Media  |
Fale  |

Filmes
A Cor do Dinheiro

Este é mais um dos clássicos realizados na década de 80, sob direção de Martin Scorsese e com um super elenco: Paul Newman, Tom Cruise, Mary Elizabeth Mastrantonio, John Torturro, Forest Whitaker e Bill Cobbs. Este filme é na verdade uma espécie de continuação de “Desafio à corrupção” de 1961 interpretado pelo próprio Paul Newman. Por sua excelente interpretação neste filme, Newman foi premiado com o Oscar de melhor ator em 1987.
FICHA

"A Cor do Dinheiro"
Título original:
"The Color of Money"
EUA, 1986, 119 minutos.

Elenco:
John Hurt
- Winston Smith
Richard Burton - O'Brien
Suzanna Hamilton - Julia
Cyril Cusack - Charrington
Gregor Fisher - Parsons
James Walker - Syme
Andrew Wilde - Tillotson
David Trevena - Amigo do Tillotson
David Cann - Martin

Diretor:
Martin Scorsese
Produção:
Irving Axelrad, Barbara de Fina.
Roteiro: Richard Price, Martin Scorsese
Fotografia: Michael Ballhaus
Trilha Sonora: Robbie Robertson

Distribuidora: Touchstone Pictures
Gênero:Drama

Em “A Cor do Dinheiro”, Newman interpreta “Fast” Eddie Felson, um ex-campeão de sinuca. Depois de anos juntando dinheiro e afastado das competições profissionais de bilhar, compra um bar onde também joga todas as noites, amargurado pela lembrança dos tempos em que era campeão.

Em uma determinada noite, ele encontra um jovem chamado Vincent, personagem de Tom Cruise, que possui uma enorme habilidade no jogo e até o momento não tinha encontrado ninguém a sua altura. Vincent sempre está acompanhado de sua ambiciosa e bela namorada chamada Carmen, interpretada por Mary E. Mastrantonio, a qual o ajuda nas apostas. Felson e Vincent acabam se enfrentando e se tornam grandes amigos.

Felson decide ser seu tutor e passa a ensinar tudo o que sabe sobre sinuca para Vincent, inclusive ensinando truques e aperfeiçoando o seu jogo. Felson faz uma proposta aos dois para que eles se unam e passem a jogar em grandes competições profissionais, a fim de poder ganhar muito dinheiro. Mas o plano começa a dar errado quando Vincent passa a não dar atenção aos conselhos de Felson, achando que teria capacidade para ganhar sozinho. Felson volta a ter a paixão pelo esporte e eles acabam sendo obrigados a jogar um contra o outro, tornando-se rivais. Neste ponto também vemos a presença de Carmem, que também é um ponto crucial para que os dois se tornem rivais, já que o próprio Felson acaba por gostar dela.

A “Cor do Dinheiro” é um ótimo filme para assistir e que podemos ver a presença de duas gerações distintas, com uma bela interpretação de Paul Newman, ganhador merecidamente do Oscar e também o jovem ator Tom Cruise, que na época ainda não se tinha mostrado totalmente para Hollywood e que se tornaria um super astro poucos anos depois.


Curiosidades:

- O próprio Tom Cruise faz as jogadas do filme, exceto por uma, em que teve que pular duas bolas para encaçapar uma outra. O Diretor Scorsese disse que ele poderia aprender a jogada, mas para isso levaria dias a mais de treino, atrasando a produção e custando milhões de dólares. Em seu lugar, jogou o profissional Michael Sigel.

- Paul Newman ganhou o Oscar de melhor ator em 1987 e foi indicado ao Globo de Ouro de melhor Ator. O filme também foi indicado nas categorias de Direção de Arte, Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante para Mary Elizabeth Mastrantonio.

- Vários jogadores de sinuca de destaque da década de 80 participaram do filme, seja como consultor ou aparecendo em cena.

 

 


Reynaldo Rivero