! Pow! Soc! Vruum! Bang! Zoc! Wap! Beef! Woop! Etc...

Você conseguiria responder qual era o seriado?

Pois é, quem assistiu deve lembrar-se muito bem de Batman e Robin ou Batman de Adam West como também era conhecido. O seriado
Batman e Robin é original de 1966/67 (há algumas controvérsias sobre o ano original de lançamento) e foi exibido até 1969.

Foram no total 120 (cento e vinte) episódios que narram basicamente a luta da nossa dupla de heróis contra o mal.

Mais uma perguntinha:

Sendo o Batman o Bruce Wayne, qual era o nome verdadeiro do Robin?
Dick Grayson!!

Pois é, dessa pouca gente sabia...


A nossa dupla contava também com a ajuda do mordomo Alfred, o comissário James Gordon e o Chefe policial O’Hara. Essa primeira série é considerada de tom humorístico, pois entre outras características contava com o ator Adam West (totalmente fora de forma) interpretando o herói, e o ator Burt Ward interpretando o Robin que usava e abusava das frases iniciadas com “Santa...!!” (Santa violência! Santa Criminalidade! Santo tiroteio! E por ai afora).

Essas mesmas expressões foram utilizadas novamente em versões de desenhos animados da década de 70 – Os Superamigos da Hanna Barbera.

A série foi exibida no Brasil pela antiga TVS (atual SBT), os vilões já apareceram nesta primeira versão e foram todos mantidos, alguns perderam a notoriedade com o tempo, ficando praticamente no anonimato.

Vilões

Pinguim, Coringa, Chapeleiro Louco, Charada, Mulher-Gato, Marcia, a Rainha dos Diamantes, Sr. Gelo, Cabeça de ovo, Rei Tut
Minerva, Viúva Negra, Rainha dos Diamantes, Rei Relógio.

Em praticamente todos os episódios, nós víamos a nossa dupla de heróis combaterem criminosos implacavelmente, outra característica marcante era que no final os nossos sempre terminavam pegos em alguma armadilha preparada por algum de seus inimigos, isso logicamente mantinha o fã/espectador esperando ansiosamente o próximo episódio, as perguntas feitas pelo narrador aumentavam a apreensão:

Será que os nossos heróis vão conseguir escapar?

Será que vão suportar a pressão?

Será o fim de Batman e Robin?

Será que o Coringa/Pinguim/Charada venceu desta vez?

A resposta era sempre aguardada e os anúncios eram feitos de forma personalizada.
Aguarde no próximo ‘Bat-episódio’, no mesmo ‘Bat-horário’, no mesmo ‘Bat-canal’...Aliás o Batman é o único herói que conseguiu personalizar e imortalizar essas expressões utilizando o próprio nome como recurso.


FICHA

"Batman"
Ano de Criação: 1966-1969/EUA
Gênero: Série/Aventura/Comédia
Criação: William Dozier

Elenco:
Adam West - Bruce Wayne/Batman
Burt Ward - Dick Grayson/Robin
Alan Napier - Alfred Pennyworth
Neil Hamilton - Comissário Gordon
Stafford Repp - Chefe O'Hara
Madge Blake - Tia Harriet
Yvonne Craig - Barbara Gordon/Batgirl
Cesar Romero - Coringa
Burgess Meredith -Pingüim
Frank Gorshin - Charada
Julie Newmar - Mulher-Gato 1
Eartha Kitt - Mulher-Gato 2
Victor Buono - Rei Tut
Roddy Mcdowell - Traça
George Sanders - Sr. Frio 1
Otto Preminger - Sr. Frio 2
Eli Wallach - Sr. Frio 3
Walter Slezak - Rei Relógio
Vicent Price - Cabeça-de-Ovo
William Dozier - narrador

Tema: Neal Hefti
Produtora: Greenway Productions/20th Century - Fox
Distribuição no Brasil: Fox Filme do Brasil
Formato: 120 episódios de 25 minutos em 3 temporadas; longa-metragem com 120 min.
Dublagem: Odil Fono Brasil/SP (1ª Temporada, AIC/SP (1ª Temporada [redublagem] e 2ª Temporada), TV Cine-Som/RJ (3ª Temporada), Peri Filmes (longa-metragem).

Emissora no Brasil:
SBT

História:

O personagem Batman surgiu precisamente em maio de1939, através da mesma editora que lançou o Super-Homem para o mundo. Seus criadores chamavam-se Bob Kane que era desenhista e o escritor/roteirista William Finger. Batman surgiu primeiramente na Revista ‘Detective Comics’, edição nº 27, o companheiro Robin surgiu somente na edição nº 38.

A fórmula do herói era a do ‘Homem Rico que se disfarça para combater o crime’, bastante conhecida até.
A influência mais marcante veio de um filme antigo, raro e sombrio chamado “The Bat Whispers” de 1935, onde um misterioso ladrão de jóias veste-se de morcego para cometer seus crimes. Batman foi chamado inicialmente de “Bird-man” (Homem-Pássaro) mas logo teve seu nome mudado para “Bat-Man” (Homem-Morcego), para completar foi criado também um capuz e a máscara foi alterada significativamente, a cor do uniforme passou de vermelho para cinza, para não contrastar demais com a capa preta.

Batman nunca contou com superpoderes, contrariamente ao estereótipo dos heróis, sua força reside em sua inteligência aguda, observação apurada, força e agilidade.

Durante a infância, Bruce Wayne presenciou o assassinato de seus pais durante um assalto. Em idade adulta Bruce decidiu dedicar seu tempo no combate ao crime. Estudou criminologia e iniciou a construção de seu moderno quartel-general, que passaria a se chamar Bat-caverna, secretamente localizada no subsolo de sua mansão em Gotham City.

   

O milionário usou a fantasia de um homem morcego, aproveitando justamente o medo supersticioso de seus adversários criminosos.

Podemos dizer que a dupla Batman e Robin representa um dos ícones heróicos de maior sucesso mundial através dos tempos.

E o seriado Batman e Robin ou Batman de Adam West foi um dos principais divulgadores da identidade e responsável pela admiração de milhares de fãs no mundo inteiro.

E se você amigo (a), não estiver agindo corretamente, aguarde porque quando menos esperar em algum bat-horário e bat-local nosso herói mascarado poderá aparecer...

  

Ivan Guilherme Beneri




© Este site 1997-2010 by Projeto Autobahn - Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80