Lançada neste ano pela Netflix, a série de terror ambientada nos anos 80 caiu no gosto do público. Não só daqueles que viveram essa década, mas até mesmo das gerações mais recentes. Recheado de excelentes referências musicais, cinematográficas e literárias, a produção da série conseguiu trazer de volta o clima dos filmes que marcaram a infância e adolescência de muitos. E aí vai uma pequena lista, com 6 dos muitos filmes que influenciaram a série.
E.T. - O Extra-Terrestre (ET - 1982): quando se trata de filmes que marcaram a infância, este é provavelmente o preferido dos fãs de Spielberg. É aquele tipo de filme para assistir em qualquer idade, em qualquer fase da vida. A reação é praticamente a mesma. E.T. é com certeza o mais cativante de todos os extraterrestres que conhecemos no cinema. E foi este filme que trouxe destaque para Drew Barrymore.
Conta Comigo (Stand by Me - 1986): o filme dirigido por Rob Reiner é baseado em um conto de Stephen King chamado O Corpo (The Body). Este não foi a única adaptação de uma obra de Stephen King que Reiner dirigiu, em 1990 foi a vez de Louca Obsessão (Misery). Conta comigo é tão excelente quanto o conto do qual se originou, uma das melhores histórias sobre amizade.
Carrie, a Estranha (Carrie - 1976): dirigido por Brian De Palma e também baseado em uma obra de Stephen King, Carrie é provavelmente uma das mais conhecidas do escritor. Como a maioria de seus trabalhos, é muito mais drama do que terror. O terror, no final das contas, é a realidade e vivida por cada um. Seus personagens principais são sempre pessoas problemáticas e excluídas dos grupos comuns, são sempre perdedores e estranhos aos olhos da maioria. E Carrie não foge à regra. Este clássico realmente não poderia ficar de fora.
Alien, o 8º Passageiro (Alien - 1979): outro clássico do cinema, este é um dos filmes com a atmosfera mais perturbadora que já assisti. Só podia ter sido dirigido por Ridley Scott. Desenvolvida pelo mestre H. R. Giger, a criatura é simplesmente perfeita e fascinante. Quase não vemos o Alien (essa obra de arte) e é justamente por isso que é tão assustador. Quanto menos vemos e sabemos mais aterrorizados nos sentimos. Afinal, o desconhecido tem muito mais peso.
Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Close Encounters of the Third Kind - 1977): dirigido por Spielberg, é um daqueles para colocar na lista dos “filmes para assistir antes de morrer”. Obra prima do cinema, este filme aborda a curiosidade do ser humano com relação as possíveis formas de vida fora da terra de forma incrível! Sempre considerei Richard Dreyfuss um excelente ator, e lembro que esse filme foi um dos responsáveis por me tornar fã dele.
|
FICHA
|
"Stranger Things"
Ano de Criação: 2016
Gênero: Série de Ficção Científica Suspense / Drama
Criação:Irmãos Duffer
Elenco:
Winona Ryder - Joyce
David Harbour - Chefe Hopper
Finn Wolfhardi - Mike
Millie Bobby Brown - Eleven
Gaten Matarazzo - Dustini
Caleb McLaughlin - Lucas
Natalia Dyer - Nancy
Charlie Heaton - Jonathan
Cara Buono - Karen
Matthew Modine - Dr Martin Brenner
Noah Schnapp - Will Byers
Direção - Matt Duffer e Ross Duffer
Tema: S U R V I V E (Kyle Dixon & Michael Stein)
Emissora: Netflix
Formato: 8 episódios
|
|
Enigma de Outro Mundo (The Thing - 1982): dirigido por John Carpenter, este é um dos meus favoritos de ficção cientifica, está no topo da lista. O clima é frio, a criatura é nojenta e o lugar se torna um tanto sujo, e é justamente esse conjunto que faz deste filme um dos melhores. Assim como no Alien, a tensão do confinamento é que intensifica o terror. A trilha sonora é perfeita pois aumenta ainda mais essa tensão. Não é o tipo de filme que agrada a todos, mas vale a pena assistir, pois faz parte da história do cinema de terror/ficção cientifica. Além disso, para muitos os efeitos podem parecer toscos hoje em dia, mas são inovadores para a época.
Os Goonies (The Goonies - 1985): outra referência recorrente durante os episódios de Stranger Things é o clássico infanto-juvenil dos anos 80 que lotou cinemas em todo o mundo para acompanhar as aventuras dos garotos da doca "Goon". Em busca de um antigo tesouro através de um mapa espanhol encontrado pelos pequenos aventureiros, este clássico dirigido por Richard Donner nos mostra que as vezes crianças investigam melhor que adultos. Muitas das cenas do filme se repetem quase idênticas, se tornando uma das principais referências de Stranger Things.
Esses são apenas alguns exemplos dos vários que podemos encontrar em Stranger Things. Podemos encontrar referência de Star Wars, e até mesmo dos menos conhecidos como Videodrome – A Síndrome do Vídeo, Chamas da Vingança (Firestarter) e Eles Vivem. Não conhece esses três últimos? Vale a pena procurar. Não tanto pela produção e história, que não se pode dizer que são excelentes, mas porque a arte reflete uma época. E esses definitivamente também refletem muito bem os anos 80.
Natascha Coelho |