Vamos falar de um esporte onde o Brasil começou a ter um destaque maior na década de 80, e pouca gente sabe disso: o Judô!
O Judô no Brasil foi introduzido no inicio do Século XX pelos primeiros imigrantes japoneses que vieram trabalhar na lavoura do café em fazendas localizadas nos estados de São Paulo e Paraná. O Brasil teve dois grandes mestres: Ryuzo Ogawa e Sensei Ono.
foi uma das maiores autoridades mundiais em Judô tendo nascido no ano que Jigoro Kano fundou a Kodokan, e iniciado sua prática de Judô com 9 anos, treinando de 3 a 4 horas por dia.
Nota: Kodokan significa: Instituto do Caminho da Fraternidade, e foi fundada em fevereiro de 1882, quando Jigoro Kano tinha apenas 22 anos. Estava localizada no segundo andar de um templo budista Eishoji de Kita Inaritcho, bairro de Shimoya em Tóquio.
Ryuzo foi honrado com o diploma de mérito do Imperado Meiji, por uma demonstração feita em Tóquio, tendo se tornado professor das crianças da realeza.
Em 1934, quando contava 52 anos imigrou para o Brasil. Sendo possuidor do nono grau era uma das maiores autoridade mundiais em Judô e fundou a Associação Budokan do Brasil em 1945. Porém, sabemos que jamais recebeu por parte da impressa especializada a atenção que merecia. Ao falecer com noventa e poucos anos de idade deixou atrás de si uma fortíssima organização de Judô com quase oitenta academias.
Sobre Sansei Ono: Dizem que quando chegou ao Brasil alugou um boxe no mercado municipal de São Paulo onde enfrentava qualquer adversário. Mais tarde tendo estabelecido sua escola de Judô veio a se tornar um figura lendária e muito popular no estado de São Paulo, tendo treinado seu sobrinho Akira Ono, que viria a se tornar o primeiro brasileiro a vencer os Jogos Pan-americanos de Judô.
Olimpíadas
No começo da década de 80, os países que tinham mais destaque com seus judocas eram: Itália, URSS, França e Alemanha.
Em dez Olimpíadas em que a modalidade foi disputada, o país conquistou doze medalhas (duas de ouro, três de prata e sete de bronze). Em apenas três edições Olímpicas o Brasil não subiu ao pódio.
A 1ª. Medalha Olímpica para o judô Brasileiro veio em Munique-1972, medalha de bronze, através do meio-pesado Chiaki Ishii (pai da judoca Vânia Ishii, medalha de ouro no Pan-Americano de 99).
Todo mundo lembra que a primeira medalha de Ouro Olímpica Brasileira foi conquistada pelo Aurélio Miguel nas Olimpíadas de 1988.
Mas, nas Olimpíadas de 1984 em Los Angeles, nossos atletas já começaram a se destacar, e o Brasil ficou em 5º. Lugar no Judô Masculino, juntamente com França e Grã-Bretanha. Os destaques foram:
- Luiz Onmura – Medalha de Bronze – Categoria até 71 Kg
- Walter Carmona – Medalha de Bronze – Categoria até 86 Kg
- Douglas Vieira – Medalha de Prata – Categoria até 95 kg – Tive a honra de ter o Douglas como meu "Sensei"! Muito bom treinar com um campeão Olímpico.
Olimpíadas de Seul 1988 – Aurélio Miguel conquistou a Primeira Medalha de Ouro no Judô Brasileiro.
O judô feminino foi apresentado finalmente neste ano, tendo Soraia André e Mônica Angelucci como representantes, esta ultima tendo se classificado em quinto lugar.
Judô Feminino:
Em 1980, o primeiro campeonato mundial de judô para mulheres era estabelecido. O judô feminino estava na cena a sete ou oito anos antes, porém sem nenhuma conquista, entre países como na Europa em 1975, nas competições continentais. Apenas quando os torneios estavam estabelecidos em todos os continentes que a FIJ (Federação Internacional de Judô) concordou em promover o campeonato mundial para mulheres.
No primeiro campeonato mundial de judô para mulheres, estabelecidos em Nova York no ginásio do Madison Square Garden, as categorias eram: Abaixo de 48kg, abaixo de 52kg, abaixo de 61kg, abaixo de 66kg, abaixo de 72kg e acima de 72kg.
Participando destas competições continentais e desde o primeiro campeonato mundial as atletas foram adquirindo experiência para disputarem de forma experimental a Olimpíada de Seul em 1988.
Só nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, que o judô feminino tornou-se esporte olímpico e elas começaram a partir daí a aparecer com sucesso.
E 20 anos depois nas Olímpiadas de Londres, Sarah Menezes entrou para a história do judô brasileiro com a primeira medalha de ouro feminina. Sem falar na grande participação e destaque de outros atletas do Judô brasileiro em Londres 2012. Felipe Kitadai, Mayra Aguiar e Rafael Silva. Essas três feras conquistaram medalhas de bronze e representaram muito bem o nosso Brasil.