Media  |
Fale  |

Filmes
A Volta dos Mortos Vivos

Um super clássico do terror dos anos 80 está de volta aqui no site do Projeto Autobahn: ‘A volta dos Mortos Vivos’. Um dos primeiros filmes do gênero Zumbis que assolaram os cinemas nos anos 80 e que fazem sucessos até hoje, com filmes sendo lançados no cinema.
FICHA

"A Volta dos Mortos Vivos"
Título original:
"The Return of the Living Dead"
EUA, 1985, 91 minutos.

Elenco:
Clu Gulager
- Burt
James Karen - Frank
Don Calfa - Ernie
Thom Mathews - Freddy
Beverly Randolph - Tina
John Philbin - Chuck
Jewel Shepard - Casey

Diretor:
Dan O'Bannon
Escritores:
Dan O'Bannon, Rudy Ricci, John A. Russo e Russell Streiner
Produtores:
John Daly, Tom Fox, Derek Gibson e Graham Henderson
Música:
Matt Clifford
Edição:
Robert Gordon
Diretor de Arte:
Robert Howland

Distribuidora: MGM

Gênero: Terror

Este filme, na verdade, é uma recriação do clássico “A noite dos mortos vivos”, de George A. Romero, o qual foi lançado em 1966. Esta sequência fez muito sucesso nos anos 80, principalmente com o seu lado dark e o lado cômico, o que atraiu muita gente aos cinemas. Irei contar um pouco sobre o filme.

O filme começa mostrando um armazém de suprimentos médicos nos Estados Unidos, onde ficavam guardados remédios, esqueletos e corpos para estudos. Frank e o novato Freddy trabalhavam até tarde quando abrem um tambor com os dizeres “245 Trioxina”, que continha uma espécie de gás, o qual se espalha pelo estabelecimento e também os contamina. Este tambor havia sido desviado acidentalmente do exército para lá. Um cadáver em decomposição que estava lá ressuscita devido aos efeitos do gás e os dois ficam desesperados.



Burt, o proprietário do estabelecimento, e Ernie, um embalsamador, ajudam os dois a cremar o cadáver. Quando ocorre a cremação, a fumaça do crematório que saia pela chaminé contendo a Trioxina que estava no corpo do cadáver, começa a se espalhar e com a chuva que começou a cair, faz com que a fumaça vá para o cemitério escoando nas sepulturas e fazendo com que os mortos se levantem.

Um grupo de jovens, amigos do Freddy, que estavam no cemitério, incluindo a sua namorada, são os primeiros a serem atacados pelos mortos, os quais estão querendo se alimentar com os seus cérebros: “MIOLOS... MIOLOS”... são as frases preferidas dos mortos.

Frank, Freddy e os outros ficam presos dentro do armazém, pois os mortos querem invadir o local para comê-los. Os dois começam a sentir os efeitos da contaminação e aos poucos vão se transformando enquanto os outros lutam para sobreviver. Eles descobrem um telefone do exército no barril e resolvem ligar para pedir ajuda. Com isso o exército manda ajuda para eles, ou não? É um mistério que vamos descobrir só assistindo o filme.

Dentro desse clima de terror e comédia, vemos alguns fatos e cenas memoráveis como na hora em que um dos mortos pede, através do rádio de um dos carros da polícia, que enviem mais policiais e médicos para que os mortos pudessem atacá-los. Outro fato bem curioso é a mensagem que aparece no início do filme: “Os eventos apresentados neste filme são verdadeiros. Os nomes de pessoas e organizações são verdadeiros”, caracterizando o clima de comédia em que o filme se desenrola.

Vale a pena também comentarmos a respeito da trilha sonora do filme, que traz algumas músicas do punk rock e do rock gótico, bastante tocado nos anos 80, com músicas dos grupos SSQ e 45 Grave.

Trilha Sonora

01. The Cramps - Surfin' Dead
02. 45 Grave - Party Time
03. T.S.O.L. - Nothing For You
04. 45 Grave - Party Time
05. The Flesheaters - Eyes Without a face
06. Rocky Erickson - Burn The Flames
07. The Damned - Dead Beat Dance
08. Tall Boys - Take A Walk
09. The Jet Black Berries - Love Under Will
10. SSQ - Tonight (We'll Make Love Until We Die)
11. SSQ - Trash's Theme
12. Matt Cliford - The Trioxin Theme Dados Técnicos

A Volta dos Mortos-Vivos
(Return of the Living Dead, The, 1985)

- Direção: Dan O'Bannon
- Roteiro: Dan O'Bannon (roteiro), John A. Russo (livro), Rudy Ricci e Russell Streiner (história).
- Gênero: Comédia/Ficção Científica/Terror
- Origem: Estados Unidos
- Duração: 91 minutos
- Tipo: Longa-metragem


Reynaldo Rivero