SHOWROOM DUMMIES
Seriados e Programas dos anos 80
Video Show

O programa de televisão brasileiro, Video Show, é produzido e exibido pela Rede Globo desde 20 de março de 1983. Hoje em dia, é exibido de segunda-feira à sexta-feira, logo após o Jornal Hoje, e, também, no Canal Viva. No seu início o programa era exibido apenas uma vez por semana, aos domingos.

Inicialmente, o programa foi apresentado pela atriz Tássia Camargo e dirigido por Ronaldo Cury e tinha como objetivo relembrar os principais momentos dos 18 anos de existência (na época) da TV Globo. Esse não foi o primeiro programa com esse objetivo na TV Globo, o programa VT Show (1967) tinha uma missão semelhante e foi exibido durante todo o ano de 1967.

Exibido desde 1983, o programa teve muitas fases, formatos e diversos núcleos de produção. Até o ano de 1987, por exemplo, mais de 60 atores e atrizes do elenco da Globo atuaram como apresentadores do programa, que também passou a ocupar diferentes espaços na programação. Alguns nomes que podemos destacar são: Miguel Falabella, Aracy Balabanian, Bia Seidl, Carla Camuratti, Paulo Betti, Cristina Mullins, Patrícia Pillar, Malu Mader, Miriam Rios, Kadu Moliterno, Carlos Eduardo Dolabella, Cissa Guimarães, Débora Bloch, Denis Carvalho, Eva Vilma, Fernanda Torres, Erson Capri, Lauro Corona, Lucélia Santos, Nuno Leal Maia, Maitê Proença, entre outros, que estiveram à frente do Video Show.


FICHA

"Video Show"
Título original: "Video Show"
Ano de Criação: 1983 - atual
Gênero: Programa de Variedades
Direção:
Boninho


Tema de Abertura: "Don't Stop 'Til You Get Enough", de Michael Jackson


País de Origem: Brasil Em
Emissora no Brasil:
Rede Globo

 

A partir de 1987, o programa passou a ser apresentado por Marcelo Tas, no personagem "Cabeça Branca". Também nesse ano, Tas tinha como parceiro Miguel Falabella, que se tornou o apresentador titular do programa até 1º de janeiro de 2002.
O primeiro formato do Video Show já tinha alguns dos ingredientes que determinariam o sucesso do programa. Um exemplo era a presença de um convidado, que respondia perguntas enviadas à produção pelos telespectadores e escolhia as cenas que considerava mais relevantes, exibidas na sequência.

Já em 27 de abril de 1987, o programa passou a ser dirigido por Cacá Silveira, com produção de Jacqueline Cantore e direção executiva de Luis Gleiser. Nessa época, o programa sofreu a primeira reformulação, passando a ser exibido em novo horário: aos sábados, 14h30.

Quando o diretor, escritor e roteirista Marcelo Tas tornou-se apresentador do programa, durante o mês de julho de 1987, com o personagem Cabeça Branca, o cenário era composto por televisores antigos, com fios e válvulas à mostra, e monitores novos que exibiam imagens dos temas abordados. O programa apresentava diversos quadros, alguns deles fixos, entre os quais: Micro Especial Musical, com clipes sobre a carreira de determinado artista, e A TV no Mundo, que retratava programas das televisões asiáticas, europeias e norte-americanas.

Em abril de 1988, o programa passou por outra reformulação, a qual ampliava sua parte de show sem prejudicar a sua proposta inicial: a recuperação da memória televisiva. Entre os quadros criados, destaque para Pergunte ao Seu Astro e Tricotando com Falabella, que revelavam curiosidades sobre os artistas entrevistados pelo programa. Outro destaque eram os erros ocorridos durante as gravações, que passaram a ser reunidos e levados ao ar no quadro do Falha Nossa, exibido até hoje em dia.
A partir de 1989, a narração passou a ser feita por Cissa Guimarães, com produção executiva de Evaldo Lemos e direção executiva de Ruy Mattos.

O programa Video Show continua sendo exibido com novos quadros e esse ano completará 30 anos de exibição.

Curiosidades:
*O tema de abertura é baseado na música “Don’t stop ‘till you get enough”, de Michael Jackson.




Reynaldo Rivero<