SHOWROOM DUMMIES
Seriados e Programas que passaram na TV
brasileira nos anos 80


Jornada nas Estrelas

O universo de Jornada nas Estrelas, engloba 5 séries para TV, treze filmes para cinema, 1 desenho, centenas de livros, alem de duas recentes series para streaming,Star Trek: Discovery (Netflix) e Star Trek: Picard (Amazon), sem falar de outras que estão em produção para lançamento ainda neste ano de 2020.

Não é à toa que o Guinness World Records reconhece Star Trek como a série de televisão com o maior número de "spin-offs" (termo dado para derivações) da história.

Tudo começou no início dos anos 60 quando Gene Roddenberry, ex-piloto de aviões (militar e depois civil) e ex-policial começou a relizarar o sonho de se tornar escritor, seus primeiros textos foram concebidos enquanto ele ainda estava no Departamento de Polícia de Los Angeles.

Gene começou a escrever alguns roteiros policiais para TV, usando sua experiência pessoal como fonte criativa, assim nasceu o seriado policial "The Lieutenant".

O sucesso na nova carreira acabou levando-o a deixar a corporação e a se tornar um conceituado escritor de televisão, eventualmente atingindo o status de potencial criador de episodios pilotos para novas séries. Jornada nas estrelas foi a segunda série que Gene conseguiu vender.

Apesar do título ser apenas "Star Trek", a partir dos anos 80, ela adquiriu o retrônimo de Star Trek: The Original Series, ou "A Série clássica" no Brasil para diferenciar das series subsequentes.

 

FICHA

"Jornada nas Estrelas - A Série Clássica"
Título original: "Star Trek - The Original Series"
Ano de Criação: 1965
Gênero: Ficção Científica
Criação:Gene Roddenberry
Elenco:
Cap. James T. Kirk – William Shatner
Spock – Leonard Nimoy
Leonard McCoy – DeForest Kelley
Montgomery Scott – James Doohan
Pavel Chekov – Walter Koenig
Hikaru Sulu – George Takei
Lieutenant Uhura - Nichelle Nichols

Emissoras no Brasil:TVs Excelsior, Bandeirantes, Tupi e Record

O projeto da série foi comprado pelo estúdio Desilu, que vivia uma fase decadente depois de um período bem sucedido graças ao seriado "I Love Lucy", assim a empresa viu em Jornada nas Estrelas uma chance de retomar o prestígio.

Com o estúdio garantido, a próxima etapa seria vender a ideia a uma rede de televisão, que acabou sendo a NBC, a qual se encarregou de bancar e exibir o programa.

Assim, pós Gene Roddenbery conseguir convencer a emissora de que Jornada nas Estrelas era um projeto viável e promissor, foi produzido um episodio piloto em 1964.
Esse primeiro episódio, chamado hoje de "The Cage" (embora o título da época fosse "The Menagerie", Posteriormente decidiu chamá-lo de "The Cage" para não confundir com o episódio da Série Clássica que ganhou o nome original do piloto), tinha uma tripulação atualmente pouco conhecida, encabeçada pelo famoso ator Jeffrey Hunter - protagonista do filme "Rei dos Reis", interpretando Jesus Cristo - como o capitão Christopher Pike.

Do elenco que acabaria se fixando na série, apenas Leonard Nimoy, como o vulcano Spock, estava presente.

Os executivos da NBC gostaram do piloto, mas acabaram recusando-o, ao alegar que ele era inteligente demais para a supostamente medíocre audiência de televisão.

Normalmente, quando um piloto é vetado pela rede, acaba o sonho de se realizar a série, mas, num ato sem precedentes, a NBC, em vez de engavetar a ideia, decidiu encomendar um segundo piloto.

Uma nova história foi produzida em 1965: "Where No Man Has Gone Before". Jeffrey Hunter e seu capitão Pike, um dos poucos personagens não vetados pela NBC, não quiseram retornar. Então surgiu a chance para William Shatner, que foi contratado para viver o que viria ser o papel mais marcante de sua bem sucedida carreira, o novo capitão,James T. Kirk.

Com mais ação e dinamismo, e um elenco mais apropriado, o segundo piloto foi capaz de convencer a rede a encomendar uma temporada completa.


Spock


Kirk


Dr McCoy



O primeiro ano da série foi exibido em 1966-1967, destacando as aventuras de uma nave da Frota Estelar em pleno século 23, a USS Enterprise, e sua tripulação, composta pelo médico de bordo Leonard McCoy (DeForest Kelley), o engenheiro Montgomery Scott (James Doohan), o timoneiro Sulu (George Takei) e a oficial de comunicações Uhura (Nichelle Nichols) além é claro de Kirk e Spock. O navegador russo Pavel Chekov (Walter Koenig) só iria se juntar à trupe na temporada seguinte.


Chekov


Uhura


Scott


Sulu

A trama da série inicia-se no século XXIII, quando o planeta Terra tem um único governo. Todas as guerras e conflitos territoriais, raciais ou religiosos foram superados, problemas como a fome e o desemprego foram resolvidos. A medicina, altamente desenvolvida, e ao alcance de todos os habitantes, é capaz de prever e curar praticamente todas as doenças conhecidas. Politicamente o planeta é parte da Federação Unida de Planetas, e as disputas por território e hegemonia acontecem no espaço,que é dividido em quadrantes, com a Terra localizada no quadrante Alfa.

Os principais aliados dos terráqueos são os Vulcanos, o primeiro povo alienígena a fazer contato com a Terra. Primam pela lógica e controle das emoções, explicando que esta filosofia de vida os salvou de um passado violento. Sua característica física mais marcante são as orelhas pontudas. Spock, o primeiro oficial da Enterprise é o vulcano mais conhecido em Jornada nas Estrelas.

Para quem se perguntava o porquê estamos abordando uma série da década de 60, no site dos anos 80, pois bem, o sucesso dos filmes de Jornada nas Estrelas impulsionou o retorno da serie à programação no Brasil, em 1982 pela TV Bandeirantes, onde ocupava diariamente o horário das 17h e em 1983 o das 20h30. Essas reprises além de matarem a saudade dos fãs brasileiros de longa data, apresentaram a série a toda uma nova geração de fãs, cativada com episódios icônicos como "Cidade a Beira da Eternidade, "E as meninas de que são feitas?", "Balanço do Terror", "Galileo sete", "Arena"...

O sucesso da série no Brasil nos ANOS 80 foi tão grande, que em 1989, sete anos após o retorno da série no Brasil, foi fundado o fã clube Frota Estelar Brasil, atualmente chamado de "Nova Frota" que vem realizando diversos eventos em suas mais de três décadas de existência, inclusive trazendo atores de peso da série como Leonard Nimoy e George Takey, para participarem de suas convenções (sim, eu estive nas duas).

Outra razão importante, é que bandas ícones da New Wave como The B-52's e Devo, são fãs confessos da série, participando até de convenções! Reconhecidamente trekkers, alguns integrantes do B-52's chegaram a tocar com o uniforme da Frota Estelar durante os shows.

Na próxima parte desta matéria, vamos abordar um pouco mais sobre as sensacionais 3 temporadas e seus lendários episódios.

Enquanto isso, neste sábado todos fãs vamos nos reunir na melhor festa de São Paulo para embarcar nessa viagem no tempo, ao som das músicas que fizeram a trilha sonora das nossas vidas.
Nos vemos na festa deste sábado!



Marcos Carillo