filmes
9 e meia Semanas de Amor

Elisabeth (Kim Basinger) é uma mulher inteligente, sofisticada e bonita que trabalha como assistente em uma galeria de arte. Ela conhece John (Mickey Rourke) um homem rico. O charme misterioso de John atrai Elisabeth, e os dois começam um tórrido caso.

O caso é recheado com muitos jogos sensuais, picantes e sado-masoquistas. Elisabeth mergulha profundamente no relacionamento, intrigada com a personalidade misteriosa e distante do obsessivo John, que se intensifica, tornando-se um pesadelo erótico para ela, cheio de fantasias e dominação.

O tempo passa e os dois só se conhecem na intimidade, mas em um nível pessoal eles são apenas dois estranhos, o que torna Elisabeth uma pessoa dominada, confusa e insegura, criando problemas para sua vida.

Nessas semanas intensas, ela precisará decidir se continuará realizando seus instintos ou perder sua saúde mental.

O filme 9 ½ Semanas de Amor não agradou muito à crítica, que o classificou como um filme chato e presunçoso. A seqüência em que Kim Basinger e Rourke se lambuzam diante da geladeira foi motivo de sátira em diversos outros filmes e séries de TV. Talvez, assim como eu, as pessoas que hoje têm 30 anos, devem ter se impressionado bastante com o trama psicológica do filme na época.

A trilha sonora é muito boa com Eurythmics, Devo, John Taylor, mas duas músicas em especial se destacaram: não tem como ouvir "Slave to Love" do Bryan Ferry e imediatamente não lembrar do filme ou ouvir a "You Can Leave Your Hat On" de Joe Cocker e não imaginar uma cena de strip-tease!

Premiações

 
FICHA

"9 1/2 Semanas de Amor "
Título original:
"9 1/2 Weeks "
EUA, 1986, 112 minutos.

Mickey Rourke - John
Kim Bassinger - Elisabeth
Margaret Whitton - Molly
David Margulies - Harvey
Christine Baranski - Thea
Karen Young - Sue
William De Acutis - Ted
Dwight Weist - Farnsworth
Roderick Cook - Sinclair

Direção: Adryan Line
Produção: Mark Damon, Antony Rufus Isaacs, Sidney Kimmel e Zalman King
Roteiro: Sarah Kernochan, Zalman King e Patricia Louisianna Knop, baseado em livro de Elizabeth McNeill
Fotografia: Peter Biziou
Desenho de Produção: Ken Davis
Direção de Arte: Linda Conaway-Parsloe
Edição: Caroline Biggerstaff, Ed Hansen, Tom Rolf e Mark Winitsky
Figurino: Bobbie Read
Estúdio: MGM / Galatic Films / Jonesfilm / Producers Sales Organization / Triple Ajaxxx
Distribuição: MGM
GenÍro: Romance

Recebeu 3 indicações ao Framboesa de Ouro (prêmio para os piores), nas seguintes categorias: Pior Atriz (Kim Basinger), Pior Roteiro e Pior Canção Original ("I Do What I Do - Nine 1/2 Weeks Theme").


Curiosidades:

- A versão em vídeo traz cenas mais picantes, que foram cortadas daquela exibida nos cinemas.

- Durante o filme a personagem Elizabeth sempre veste roupas brancas ou coloridas, com exceção de quando está com John, quando sempre veste preto ou cinza.



Cristiane Muniz 


voltar