“Eu sou Tutancâmon, faraó de todo o Egito. Vocês perturbaram o meu descanso de 34 séculos. Por essa ousadia, deverão pagar com perícia, coragem e conhecimento. Eu os desafio a descobrirem o meu Enigma...” Eram com essas palavras que se iniciava um dos melhores programas de perguntas e respostas dos anos 80. Aliás, essa foi a melhor década para esse tipo de programa, pois tivemos programas como “É proibido colar” e “Quem sabe, sabe”, todos da TV Cultura.
O programa Enigma, apresentado por Cassiano Ricardo e por Cornélia Herr, foi exibido entre 1987 e 1989 e passava na TV Cultura todos os sábados às 19:00. Uma ideia surgiu na cabeça dos diretores da TV Cultura assim que os filmes “Indiana Jones e o Templo da Perdição” e “Enigma da Pirâmide” surgiram em 1984 e 1985 respectivamente.
|
FICHA
|
"Enigma"
Título original: "Enigma"
Ano de Criação: 1987
Gênero: Programa de Variedades
País de Origem: Brasil
Emissora no Brasil:TV Cultura
|
|
Eles pensaram em unir elementos dos filmes com o entretenimento, através da participação do público o qual deveriam responder perguntas de conhecimentos específicos. Eis que surge a ideia do programa ENIGMA que foi finalmente apresentado em 1987.
Já na abertura do programa, o expectador podia perceber algumas relações com o filme Indiana Jones:
1) O logotipo se assemelhava ao formato e às cores do filme;
2) no vídeo de apresentação aparecia um personagem no melhor estilo Indiana Jones e logo em seguida um faraó que falava as palavras que citei acima;
3) Havia também a presença da trilha sonora do filme;
4) Os próprios apresentadores lembravam os personagens do filme: O Cassiano Ricardo representava a própria imagem do Indiana Jones e a Cornélia Herr lembrava a personagem Karen Allen, esposa do Indiana no filme.
O cenário do programa era parecido com o interior de uma pirâmide. Havia também uma mulher que representava a Cleópatra e assistentes de palco caracterizadas. As pessoas que se candidatavam para participar chegavam cedo ao estúdio da TV Cultura (por volta de 11 horas do sábado) e havia algumas pré-seleções, inclusive com algumas dinâmicas de grupo.
Após isso, 10 pessoas eram selecionadas para ir ao Portal da Sabedoria, um lugar que haveria uma nova eliminatória. Destes, apenas 3 participavam do programa mais o campeão da semana anterior, totalizando 4 participantes. Os candidatos respondiam perguntas sobre Geografia, História, Cinema e Conhecimentos Gerais.
|
Havia algumas armadilhas que lembravam maldições egípcias, nas quais os candidatos tinham que passar, mas o que mais marcou era o alçapão que existia e eliminava quem errava determinada prova. No final, perguntava-se: “Qual é o enigma de hoje?”. Ganhava quem acertasse. Os prêmios na época eram interessantes: Um computador PC 500 da Prológica, Jogos de Perguntas como “Master”, Videocassete estéreo da Gradiente e outras lembranças.
Infelizmente o programa acabou em 1989 com uma audiência marcando índices históricos e ficando quase em primeiro no horário nobre nos dois anos em que o programa se manteve no ar. Várias hipóteses foram citadas para o término do programa, mas o que podemos afirmar é que foi o fim de um dos melhores programas de entretenimento que já passou na TV. Com isso o faraó Tutancâmon pôde descansar novamente.
Mas nunca se esqueça de uma coisa, caso vocês queiram importunar novamente o sono do faraó.........
“A morte virá com asas ligeiras para aquele que perturbar o sono do faraó”.
Reynaldo Rivero< |