Media  |
Fale  |

Estilos
Acid House

Yazz

O estilo Acid-House surgiu após o movimento da House Music, tornando-se mais radical e principalmente tendo seus hits fabricados em estúdio.
 
Tudo começou com o DJ Pierre introduzindo sons de contrabaixos, baterias, guitarras, sons de explosões, trechos de diálogos de filmes famosos e até gemidos de mulher simulando um orgasmo e diversos outros sons em um sintetizador analógico, modelo Roland TB-303 com o auxilio de computador. O resultado é um som dançante e com o propósito de agitar a pista de dança. Já o nome Acid faz alusão ao consumo de drogas como LSD e Ecstasy nas boates de Londres.  

 O movimento surgiu no balneário espanhol de Ibiza no verão de 1987 e no verão seguinte já estava agitando as pistas de Londres. A receita para esse movimento é a seguinte: House Music + Techno + Balearic Beat, sendo que este último ritmo se deve a uma referência a Ilha de Baleares que também fica em Ibiza. Para melhor identificar esta nova vertente da House Music foi criado um logotipo que ficou conhecido por muita gente, o Smile, a famosa carinha amarela com um sorriso, tanto utilizada nas capas dos discos a partir de então.

Entre os artistas que se destacaram neste ritmo, temos o Bomb The Bass criado pelo produtor TIM Simenon e que sacudiu as pistas com as faixas ‘Beat Dis’, ‘Megablast’ e ‘Don’t Make me Wait’, esta com participação da cantora Lorraine.

  

 A cantora Yazz (Yasmin Evans) com a banda Plastic Population destacou-se com o hit ‘The Only Way is Up’.
O S’Express com ‘Theme from S”Express’, foi outro grande sucesso deste movimento e aqui no Brasil o selo Stilleto ajudou a divulgar estes artistas que surgiam com força total”.

O M/A/R/R/S com seu hit ‘Pump up the Volume’ tiveram seu vídeo-clipe na época executado exaustivamente pela MTV e que mostra imagens do homem pisando na lua.

Temos ainda o M-E-S-H’ com o hit ‘Meet Every Situation Head on que contou até com a colaboração de Dave Ball do Soft Cell e também a badalada House Nation do House Master Boyz. 

  

Uma música que é muito procurada pelos adeptos ao movimento é ‘Can You Party’ do Royal House & Toddy Terry que leva uma linha mais underground deste movimento, assim como A Guy Called Gerald com ‘Vodoo Ray’ e Marshall Jefferson com ‘Move Your Body’ que, aliás, essas duas faixas aparecem na trilha sonora do filme 24 Party Hour People que se trata de um documentário de bandas que surgiram na cidade de Manchester. A linha underground da Acid House tocava mais nas rádios piratas do que nas convencionais e isso ajudava a divulgar essa sub-divisão da Acid House nos novos clubbers que surgiam a todo instante.

  

E por falar em Manchester não podemos deixar de citar o New Order que em seu álbum Technique em 1988 aderiu ao movimento e teve o hit Fine Time seguindo uma linha dançante diferente dos demais hits da banda. Round & Round, Mr.Disco e Vanishing Point seguem uma linha dançante também adaptada ao movimento.    

A Acid-House não teve um tempo muito duradouro e perdeu suas forças no ano de 1989 dando lugar ao Tecno nos anos 90 e na década 2000, mudou de novo e de lugar ao que hoje conhecemos como Psy Trance.

Andréa Rosa